quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Missa em ação de graças pelos 10 anos de sacerdócio do Padre José Ricardo

A comunidade católica e religiosa de Solonópole celebraram junto na noite desta quinta-feira, dia 12/10, juntamente com o bispo Dom Mauro, o aniversário do padre José Ricardo Pompeu Ferreira da Paróquia do Bom Jesus Aparecido pelos seus 10 anos de vida sacerdotal. A missa foi realizada no patamar da Igreja Matriz e ao termino da missa foi feita a partilha do bolo em formato de uma bíblia. Logo após houve uma confraternização nas dependências da Escola Fenelon Rodrigues Pinheiro.

Biografia

O Reverendíssimo Padre José Ricardo Pompeu Ferreira nasceu no dia 06 de setembro de 1974, na cidade de Iguatú, estado do Ceará. Filho primogênito do casal João Ferreira Filho e Francisca Pompeu Ferreira. Depois dele vieram duas irmãs: Isabel Cristina e Anna Luiza. Recebeu o sacramento do batismo no dia 29 de dezembro de 1974, tendo por padrinhos Francisco Ferreira Lima (tio) e Francisca Carlos do Nascimento (tia) e celebrante o Pe. José Fernandes de Oliveira, então pároco da Catedral de Sra. Santana.

Desde criança, Pe. José Ricardo já apresentava aptidão para a vocação sacerdotal. Recebeu a Primeira Eucaristia aos 12 anos de idade e o sacramento da Crisma aos 15 anos de idade, tendo por padrinho, o Revmo., Pe. Sebastião Sá Lima, na Paróquia Sra. Santana em Iguatú.

Cursou o ensino fundamental na Escola Amélia Figueiredo de Lavor. Tendo-o concluído, ingressou no Seminário Menor Imaculada Conceição, em Iguatú , no dia 02 de fevereiro de 1990, passando a cursar o ensino médio no Colégio São José, das Filhas de Santa Tereza. Concluído os estudos, em 1993, vai para o Seminário Arquidiocesano de Fortaleza, onde se prepara para o vestibular no curso Propedêutico. Aprovado no vestibular, inicia os estudos filosóficos, no ano de 1994, no Instituto Teológico-Pastoral (antigo Seminário da Prainha), residindo no Seminário Regional, localizado no Bairro de Antonio Bezerra, em Fortaleza. Em 1997, inicia os estudos teológicos, passando a residir no Bairro Castelão, no Seminário Regional São José. Nesse período, validou o curso de licenciatura em filosofia na Universidade Estadual do Ceará. Concluiu o curso de teologia no ano de 2000.

No ano de 2001, após o curso seminaristico, é enviado pelo bispo Dom José Doth, para a cidade de Arneiroz, onde fez seu estágio pastoral, em preparação à ordenação diaconal, que aconteceu no dia 22 de abril de 2001.

No dia 12 de outubro de 2001, Dia de Nossa Senhora Aparecida, é ordenado sacerdote pela imposição das mãos do bispo Dom José Doth de Oliveira, então catedral de Sra. Santana, em Iguatú. Após a ordenação, torna-se colaborador do Pe. José Marques, na paróquia do Prado e coordenador diocesano da pastoral. Ainda no ano de 2001, é enviado à Paróquia de Solonópole para celebrar a festa do padroeiro Bom Jesus Aparecido, onde permanece aproximadamente por três meses.

Em março de 2002, é nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (Prado) em Iguatú, exercendo sua missão pastoral na referida paróquia durante seis anos (2002-2008). No dia 27 de março de 2008 é transferido para a Paróquia Bom Jesus Aparecido, em Solonópole, onde atualmente exerce seu pastoreio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário