segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cisternas de enxurradas em Solonópole

Foi realizado na manhã de quinta-feira, dia 09/09, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Solonópole – STTRS, uma reunião com os animadores da ACC sobre o programa cisternas de enxuuradas para o município.

A Associação Comunitária do Cedro – ACC é uma entidade com sede no distrito de Betania em Deputado Irapuan Pinheiro. As pessoas juntamente com as cáritas e o cetas vão fazer 1500 cisternas de enxurradas no Ceará, sendo que a ACC fazem a região sertão central e seis municípios do Cariri com o objetivo de melhorar a renda das famílias mais pobres.

Quais as pessoas que se encaixam nesse critério?

São pessoas que tenha a renda percapta de R$ 272,00 (duzentos e setenta e dois) reais por pessoas dentro da família; tem que ter a primeira água, ou seja, a primeira cisterna, pois o Governo diz que seria inviável colocar uma cisterna para plantio onde você não tenha a água para o consumo, e as que não tenha a primeira cisterna não se encaixam no programa; e que sejam beneficiários do programa Bolsa Família; tem que as famílias participarem da capacitação do manejo da água.

A contrapartida da família será a serventia e a alimentação dos pedreiros. A cavação do buraco será feito pela retroescavadeira e a família só fazer arredondar.

Fazem a equipe de mobilização o Alexandre, Romerio, Juderlanio e o Josias, do ACC como animador de campo. Que tem o contato direto com o agricultor “o homem do campo”, nos municípios e as dúvidas é com agente que levamos para o escritório e pra SDA – Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário