sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Capacitação de Agricultores Familiares em Bovinocultura de Leite

A comunidade do Sítio Junco no Município de Solonópole foi beneficiada com a Capacitação de Agricultores Familiares em Bovinocultura de Leite no período de 19 a 22/09/2011 tendo o público participante de 14 Agricultores Familiares.


Uma promoção do MDA/Fortalecimento de ATER e a fonte de um convênio, que tece como facilitador Vander Carlos Raulino sob a Coordenação de Francisco Rômulo Meireles Neto.


O objetivo de promover aos agricultores familiares o conhecimento necessário para facilitar o desenvolvimento de suas atividades agrícolas de forma consciente, duradoura, sustentável e lucrativa.


Dentro do conteúdo programático estava a Conservação de Forragem; Curso de Ração; Sanidade; Higienização do leite, e Tanque de Resfriamento; Apresentação de palma Forrageira; Manejo Reprodutivo; Aparelho Digestivo; Raças leiteiras; Inseminação; Organização.


Metodologia: foram Aulas Teóricas: com utilização de data show, flip chart, caixa de som e distribuição de apostilhas referente ao curso.


Aulas Práticas: feitas com higienização do leite na ordenha e pós ordenha, utilizando materiais apropriados. Como caneca de fundo telado para constatar mamite, utilizamos material para assepsia das tetas. A raquete CMT junto com o reagente. Visitamos o tanque de resfriamento de leite da associação dos criadores de Solonópole, Lá foi feita analise de temperatura e densidade por uma pessoa responsável pelo tanque.


Apresentação através do data show de mensagens de sensibilização e motivação.


COMENTÁRIOS: (Pontos Positivos e Negativos):


POSITIVOS: Local do curso; Material utilizado; Escolha do público participante; Participação e interesse dos agricultores.


NEGATIVO: O pouco tempo deveria ser mais dias.


Sugestões: Que este curso possa ser realizado em outras comunidades


Resultados Esperados: Que os participantes possam colocar em práticas o que aprenderam, desenvolvendo melhor suas atividades e de forma sustentável e que possa também multiplicar as experiências nas suas localidades.


O Escritório da Ematerce de Solonópole esta localizada a Rua Tabelião Aníbal Rodrigues Pinheiro, Centro, Solonópole-Ceará, Fone/Fax: 88-3518-1149 / 3518-1102 - Gerente: Sebastião Tavares Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário