quinta-feira, 23 de junho de 2011

Repercussão Programa Repórter Ceará destaca escândalo em Senador Pompeu


O Programa Repórter Ceará, da Rádio Campo Maior AM 840, apresentou em edição especial nesta quarta-feira, 22, um debate sobre a atual situação do município de Senador Pompeu, em virtude do escândalo envolvendo 31 pessoas, que se dividem em gestores e empresários, incluindo o prefeito Antônio Teixeira (PT), acusado de crimes de desvio de dinheiro público, fraudes em licitações, ocultação de bens, direitos e valores, falsidade ideológica, peculato e formação de quadrilha. Os bens dos acusados já estavam bloqueados pela Justiça desde o início do mês de junho.

O programa contou com a participação dos vereadores Francisco de Oliveira Souza, conhecido por Chico do Jeová (PT), Alexandre Bezerra Alencar (PSB), além do suplente de vereador Denis Sousa (PSB).

Conhecido pela forte oposição que exerce ao colega correligionário de partido, Antônio Teixeira, Chico do Jeová afirmou que Senador Pompeu está sem direção desde segunda-feira, 20.

“O município está cego, sem gestor. Os motoristas dos alunos não estão mais atendendo, assim como os médicos do PSF”, afirmou o vereador.

Segundo o parlamentar, a Câmara Municipal aguarda um documento do Tribunal de Justiça oficializando o afastamento do prefeito, resultando, assim, na posse temporária do cargo pelo presidente da Câmara, o vereador Luiz Ibervan Fernandes Ramos.

Para os entrevistados, o sentimento da oposição, apesar das divergências, é de tristeza, os vereadores afirmaram que inúmeras vezes foram feitas alertas quanto à honestidade e a vida pregressa dos donos das empresas que a Prefeitura contratava para execução das obras. Chico do Jeová afirmou que o vice-prefeito, conhecido por Luizinho do Inharé, era o operador da “quadrilha” que se instalou no município, estando à frente de grande parte das articulações de licitações fraudulentas envolvendo o Poder Público.

As obras inacabadas no município ganharam destaque nos assuntos debatidos. Conforme Chico do Jeová, a mais recente e uma das maiores licitações já realizadas em Senador Pompeu, foi para as obras de saneamento básico, na qual seriam investidos quase 4 milhões de reais; ficando a mesma apenas na primeira etapa, na qual foram colocadas algumas máquinas retro escavadeiras e caçambas para retirar o material do local, ficando a obra abandonada.

Já o vereador Alexandre Alencar, afirmou que ao tomar conhecimento da ida de fiscais da Controladoria Geral da União (CGU) ao município para fiscalizar a obra do aterro sanitário, a Prefeitura solicitou de imediato a plantação de algumas mudas, que é uma exigência do projeto, o que para o vereador foi somente uma forma de maquiar o que não existe, pois segundo ele, o que era para ser um aterro mais parece um lixão.

O suplente de vereador Denis Sousa, que é residente no Bairro Caracara, relatou a situação das obras, citando a verba de mais de 300 mil reais, que serviria para a reforma do Parque de Vaquejada, local utilizado pela população para realização de grandes eventos, mas que nada foi feito, apenas derrubados os banheiros. Citou ainda, um projeto de mudas avaliada em 20 mil reais, onde “colocaram o material e o mesmo foi roubado do Parque”.

Outra obra não realizada, segundo Denis, foi a de uma Avenida que liga o Bairro Caracara ao Estádio de Futebol, assim como os trabalhos de construção de uma Praça no Bairro Alto São José, em que os trabalhos só duraram apenas uma semana e o local encontra-se abandonado.

O Tribunal de Justiça do Ceará divulgou na tarde desta terça-feira, 21, os nomes de todos os acusados de corrupção no município. Veja a seguir a lista das 31 pessoas:

1 - Antônio Teixeira de Oliveira (prefeito – além de suspeito de participar dos crimes contra o erário municipal, também figura como beneficiário dos desvios de recursos públicos)
2 - Andreza de Abreu Sampaio Coelho Mota (dona da Daruma Construções e Empreendimentos)
3 - Anisiane Dantas de Oliveira (forte vínculo e subordinação)
4 - Antônia Erenita Teixeira de Oliveira (irmã do prefeito)
5 - Aila Maria Jorge Holanda (membro da Comissão de Licitação)
6 - Antônio Marcos Holanda Néri (membro da Comissão de Licitação)
7 - Antônio Clodoaldo Batista da Cruz (engenheiro)
8 - Claudiana Barbosa de Almeida (forte vínculo e subordinação)
9 - Eduardo Teixeira Soares Lima (engenheiro)
10 - Elmo Roberto Belchior Aguiar (engenheiro)
11 - Francisco Adriano Costa Sousa (secretário de Turismo, Cultura, Juventude e Transporte)
12 - Francisco Morais e Silva Filho (engenheiro da Daruma e tio de Francisco Monte Morais)
13 - Francisco Monte Morais (proprietário da Pratika Incorporações)
14 - Luana Silva Braga (forte vínculo e subordinação)
15 - Luzia Lucélia Saraiva Ribeiro
16 - Lígia Gardênia Magalhães de Brito (secretária de Finanças)
17 - Luís Flávio Mendes de Carvalho (vice-prefeito)
18 - Miguel Alves de Almeida (ora secretário de Obras e Urbanismo, ora secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente)
19 - Maria Lindalva de Oliveira Aguiar (secretária de Ação Social)
20 - Paulo Antônio Nogueira Júnior (membro da Comissão de Licitação)
21 - Robério Barbosa Lima (assessor jurídico da Prefeitura)
22 - Raimundo Nonato Cordeiro Moreira (engenheiro)
23 - Raimundo Morais Filho (dono da Falcon Construtora – articulador e idealizador do sistema de empresas familiares, chefe do "ESQUEMA FAMÍLIA MORAIS")
24 - Rodrigo Coelho Mota (sócio da Falcon Construtora)
25 - Rodrigo Barbosa Menezes (forte vínculo e subordinação)
26 -Tarcísio de Souza Cavalcante (secretário de Obras)
27 - Tárcido Francisco de Lima Baia (então secretário de Obras e Urbanismo. Atual vice-presidente da Câmara)
28 - José Roberto Leandro dos Santos (forte vínculo e subordinação)
29 - José Felismino Sousa Neto (radialista – recebe dinheiro público por meio de contratos com o município. A função dele é fazer apologia ao prefeito e aos secretários)
30 - José Dalvanir Bezerra de Almeida (tesoureiro)
31 - José Cristiano Vitoriano Costa (membro da Comissão de Licitação)

Até o fechamento desta matéria, havia sido preso somente um dos 31 suspeitos de compor a quadrilha que fraudava licitações em Senador Pompeu e em mais 50 municípios do Ceará. Rodrigo Barbosa Menezes, que é funcionário de uma das empreiteiras envolvidas no esquema, foi capturado no município de Madalena. Os 30 suspeitos continuam foragidos. Segundo informações extraoficiais, a Polícia Federal tem como pista, para tentar localizar o prefeito afastado do Município, uma casa de praia fora do Estado do Ceará.

O departamento de jornalismo do Sistema Maior de Comunicação tentou por consecutivas vezes contato com o Prefeito do município, mas seu celular encontra-se desligado ou fora da área de cobertura da operadora celular.
Fonte: Jornalismo - SMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário