terça-feira, 13 de setembro de 2011

Hotel-velório: quartos são alugados para cadáveres no Japão

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Japonês cria hotel exclusivo para quem já morreu

Monge budista recita sutra durante velório no hotel Lastel, em Yokohama, no Japão onde famílias alugam quartos para cadáveres esperarem o momento de serem levados até os crematórios lotados da cidade Mais Yuriko Nakao/Reuters

Em um subúrbio de Yokohama, no Japão, fica um hotel inusitado. Todos os seus 18 hóspedes já morreram. Por US$ 157, é possível manter o corpo de um ente querido em um caixão refrigerado, em um dos quartos do estabelecimento, enquanto se espera pela cerimônia de cremação.

O criador do hotel Lastel, Hisayoshi Teramura, teve a ideia de criar o local por causa da lotação e do tempo de espera dos crematórios da cidade. A espera média por um forno crematório em Yokohama é de quatro dias.

"Se não deixarem o corpo aqui, terão de mantê-lo em casa", afirma Teramura.

Enquanto ficam nos quartos, os mortos recebem a visita de amigos e parentes que depositam flores e velam o corpo.

A morte é um raro mercado em expansão na economia japonesa. No ano passado, 1,2 milhão de pessoas morreram -- 55 mil a mais do que no ano anterior -- o que dá ao Japão uma taxa de mortalidade anual de 0,95% em comparação com a média global de 0,84%.

Até 2040, a população do país deve contrair em 20 milhões de pessoas, um número sem precedentes para uma nação que não está em guerra ou que não é marcada pela fome.

*Com informações da Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário