terça-feira, 20 de setembro de 2011

CRIME EM JAGUARETAMA Vereadores sofrem atentado


Clique para Ampliar

O vereador Marcos Rogério, o Marcão, tombou baleado na rampa entre a Câmara e a Biblioteca Municipal
VALDÍZIO BARRETO

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Em março de 2008, uma reportagem especial revelou o clima de terror imposto pelos matadores em Jaguaretama
REPRODUÇÃO

Os dois políticos saíam do Plenário da Câmara quando foram atacados pelos pistoleiros. Um deles levou seis tiros

Dois vereadores do Município de Jaguaretama (a 240Km de Fortaleza) sofreram um atentado, a tiro, quando saíam de uma sessão na Câmara Municipal, no começo da tarde de ontem. Um deles está em estado gravíssimo depois de ser atingido por, pelo menos, seis tiros de pistola 9 milímetros. O outro, permanece em estado regular, já fora de perigo de morte, segundo os médicos. Ambos foram trazidos para Fortaleza e estão internados no Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro).

O crime ocorreu no momento em que os dois políticos desciam uma rampa que liga o plenário da Câmara à Biblioteca Municipal, no Centro de Jaguaretama. O ´alvo´ principal dos pistoleiros era o vereador Marcos Rogério Machado de Lima, 32, conhecido por ´Marcão´, 32 (PRB). No momento dos disparos, ele estava junto com o vereador José Antônio Lopes Pereira, 32 (PMDB), que recebeu um tiro no peito direito.

Os disparos de pistola assustaram quem ainda se encontrava na Câmara. Os pistoleiros fugiram do local em uma moto modelo Bros, preta.

Crime

A Polícia Militar foi imediatamente acionada para o local do atentado e recebeu informações dando conta que os pistoleiros rondavam as proximidades da Câmara Municipal desde o fim da manhã. Eles aguardavam o momento certo para agir e estariam sintonizados na rádio comunitária de Jaguaretama, que transmite as sessões realizadas todas as manhãs de segunda-feira. Quando a sessão acabou, já no começo da tarde, eles ficaram à espreita. O garupeiro da moto invadiu o prédio e atirou nos dois políticos, fugindo logo em seguida. Ele usava boné. O comparsa o aguardava com o motor do veículo já ligado.

Conforme as primeiras informações no local, os criminosos seguiram em fuga por uma estrada que dá acesso ao Assentamento Santa Bárbara, localizado a cerca de dez quilômetros do Centro de Jaguaretama e de onde é possível chegar ao vizinho Município de Banabuiú.

Tão logo tomou conhecimento do fato, o delegado regional de Polícia Civil de Jaguaribe, Edmar Beserra Granja; e a delegada Municipal, Vera Lúcia Granja, seguiram par a Jaguaretama iniciar as investigações.

Socorridos

Gravemente ferido, ´Marcão´ foi encaminhado ao Hospital Municipal de Jaguaretama, onde os médicos decidiram que ele deveria ser transferido, às pressas, para Fortaleza. O vereador José Antônio Lopes também teve que ser trazido para a Capital. Duas ambulâncias, uma da Prefeitura de Jaguaretama e outra de Solonópole, foram mobilizadas para prestar o socorro.

Por volta das 16 horas, os dois feridos chegaram ao IJF-Centro. A irmã do vereador ´Marcão´, Virgínia Machado, disse à Reportagem, ainda na entrada do IJF, que não descartava a hipótese de um crime de natureza política. Já o prefeito de Jaguaretama, Afonso Cunha Saldanha Bena, falou o contrário. Segundo ele, ´Marcão´ pertence à base aliada do Executivo e não há nenhum litígio partidário.

Uma testemunhas do crime chegou a revelar para a Polícia sua suspeita de tratar-se de um crime passional.

Pistoleiros

Ainda à tarde, a Polícia identificou dois suspeitos de terem praticado crime. Seus nomes não foram ainda revelados para não prejudicar as investigações. Segundo o delegado Edmar Granja, são bandidos já bastante conhecidos na região e um deles teria fugido, há duas semanas, da cadeia de Morada Nova.

Comentários na cidade dão conta de que ´Marcão´ vinha recebendo ameaças de morte. Em 2000, ele foi acusado de participação numa quadrilha interestadual, que comprava carros e pagava com cheques falsos (Colaborou, Valdízio Barreto).

REPORTAGEM
Diário retratou a ´terra do medo"

A violência armada tem sido uma das marcas da cidade de Jaguaretama nos últimos anos. A população vive sob o domínio da sanha de pistoleiros que infestam a região formada pelos Municípios de Jaguaribe, Jaguaribara, Jaguaretama, São João do Jaguaribe, Morada Nova e Solonópole. Ainda em 2008, o Diário do Nordeste publicou reportagem especial intitulada ´Jaguaretama, a terra do medo´, numa referência ao clima de terror implantado ali por matadores de aluguel.

Uma trégua somente aconteceu depois que a Polícia matou um dos principais bandidos que agiam naquela região, o pistoleiro Lucivando Saraiva Diógenes, o ´Gordo´, que tombou sem vida numa troca de tiros com a PM no dia 18 de junho de 2008.

Uma quadrilha intitulada de ´Filhos de Senhorzinho´ praticou diversos assassinatos, seja por vingança pessoal ou em troca de dinheiro (pistolagem). Entre as várias vítimas, a comerciante Ana Mônica Saldanha Diógenes, o pai dela, o fazendeiro e comerciante Jeová Barreto, e o irmão de Ana Mônica, Jairo Saldanha Barreto, o ´Jairinho´.

Serial killer

Com a morte de ´Gordo´, a Polícia trabalhou a fundo no desmantelamento da quadrilha e chegou a outro matador. Tratava-se do pistoleiro Genilson Torquato, principal parceiro de ´Gordo´. Outros bandidos que atuavam na região foram embora ou acabaram presos ou mortos. Agora, o medo volta a dominar aquele Município.


FERNANDO RIBEIRO/MELQUÍADES JR.
EDITOR DE POLÍCIA/REPÓRTER

Fonte: DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário