sexta-feira, 1 de outubro de 2010

4 assaltos aos Correios só em setembro



Só no mês de setembro, foram registrados pelo menos quatro assaltos a agências dos Correios no Interior: em Hidrolândia, Palmácia, Solonópole e Mombaça. De acordo com os Correios, a média é de dois a três assaltos por mês.

Nos últimos três anos, uma média de dois a três assaltos por mês foram realizados contra agências dos Correios no Ceará. A maioria das ocorrências é registrada no Interior. Só em setembro, foram pelo menos quatro assaltos contra agências: em Hidrolândia (dia 9), Palmácia (6), Solonópole (22) e Mombaça (24). “Nesse mês houve uma incidência maior, mas a média é de dois a três assaltos por mês”, afirma o coordenador de segurança patrimonial dos Correios do Ceará, Antônio Fernando Severo, que não quis informar o total de assaltos realizados este ano no Estado.


No último caso, em Mombaça, no Sertão Central, três homens chegaram de moto, apontaram a arma e anunciaram o assalto no balcão da loja. Os bandidos fugiram. “Geralmente, a pessoa chega de moto, aponta a arma e anuncia o assalto. Em Mombaça, foi só no balcão, uma ação muito rápida, não chegaram a fazer reféns”, explica Severo. De acordo com ele, são 211 agências espalhadas pelo Estado. “A gente exerce várias atividades, entre elas, está o segmento financeiro, que é o banco postal (prestação de serviços bancários básicos), com pequenas operações e pequenos valores”, afirma.


Medidas

Conforme ele explica, não existe uma tendência de crescimento ou queda na ocorrência de assaltos, pois o número oscila. Mesmo assim, diante do cenário de insegurança em que a população está inserida, ele defende que os Correios têm trabalhado e minimizado o número de ocorrências. Entre as ações, ele cita a análise de riscos do local, que considera o aparato de segurança, histórico de delitos na região, vedação do imóvel e outros, para conhecer o local e fazer os ajustes necessários.

Além disso, os profissionais são treinados sobre medidas preventivas de segurança antes, durante e depois do expediente e utilização adequada dos equipamentos. E existe todo um aparato tecnológico, como uso de sistema de imagem, alarme, cofre com fechaduras eletrônicas de retardo (que só abre na hora programada).


A maior ocorrência, diz Severo, é no Interior, embora não exista uma área mais crítica. Na opinião dele, os assaltantes se especializam e continuam atuando na mesma atividade, mesmo que mudem a região de atuação. “O mundo do crime se planeja. Atua numa determinada região e quando são incomodados pela segurança pública migram de região”, disse, acrescentando que toda atividade comercial está exposta ao risco.


Segundo ele, existe uma parceria entre os Correios e as polícias Militar e Federal. Esta última é responsável pelas investigações dos delitos, mas a PM inicia o trabalho. “Aqui não tem histórico de violência, nem de mortes. Depois que acontece a gente faz análise do caso tentando


evitar a reincidência. Os funcionários que sofreram o assalto, recebem assistência psicológica”, afirma o coordenador.

ALGUNS ASSALTOS A AGÊNCIAS DOS CORREIOS


9/9/2010. Dois homens assaltaram pela manhã a agência dos Correios do município de Hidrolândia. Os bandidos renderam, sob a mira de armas de fogo, funcionários e clientes, enquanto retiravam dinheiro de um caixa eletrônico do Bradesco fixado no local. Houve troca de tiros, mas assim mesmo conseguiram fugir.


6/9/2010. Quatro homens armados e encapuzados renderam e algemaram dois policiais militares que faziam plantão na Unidade de Segurança Integrada (USI) do município de Palmácia, no Maciço de Baturité e assaltaram a agência dos Correios localizada no centro da cidade.


2/9/2009. Em Jaguaribe, por volta das 11h45min, uma quadrilha com cinco homens, armados de pistolas e revólveres, invadiu a agência dos Correios. Segundo a Polícia, no local estavam 20 pessoas, que foram rendidas. Os homens imobilizaram o gerente da agência. Um dos assaltantes foi preso.


30/6/2009. Quatro homens armados assaltaram, às 11 horas, a agência dos Correios do Conjunto Prefeito José Walter. Os assaltantes renderam funcionários e clientes para, em seguida, fugir levando uma quantia não divulgada pela administração dos Correios no Ceará


6/6/2009. Quatro homens usando fardamento da Coelce, armados de pistolas assaltaram, na tarde da última sexta-feira, a agência dos Correios da cidade de Aratuba, no Maciço de Baturité. A quadrilha, inicialmente, rendeu o vigilante e, em seguida, o gerente do estabelecimento. Um dos assaltantes foi preso.


1/10/2007. Seis homens armados assaltaram a agência dos Correios da cidade de Irapuan Pinheiro, no Sertão Central. A quadrilha fugiu em um Corsa, placa de Pernambuco. Dois homens em duas motos deram cobertura. O grupo levou uma quantia em dinheiro cujo valor não foi revelado e duas armas - uma carabina e um revólver - tomadas de três PMs que faziam a segurança da loja


FONTE: Banco de Dados do O POVO

Lucinthya Gomes
lucinthya@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário