Tema: “A saúde mental em Quixadá nos últimos 18 anos e a permanente necessidade de se reinventar.”
PROGRAMAÇÃO
21/09/11 - Quarta-feira
19:00h – Solenidade de Abertura e Inauguração da Casa Norte
21:00h – Coquetel
LOCAL: Hotel Belas Artes
Manhã
07:30h -Credenciamento e Coffe break
09:00h - Conferência de abertura: “A saúde mental em Quixadá nos últimos 18 anos e a permanente necessidade de se reinventar”.
Prof. Dr José Jackson Coelho Sampaio – Médico psiquiatra (UFC, 1975) Mestre em Medicina Social (UERJ, 1988) Doutor em Medicina Preventiva (USP, 1992) Professor Titular em Saúde Pública e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE.
Coordenador da Mesa: Weimar Gomes dos Santos – Psiquiatra do CAPS de Icó e Assessor técnico do NUSAM.
10:00h – Debate
11:00h – Celebração dos 18 anos da Política de Saúde Mental de Quixadá – José Perucio Torres – Pedagogo e Arte-terapeuta do CAPS de Quixadá.
Tarde
14:00h – Mesa Redonda : “Saúde Mental em Quixadá: do enfrentamento da psicose aos desafios demandados pela crise civilizatória em curso”.
Enfrentamento das Psicoses – Carlos Magno Cordeiro – Psiquiatra de Quixadá, Diretor do Instituto Episteme e Supervisor de CAPS do Ceará credenciado pelo o Ministério da Saúde.
Repercussão da crise civilizatória na assistência da Estratégia Saúde da Família – Francimeiry Amorim da Silva – Médica Saúde da Família da Unidade de Saúde Dr. Everardo Silveira, Especialista em Saúde da Família e Saúde Pública.
Mutação Cultural: Aspectos filosóficos e transformações da subjetividade – Arminda Guimarães Rodrigues – Psicóloga do Instituto Vandick Ponte, Mestre em Psicologia e articuladora intersetorial em saúde mental de Capistrano.
Coordenador da Mesa: Raimundo Severo Júnior - Psiquiatra e Diretor do Instituto Aquiles
15:00h – Debate
16:00h – Conferência – A Epidemia do Crack e suas Repercussões em Serviço de Saúde Mental Público.
A experiência de Sobral – Aline Teles de Andrade – Psicóloga, Gerente do CAPS –AD de Sobral
A experiência de desintoxicação em um Hospital Psiquiátrico – Sandra Maria Coelho Ribeiro – Terapeuta Ocupacional, Gestora da Unidade de desintoxicação e do Elo de Vida.
A experiência de desintoxicação em um Hospital Geral – Carmen Silvia Camilo Gonçalves – Especialista em Saúde Mental do S.H.R.A.D (Serviço Hospitalar de Referencia de Álcool e outras drogas).
Coordenadora de Mesa: Lílian Oliveira Lima Matos – Terapeuta Ocupacional da Casa Norte
NOITE – 19 Horas
Local: Fundação Cultural
Programação Cultural – Apresentação da Peça Teatral “Tô Vivo” – Maria Idê Vida – Enfermeira do CAPS de Acopiara
23/09/11 - Sexta-feira
LOCAL: Hotel Belas Artes
9:00h – Mesa Redonda – Construindo a política de combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas: estratégias de enfrentamento.
O Projeto coletivo como estratégia de enfrentamento - Marluce Alves de Oliveira – Médica psiquiatra de Capistrano, supervisora da Saúde Mental de Quixadá credenciada pelo o Ministério da Saúde e Diretora do Instituto Dr. Vandick Ponte.
A Casa Norte - Luisa Nara da Silva – Assistente Social e Coordenadora da Casa Norte
O papel da promotoria na construção de um projeto coletivo. Ana Karine Serra Leopercio – Promotora de Justiça da Comarca de Quixadá.
Coordenadora da Mesa: Cláudia Silva – Enfermeira da Casa Norte
10:00h – Debate
12:00h - ENCERRAMENTO - José Perúcio Torres – Pedagogo e Arte-terapeuta do CAPS de Quixadá.
Com informações Dra. Denise Idelfonso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário