quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Solonópole realiza última festa para os idosos

A festa insere-se, à semelhança do que vem acontecendo em anos anteriores, no contexto das atividades promotoras do bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.

Segue-se o tradicional almoço e o momento de animação com o sanfoneiro “Josimar do acordeon”, no sentido de proporcionar aos mais idosos momentos de convívio e confraternização, num evento tradicional enquadrado que foi neste ultimo nas festividades natalícias.

Programação inclui oração, almoço e forró pé de serra para a terceira idade. Podem participar pessoas a partir dos 55 anos.

Festa dos Idosos

A quem se destina? O evento é dirigido unicamente à população idosa, com idade igual ou superior a 65 anos.

Objetivo: Combater o isolamento e a exclusão social, promovendo a confraternização entre os participantes.

Data do evento: A atividade, imbuída num espírito natalício, realiza-se sempre no mês de Dezembro, tem a duração de um dia.

De referir que o dia é complementado com um almoço, animado por um grupo de cantores ou um artista, com espaço aberto à dança, terminando com a brincadeira do amigo(a) secreto(a). A deslocação de todos para o convívio e seu regresso, fica ao encargo de cada um.

Segundo a Lei nº 10.741 (estatuto do idoso) é considerado idoso, todos aqueles com idade superior a 60 anos, e em seu Artigo 21º inciso §2º "Os idosos participarão das comemorações de caráter cívico ou cultural, para transmissão de conhecimentos e vivências às demais gerações, no sentido da preservação da memória e da identidade culturais".

A comemoração foi realizada com muito sucesso e carinho, porque além de atender o que a legislação preconiza, a administração pública também realiza ações que valorizem, acolham e proporcionem atividades culturais e sociais a aqueles que tanto já trabalharam por nossa terra e nossa gente.

A Administração Municipal de Solonópole realiza na terça-feira, dia 13, através da Coordenação do Grupo da Terceira Idade, mais uma Festa do Idoso. A festa foi realizada com a participação de pessoas a partir dos 55 anos.

A programação inicia às 08h00min, com a acolhida; seguida com a programação de costume, forró pé de serra almoço, amigo secreto e de volta o forró para animação da terceira idade.

Estiveram presentes no evento a Coordenadora do PBF/Bolsa Familia Daniele Moraes, e a presidenta do Conselho do Idoso Mazé ao lado da vice-presidenta Zaíra, e quem ainda deu uma passada por lá foi o secretário de desenvolvimento rural José Rosineudo.

Cerca de 200 integrantes dos diversos programas voltados ao cidadão da terceira idade, mantidos pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Solonópole, estiveram durante o ano de 2011 realizando seus encontros semanalmente, e que tem como objetivo a valorização do idoso.

Ontem (terça-feira, dia 13) eles estiveram no Centro de Convivência Mario Pinheiro de Andrade (Casa do Idoso), participando da última festa do ano de 2011.

Dançaram. Divertiram-se. E acima de tudo festejaram com muita energia e emoção o fato de cada um ter pelo menos 65 anos de vida, energia, dignidade e experiência para transmitir a todas as gerações.

A festa começou com as musicas tocadas pelo Josimar do Acordeon, sanfoneiro da Banda ForróMyra. O violeiro Gregório Feitosa cantou por lá e ainda Onias (Voz e triângulo) e o Robério no Zabumba ajudaram a animar a festa. Pense num forró pé de serra legal. Os idosos se divertem pra valer, más que pena que ainda não é tão valorizado quanto proclamam.

Ao meio dia como de costume é realizado o almoço (Carne, verduras, Arroz e muito mais), más ontem teve a brincadeira do amigo secreto, e a partilha do bolo dos aniversariantes que é realizado em duas etapas anualmente, ou seja, a primeira de janeiro a junho e a outra de julho a dezembro, a cada um semestre faz-se uma confraternização.

E no próximo ano tem mais. Os grupos terão encontro marcado no Centro de Convivência do Idoso, onde se divertirão com muita música e aproveitarão para dar “um abraço” gigantesco aos seus amigos e amigas.

Mais informações: Francisca Bernardo da Costa, Coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Secretaria de Ação Social (88) 3518-1396 / TP 3518-1452, Rua Antonio Valterno Nogueira, Solonópole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário