quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Prefeitura faz licitação para escolher empresa de ônibus

Por Kellyanne Pinheiro.

A Prefeitura de Fortaleza faz, na noite desta quinta-feira (15), uma audiência pública para discutir as diretrizes da licitação para as empresas que devem operar transporte público municipal. Pela primeira vez a capital cearense vai ter uma licitação para a operação do sistema coletivo.

O presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, informa que existem atualmente 22 empresas operando o sistema de transporte. Já com a licitação, segundo ele, serão cinco empresas.

"Utilizam diariamente o transporte público regular (ônibus) 1 milhão de pessoas e o complementar (vans) em torno de 150 mil passageiros. Queremos melhorar o atendimento dos usuários do transporte coletivo", informa.

O critério de seleção será feito pelo julgamento das propostas técnicas e de preço ofertado. Devido à complexidade e extensão do serviço, a estimativa dos investimentos necessários e o período suficiente para sua amortização, o contrato terá duração de 15 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Fortaleza será dividida em cinco áreas operacionais, nos termos do projeto básico.

Consórcios podem participar

Empresas ou consórcios de empresas podem participar do processo de licitação. Os pré-requisitos serão divulgados no edital, a ser publicado no prazo mínimo de 10 dias úteis. "A ideia é iniciar o projeto entre maio e junho de 2012", diz Ademar.

De acordo Ademar, a opção se justifica pela capacidade de permitir a realização dos investimentos necessários para a prestação do serviço, visando à reestruturação do sistema com implementação de novas tecnologias que otimizem a operação dos veículos e melhorem o atendimento dos usuários.

Audiência

Contribuições, críticas e reivindicações na audiência pública a ser realizada nesta quinta, das 18 às 21 horas, no auditório do Imparh, localizado na avenida João Pessoa, 5609, Damas.

DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário