quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Comunidades rurais de Solonópole reclamam da escassez dágua no município

As comunidades rurais do município de Solonópole vêm passando por dificuldade no tocante a escassez de água potável para consumo humano. As localidades de Tigre, Paus de Leite, Córrego do Chico, Recreio, Ema, Poço do Bento, Cajueiro e sítios que se avizinham estão sofrendo calamidades, assim sendo outras comunidades em todo o município, citamos também Lagoa Nova em São José de Solonópole bem como sitio Jardim região do distrito de Cangati.


Algumas pessoas que possuem cisternas de placas e que acumulam no inverno água para o consumo humano estão secas. Más há aqueles que conseguem uma pipa dágua de três mil litros abastecida por um trator da prefeitura patrocinado pela mesma Prefeitura Municipal de Solonópole e que ainda sobrevivem com o pouco conseguido, a minoria.


Para muitos vem tomando água salobra de cacimba ou até chamado cacimbões com tratamento de cloro que as agentes de saúde entregam na visitas que fazem diariamente à população no intuito de prevenção as famílias de baixo poder aquisitivo e que a dona de casa coloca 10 gotas em um pote dágua para o combate aos micróbios e bactérias, prevenindo ainda a cólera, dengue entre outras.


Em reunião realizada no Plenário Manoel Alfredo Pinheiro Sobrinho da Câmara Municipal de Vereadores de Solonópole na última segunda-feira, 18 de outubro de 2010, o Vereador Paulo Josino e Silva do partido PCdoB de Solonópole questionou ainda sobre o porquê da defesa civil ainda não deslocou carros pipas para abastecer as comunidades rurais deste município e em relação ao trator da administração que faz este tipo de abastecimento em algumas localidades não abrangendo a todo mundo, porque não puseram a pipa em cima de uma caçamba basculante como é conhecida no dito popular, para fazer o trajeto nas localidades assim sendo ampliando o abastecimento as famílias que carecem de água de boa qualidade para a própria sobrevivência, pois todo mundo merece viver dignamente. Em anos anteriores, a pipa de três mil litros dagua ou mais era posto em um caminhão tipo caçamba basculante e fazia este serviço para as pessoas do meio rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário