terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fortes chuvas castigam município de Cedro


As chuvas verificadas nos últimos três dias no Interior do Estado causaram estragos no município de Cedro. Somente no último sábado choveu 244 milímetros na cidade .Açudes aumentaram de volume e um deles chegou a sangrar devido ao volume de água

Ruas alagadas, pane nas linhas telefônicas, desabamento de barracos na zona rural e até o sangramento de um açude. Os moradores do Cedro, a 408 quilômetros da Capital, sofrem as consequências das fortes chuvas que caíram nos últimos três dias no município localizado no Centro-Sul do Ceará.

O volume de água, que chegou aos 244 milímetros entre sexta-feira e sábado últimos, fez sangrar o açude Várzea da Conceição, no distrito de mesmo nome, e aumentou em quase meio metro o volume do açude Ubaldinho.

O reservatório é o maior do município e está com 60% de sua capacidade total - cerca de 32 milhões de metros cúbicos de água, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O Ubaldinho sangrou no ano passado.

Apenas cinco dos 133 açudes monitorados pela Cogerh sangraram este ano: Tijuquinha (Baturité), Colina (Quiterianópolis), Quixeramobim (Quixeramobim), Riacho do Sangue (Solonópole) e Jatobá (Milhã). Em 2009, 117 sangraram e o Ceará bateu recorde no armazenamento. Chegou a 96,13% da capacidade total que é de 17,8 bilhões de metros cúbicos de água.

“Era como se estivéssemos no período de chuvas (fevereiro a maio). Teve sítio em que o volume de chuvas atingiu 250 milímetros. Caiu até casa de taipa”, informa o radialista João Paulo Leandro. Ele recorda que a maior chuva fora de época, no Cedro, ocorrera em 1984.

Pessoas que moram na zona rural, em localidades como Lajedo, Bom Jesus, Patos, Carrapateiro e São Vicente, informaram que as ruas estavam alagadas, os riachos cheios e havia até animais mortos. Ontem o dia ainda estava nublado.

Frente fria

E vai continuar nublado, mas sem chuvas em todo o Ceará, de acordo com o meteorologista Vinícius Oliveira, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As fortes chuvas, desde a última sexta-feira e até domingo passado, foram em consequência de uma frente fria que se deslocou do sul do continente e estacionou nas proximidades do estado da Bahia causando instabilidade em regiões do Ceará.

Choveu em cerca de 50 municípios cearenses desde sexta-feira passada. Da manhã de domingo até a manhã ontem, havia chovido em 18 municípios do Estado. A maior precipitação foi em Araripe (65mm) na Região do Cariri.

Por causa da frente fria, choveu mais de 100 milímetros em Milagres e Barro, também no Cariri, Sul do Estado. Porém, segundo Vinícius Oliveira, o fenômeno já se deslocou para o Oceano Atlântico e não estão previstas mais precipitações para os próximos dias. “A previsão é de céu parcialmente nublado, mas sem chuvas em todo o Ceará”, confirmou.

E-MAIS


AS CHUVAS NO INTERIOR


> No município de Cedro os pontos de fiscalização mantidos pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) registraram as duas maiores precipitações dos últimos dias no Estado. Foram verificados 244 milímetros e 239 milímetros, em Cedro e Lagedo, respectivamente.

> Já em outro ponto de medição no município - o Várzea da Conceição - foi registrada a precipitação de 55 milímetros entre sábado e domingo, conforme medição da Funceme.

> Entre domingo e ontem, a maior precipitação no Interior foi registrada em Araripe, no Sertão dos Inhamuns - 65 milímetros. O município de Jardim, no Cariri cearense, veio logo atrás com 42 milímetros.

> Fortaleza não registrou chuvas significativas nos últimos dias - o que corrobora com a explicação técnica de que uma frente fria provoca as chuvas no Interior.

Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.br

Notícia Ceará Jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário