sábado, 11 de fevereiro de 2012

Discurso do vereador Joãozinho na audiência sobre segurança pública de Solonópole

Confira na integra o discurso do vereador João Batista da Silva popularmente Dr. Joãozinho no dia 06 de fevereiro no Palácio Cachoeira Riacho do Sangue da Câmara Municipal de Solonópole.

SEGURANÇA PÚBLICA DE SOLONÓPOLE

(Solonópole na mídia dos bandidos)

Autoridades que compõem a mesa: Sr. Presidente da Câmara Municipal, senhores e senhoras vereadores, Prefeito Municipal de Solonópole, Senhor Comandante da Policia Militar da ... Região de Quixadá, demais autoridades.

Senhoras e Senhores presentes a esta importante AUDIÊNCIA PÚBLICA

A questão de SEGURANÇA PÚBLICA de Solonópole, passou a ser considerada problema fundamental e principal desafio aos nossos governantes. Estamos vivendo dias de terror. Durante a semana passada, cada dia estourava um assalto. Solonópole, na mídia dos bandidos.

Os sentimentos de tristeza e indignação tomam conta dos Solonopolenses. Desde ao assalto do Banco do Brasil, há um mês atrás, até hoje, nossa cidade vive diariamente sobre a mira dos assaltantes. Coisa que agente só via nos grandes centros urbanos, hoje está acontecendo aqui. O crime antes, se tinha como um ato isolado e solitário, agora está organizado. A sociedade está sob o domínio do medo. As pessoas, os comerciantes, de um modo geral, sentem-se inseguras, a ponto de não saber se ficam em casa ou no comércio, com medo de assalto. Estão com medo de usufruir o direito de ir e vir, livremente.

O pior, senhores e senhoras, que diante de todos os assaltos, desde o menor ao maior, a polícia militar, até o momento não prendeu nenhum destes assaltantes. Será que está faltando o Dr. Irapuan e o Juiz Dr. Henrique Falcão? Solonópole tem saudade da segurança pública que fez o Ex - prefeito Odorino.

Senhor Delegado, senhor Comandante da Policia Militar, senhor Prefeito, a polícia militar de Solonópole está sucateada, ou seja, FALTA DE CONTIGENTE, FALTA DE APARELHAMENTO/ARMAMENTOS para enfrentamento com os bandidos. Não dar para enfrentamento aos bandidos com as armas triviais. A verdade, para nossa população é que tudo isso ocorra devido ao baixo efetivo de policiais nas ruas para combater o crime. Há necessidade de equipar as delegacias, aumentar o contigente. Solonópole, está geograficamente no eixo central do Ceará. Com a chegada das Estradas pavimentadas, é muito favorável para os criminosos. É necessário definir Ação mais concreta para combater os bandidos e a entrada de drogas além do combate ao crime sexual de menores.

Portanto, além das medidas emergenciais, aqui mencionadas, também, a titulo de sugestão encaminho as Vossas Excelências, algumas outras que certamente, poderão MELHORAR A SEGURANÇA DE Solonópole. Tais como:

I ) – Assim como as Instalações das Câmaras pelas ruas, também, precisamos reforçar em alguns pontos da nossa cidade, como:

a) – Instalação de Lombadas Eletrônicas nas entradas que dão acesso a nossa cidade, mais precisamente, nas vias (Orós/Quixelô x Solonópole; Banabuiú x Solonópole; Senador Pompeu x Solonópole e Jaguaretama x Solonópole;

b) Melhorar iluminação, principalmente, nas avenidas Totô Rabelo (alto vistoso), e Jarbas Pinheiro (Barra Nova).

c) Dar um maior apoio aos Guardas Municipais,

d) Aumentar o efetivo policial em nosso município, inclusive dotando os distritos, ao menos nos fins de semana, com a presença de policiamento.

e) Não adiante prédio sem policial, o Senhor Governador, precisa urgentemente, trazer o efetivo da policia civil, para ocupar as dependências da Delegacia da Polícia Civil, para melhorar a nossa segurança pública.

A nossa cidade cresceu, crimes que não existiam passaram a acontecer com freqüência. Porém, mais uma vez relato, o nosso policiamento insuficiente, a justiça por falta de leis modernas e eficazes, age com morosidade, as superpopulações nos presídios, a corrupção bailando no pais, entre outros tantos, representam desafios para o sucesso do processo de consolidação definitivas da segurança pública no Brasil. É preciso modernizar, treinar, aparelhar melhor a polícia, gerando nela Auto Estima.

A sociedade está perplexa, e não sabe se comportar diante dessa realidade incômoda. Não é uma questão de pessimismo, é um fato que precisa ser enfrentado com seriedade pelas autoridades, tanto do Estado, quanto do Município.

Demais, a amplitude da criminalidade em nossa cidade, assaltos, roubos, acidentes, os problemas que afetam à Segurança, alerta para necessidade de qualificação deste debate sobre SEGURANÇA PÚBLICA.

Agora, diante da realidade, dos assaltos e roubos praticados em nosso município, todos vão começar a refletir melhor sobre determinadas medidas que devem ser tomadas, tanto dentro de nossa cidade quanto nos distrito. Agora, depois deste momento, deste debate, temos convicção que tanto o Estado quanto o Município, irão tomar medidas emergenciais e definitivas para melhorar a Segurança de Solonópole. Medidas necessárias, é veemente, e a questão é URGENTE, senhor Prefeito e senhor Comandante da Policia Militar. A solução depende de esforços conjuntos de todas as autoridades constituídas, bem como de toda população.

Concluio Sr. Presidente, dizendo que é preciso coragem e determinação política. Esta é uma luta que necessita de um esforço conjunto, um direcionamento comum, por parte dos diferentes seguimentos governamental, assim como da sociedade.

Era o que tinha a dizer, muito obrigado.

Vereador Joãozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário