quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Solonopole realiza Curso de negocio rural



Foi realizado durante todo o dia desta quarta-feira, 21/09, nas dependências da Câmara Municipal da cidade de Solonopole o curso de negocio rural, presentes os secretários: José Alriberto Pinheiro de Empreendedorismo e Renda e o Antonio Guedes de Souza de Desenvolvimento Rural.


O curso de negocio certo rural é um curso que foi uma parceria do Sebrae com o Senar que esta sendo aplicado em todo o Brasil. Aqui no Ceará, nós estamos aplicando, são seis (06) monitores que estão aplicando nos municípios. A intenção é que se treinem no país 30 mil produtores rurais.


É um curso de gestão da propriedade rural, na parte de negocio visando que as propriedades rurais sejam viáveis. Nós, meu nome é João Batista de Moura, engenheiro agrônomo e instrutor do SEBRAE do SENAR.


O objetivo é capacitar os produtores rurais pra que tenham uma visão empresarial da sua propriedade rural. Porque nós vemos muito amadorismo nas propriedades rurais que o objetivo é que esses produtores passem a encarar atividade como negocio.


A duração do curso são cinco (05) encontros presenciais, sendo: 02 horas de consultorias com cada empresa rural, daqui agente fala de aula, e 04 horas de consultoria na propriedade. Então o instrutor visita cada propriedade durante 04 horas.


Quem pode participar? O numero de participantes varia de 15 a 20 propriedades rurais. Os participantes, cada propriedade rural pode mandar até duas pessoas. Ele é um curso de inclusão. Ele não exclui a pessoa não alfabetizada porque quando o pai não é alfabetizado, ele pode vim com o filho ou com a filha, com a esposa ou alguma pessoa da família que tenha condição de fazer as anotações das leituras dos textos que são apresentados durante o curso.


A participação em Solonopole positivo. Nós tivemos aqui a presença de vários produtores de todas as idades, homens e mulheres, pessoas que em outros locais e muitas vezes pensa em até que não tem mais condição de participar de um curso desses tem senhora até de 75 anos de idade procurando cada vez mais conhecimento e se atualizar para poder gerenciar a sua atividade rural. De mais, não consegue mais hoje o amadorismo e as pessoas não se qualificarem em qualquer atividade seja ela rural ou urbana. Temos que qualificar os nossos empresários para que eles sejam competitivos no mercado.
Confira o áudio:
Confira as fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário