sábado, 22 de outubro de 2011

CIDADES ALAGADAS Chuvas fortes de até 205 mm banham Centro-Sul do Ceará

Clique para Ampliar

Precipitações ocorreram em mais da metade dos Municípios do Ceará. Em Icó, houve alagamento na área urbana, surpreendendo a população
HONÓRIO BARBOSA.

Chove em 115 Municípios do Ceará. Maior precipitação foi em Cariús, na Região Centro-Sul, com 205mm

Iguatu. Voltou a chover forte em várias regiões do Ceará na madrugada de ontem. As precipitações que desde segunda-feira passada estavam mais concentradas na região do Cariri agora se espalharam por todo o Estado. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou ocorrência de chuva em 115 municípios, distribuídas em todas as regiões. As maiores aconteceram na região Centro-Sul. Em Cariús, foram registrados 205mm; Jucás, 143mm; Saboeiro, 135mm; Aurora, 125mm; e Granjeiro, 114mm; Icó, 108mm e em Iguatu, 106mm.

As precipitações de ontem foram as que atingiram neste mês o maior número de cidades. Anteontem foram registradas chuvas em 70 Municípios, mas ontem o número de Municípios banhados subiu para 115.

Não houve registro de danos nas cidades onde ocorreram precipitações acima de 100mm. O tempo permanece nublado, com possibilidade de precipitações em várias regiões do Estado, principalmente no Sul do Ceará (Cariri).

Final de semana

A tendência para o fim de semana, entretanto, é para a diminuição das chuvas. A meteorologista da Funceme, Angélica Oliveira, esclareceu que essas últimas precipitações foram provocadas por uma frente fria de forte intensidade que começou na região Sul do Brasil e em seguida atingiu a região Centro-Sul e se deslocou até o Norte da Bahia, com influência no Ceará.

As imagens do satélite, pela manhã, já demonstravam diminuição da frente fria que se deslocava para o Oceano Atlântico. "A tendência é de redução das chuvas, mas ainda podem ocorrer precipitações no Sul do Ceará", explicou Angélica. "Essa chuva teve um sistema independente, provocado por uma frente fria, de forte intensidade que subiu e chegou até o Ceará". Esse tipo de fenômeno climático ocorre com mais frequência a partir de novembro. As conhecidas chuvas do caju ocorrem mais no mês de setembro e limitam-se ao litoral.

De acordo com o secretário de Agricultura de Cariús, Jucil Lopes, não houve ocorrência de dano tanto na área urbana, quanto na zona rural. "Temos informações de riachos que ficaram cheios e na cidade a água escorreu normalmente, sem causar nenhum transtorno", disse Lopes. "Foi uma surpresa para os moradores essa chuva, mas devido ter sido longo não trouxe problemas".

Na cidade de Icó, a chuva de 108mm começou por volta das 21 horas de quinta-feira e prolongou até as 5 horas da manhã de ontem, acompanhada de trovões, assustando alguns moradores e deixando várias ruas alagadas. O prédio da Delegacia Regional de Polícia também ficou parcialmente inundado. A linha telefônica ficou sem funcionar e houve infiltrações na sala onde funciona o cartório do Município.

Em Iguatu, houve ocorrência de chuvas variadas. No Sítio Quixoá foram registrados 131mm e no sítio Baú, 106mm. Na área urbana, a precipitação foi de 73mm. A chuva começou por volta das 23 horas da quinta-feira e prosseguiu por toda a madrugada. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil não registrou nenhum dano.

Na região do Sertão Central do Estado, os moradores comemoram a chuva que banhou vários Municípios da quinta para sexta-feira. Cisternas cheias e água potável de sobra até a próxima quadra invernosa. Segundo a Funceme, a maior precipitação ocorreu em Solonópole, 49mm. Os Municípios de Quixadá e Ibaretama vieram logo em seguida, com 46mm e 38mm respectivamente. A água começou no fim da tarde de anteontem. O quadro chuvoso se estendeu por toda a madrugada. Não houve registros de transtornos causados pela precipitação fora de época. Onde choveu menos foi em Quixeramobim: apenas 12mm, mas o suficiente para aliviar o calor do período.

Tábua de chuvas

Cariús 205mm
Jucás143mm
Saboeiro135mm
Aurora 125mm
Granjeiro 114mm
Icó 108mm
Iguatu 106mm
Baixio 102mm
Barro 92mm
Várzea Alegre 91mm

Fonte: Funceme

MAIS INFORMAÇÕES
Funceme, escritório em Fortaleza, (085) 3101.1088
Defesa Civil do Ceará (85) 3101 2114/ 8899 1128 (24 horas)


HONÓRIO BARBOSA
Repórter

Fonte: DiáriodoNordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário