sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Aguas Belas recebe Curso de Bovicultura de Leite (Práticas Veterinárias)



Em parceira Federação das Entidades Comunitárias de Solonópole e SENAR - Serviço de Aprendizagem Rural buscando sempre aperfeiçoamento dos nossos agricultores.


O Curso de Bovicultura de Leite (Práticas Veterinárias) prepara para o manejo da vacinação é uma prática necessária, fazendo parte da rotina de todas as fazendas dedicadas à produção de bovinos de corte. Todavia os procedimentos rotineiramente utilizados durante o manejo do gado nesse processo acabam promovendo e/ou potencializando interações aversivas entre nós (seres humanos) e os animais, levando ao empobrecimento do bem-estar de ambos e aumentando os riscos de acidentes de trabalho. Assim, para evitar ou minimizar certas práticas que têm impacto negativo sobre os animais é necessário que o manejo na vacinação seja realizado de forma racional.

É comum a vacina ser aplicada sem o manejo adequado, sob estresse, com reflexos negativos nas respostas imunológicas dos animais, o que implica em risco de menor eficiência da vacina. Ressaltou também que a aplicação no tronco coletivo (área do curral também conhecida por brete) agrava o estresse do rebanho, uma vez que muitos animais pulam e acabam pisoteando os outros; com isto há aumento do risco de contusões nos animais, de danos às instalações do curral e de acidentes de trabalho.
Confira as fotos

Por: Leo Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário