quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Entidades Cearenses Ainda Podem Aderir ao Comitê em Defesa das Florestas

Fundação do Comitê será nesta sexta feira, meta é colher 1 milhão de assinaturas em todo o Brasil.

O Movimento Floresta Faz a Diferença está chegando ao estado do Ceará. A mobilização nacional, organizada em forma de Comitê, será lançada nesta sexta feira em evento no IFCE (CEFET), com a presença da ex-ministra Marina Silva.

O objetivo do Comitê em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável é fomentar o debate sobre o uso consciente dos recursos naturais. O manifesto de lançamento afirma que "é mais do que hora de o País atualizar sua visão de desenvolvimento para incorporar uma visão sustentável em todas as suas dimensões".

A Câmara dos Deputados aprovou, no final de maio, um projeto que modifica profundamente o Código Florestal, enfraquecendo a proteção às florestas. Se o texto de reforma do Código Florestal for aprovado pelo Senado da forma como está, resultará em grande retrocesso à legislação ambiental brasileira ao diminuir a proteção às florestas, enfraquecer o combate ao desmatamento, descaracterizar a função socioambiental da propriedade e incentivar a cultura da impunidade anistiando multas e crimes ambientais.

A proposta que o Comitê em Defesa das Florestas almeja viabilizar é um Código Florestal justo, moderno e eficiente para incentivar e apoiar a recuperação das áreas desmatadas, ao invés de diminuir sua proteção; reconhecer e premiar quem cumpre a lei e dar condições de adequação para quem quer cumpri-la.

A coordenação nacional do movimento é composta por diversas entidades, como CNBB, CUT, FBOMS, IDS, Instituto Ethos, REJUMA, dentre outras. No Ceará, as entidades que apoiam essa causa e querem participar do Comitê em Defesa das Florestas podem fazer a adesão tanto no ato de lançamento, como por e-mail. O contato é comiteflorestasceara@gmail.com

O Movimento pretende colher 1 milhão de assinaturas em todo o território nacional para envolver a população na temática. Ainda será estabelecida uma meta de assinaturas para o Ceará.

SERVIÇO
Lançamento do Comitê CE em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, com presença da ex-ministra Marina Silva
Local: Auditório Castelo Branco do IFCE (CEFET) - Av. 13 de Maio, 2081, Benfica, Fortaleza, CE
Data: 30/09/2011 (sexta feira) às 19:30h

Paulo Sombra (paulosombra@superig.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário