segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

XIV Congresso de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros de Iguatu enfatiza o papel dos blogs na discussão da mídia e o poder

João Ferreira, presidente da ACEJI
Mesa de Honra- Fala do Prefeito de Iguatu

Prefeito Agenor Neto

João Ferreira homenageado com uma Comenda pelo Prefeito Agenor Neto e pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Iguatu

Os palestrantes Alberto Perdigão e Daniel Bezerra

O meu reencontro com os dois jornalistas. Participei em maio do I Encontro Encontro Estadual de Blogueiros em Fortaleza, onde os conheci pessoalmente. Maravilhoso revê-los!
Alunos da FAC- Faculdade de Fortaleza

Jornalista Honório Barbosa, debatendo sobre a mídia e o polêmico tema do suicídio
Alguns participantes em foto oficial

O Tema do XIV Congresso de Jornalistas, radialistas e blogueiros foi "AS NOVAS FERRAMENTAS DIGITAIS E SEU REFLEXO NA INFORMAÇÃO". Dentro desse contexto, a força do blogosfera ganhou destaque no encontro.

O presidente da Aceji, jornalista João Ferreira, abriu a sessão de pronunciamentos na mesa de honra, onde estavam também o anfitrião do evento, Prefeito Agenor Neto, outras autoridades locais, os jornalistas palestrantes,entre outros, realçando que a realização do congresso representa um resgate histórico dos grandes certames promovidos pela entidade, pois estes estavam suspensos há mais de 20 anos. “Esse evento representa a retomada do compromisso da Aceji na contribuição às comunidades do Interior, por meio do encaminhamento de suas demandas mais urgentes”, destacou. “É um esforço da atual diretoria que se torna realidade” em Iguatu.

Os dois palestrantes de maior destaque, o Jornalista Alberto Perdigão e Daniel Bezerra, criador do Blog da Dilma, falaram principalmente do poder que está nas mãos dos blogs, na medida que podem realizar um jornalismo independente. Questões como a ética, a união dos blogueiros em uma associação, a organização, a pesquisa para aperfeiçoamento, além de cursos profissionalizantes em jornalismo para blogueiros. Perdigão mencionou que a multiplicação dos blogs é um fenômeno nas cidades do Interior e observou que é preciso haver união, qualidade, ética, cidadania e profissionalismo no trabalho diário de postagem de notícias, e que deve-se fazer um jornalismo a serviço da comunidade. Daniel Bezerra enfatizou as relações das novas mídias digitais com o poder, tomando como exemplo o Blog da Dilma, mencionando os processos que o mesmo enfrenta, e mesmo assim, um blog premiadíssimo, responsável pela organização de diversos movimentos em prol da democracia da mídia e rutura da monopolização da mesma. Perdigão, diante a empolgação dos presentes pelas questões abordadas em sua palestra, se comprometeu a vir gratuitamente passar um dia inteiro esplanando o tema para blogueiros da região. O jornalista Honório Barbosa, amigo de Perdigão, ficará responsável para mobilizar blogueiros de toda a região para esse importantíssimo debate.

Outras duas palestras também trouxeram temas de interesse aos participantes. Os estudantes de Jornalismo da Faculdade Cearense, Mhthceli Praciano, Érica Oliveira, Lígia Xavier, Eduardo Siqueira e Edmundo Clarindo apresentaram questões importantes a cerca da criatividade, além de modelos eficientes de diagramação e web designer, apontando falhas que não devem acontecer na elaboração de um blog, site, revista ou jornal.

Honório Barbosa, repórter do DN, surpreendeu falando sobre a relação mídia e notícias de suicídio, trazendo uma reflexão sobre este e outros temas, abordando que são temas onde exite tabus, questionamentos psicanalíticos, gera controvérsias, e mesmo assim, ou são omitidos ou explorados com sensacionalismo e detalhes, especialmente em rádios e blogs do Interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário