quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Alimentação alternativa

Realizado no período 14 à 16 de Setembro de 2001 mais um Curso de Alimentação Alternativa promovido pelo SENAR Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em parceira com Federação das Entidades Comunitárias de Solonópole, no Sitio Águas Belas com 18 participantes

A boa alimentação deve conter todos os grupos de alimentos: construtores (proteínas); reguladores (vitaminas e sais minerais) e alimentos energéticos (carboidratos, lipídios).

A alimentação alternativa insere-se como uma dieta não convencional, com a seguinte proposta: o enriquecimento daquilo que se gosta de comer com um concentrado de vitaminas para se obter uma dieta mais equilibrada sem mudar o sabor ou tipo de preparação,
Basicamente os alimentos que compõem a alimentação alternativa são: casca de ovos; farelos de trigo e arroz; farinhas integrais; raízes e tubérculos; sementes; vegetais e multimisturas. São alimentos ricos em cálcio, vitaminas e minerais além de que a sua utilização valoriza o aproveitamento racional dos recursos naturais.

O uso dos ingredientes da alimentação alternativa requer algumas precauções, a exemplo: a casca de ovo deve ser lavada e fervida para evitar contaminação; os farelos devem ser adquiridos de fontes idôneas e torrados; a folha de mandioca precisa ser acompanhada quanto ao teor de ácido cianídrico.

Além dos cuidados mencionados no manuseio destes materiais, a utilização destas dietas exige o acompanhamento de um nutricionista.

Por Leo Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário