sábado, 15 de outubro de 2011

Utilidade x dignidade

PROFESSOR.

Ainda que meu coração chore e se entristeça quando vejo pesar sobre o corpo de alguns o fardo que é de todos nós... Ainda que sejamos desvalorizados, maltratados, apunhalados, chutados, mal falados, desgovernados, humilhados, assassinados... Ainda que nossa vida seja sacrificante, pouco brilhante, frustrante... me orgulho de ser professora!

Perdoem-me os que adotaram a palavra educador(a), mas não gosto dela no sentido que usam para se referir à nossa profissão. Ela soa-me como fazer algo “por amor”, por caridade, por humanidade, como abnegação. Gosto de ser professora enquanto profissão mesmo, com todos os percalços e embaraços da classe. Com a luta pelos seus direitos e o cumprimento de deveres. Assim me sinto mais útil. Encho-me de alegria quando sei que um(a) aluno(a) se sobressaiu em algo. Sinto-me vitoriosa nesses momentos.

Sou útil quando consigo desviar uma vida dos caminhos da maldade, da intolerância, da indignidade, da marginalidade. Sinto-me útil... mas de uma utilidade real, não da superficialidade de ensinar teorias que os alunos não têm onde aplicar. Sinto-me útil quando vejo nos olhos dos meus alunos e minhas alunas a alegria de aprender algo novo, que lhe despertou para a vida. Sou útil quando vejo o crescimento intelectual dos seres que para mim são colegas de trabalho. Sim, os estudantes são meus verdadeiros colegas de trabalho, não meros subordinados, afinal, sem eles não haveria emprego para minha profissão. Sou útil quando eles evoluem depois de mil e uma estripulias que fiz e um gesto, uma palavra foi o que os fizeram entender. Sou útil quando educo os pais para não destruírem uma família por ignorância, falta de atenção, falta de tempo, ou outro motivo qualquer. Sou útil quando sei que em seus lares um aluno, uma aluna fez a diferença na preservação do meio ambiente, transformando velhos hábitos, pois ultrapassar a barreira de costumes arraigados é um caminho ardiloso, mas a gente consegue de vez em quando.

Sim, sei da minha utilidade, sei da importância de cada professor. Infelizmente isso só faz parte do vocabulário das autoridades que nos governam em épocas de campanhas eleitorais, de frente à câmeras e gravadores. Pois na realidade, continuamos sendo uma pedra no sapato de cada um, afinal, povo educado é povo que sabe o que quer. E isso faz muita gente perder voto. Talvez seja por isso que as faculdades de licenciatura e pedagogia no país estão em plena rota de extinção por falta de interessados.

Continuamos dando literalmente o nosso sangue pela profissão, não somente porque sentimos amor pelo fazemos, mas principalmente porque sentimos amor pelas pessoas que estamos formando.

Mas vamos combinar que, apesar de tanto amor, não conseguiremos mais fazer o que nossa profissão exige se estivermos com fome, descalços, doentes e desnudos. Afinal de contas, sem salários dignos é assim que professores e dependentes ficarão.

Então, trocaremos nossa utilidade pela dignidade?

Reginalda Silva

Professora da Educação Básica Solonópole – CE

reginalda-silva@hotmail.com

Fonte: JornalOPovo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário