domingo, 6 de maio de 2012

Sertão Central Entidades promovem ações para o protagonismo juvenil

Clique para Ampliar
No último fim de semana, foi fundado o Leo AL em Quixadá. Durante a solenidade, 23 jovens receberam título de sócio e integraram uma das mais tradicionais entidades mundiais, o Lions Clube
FOTO: ALEX PIMENTEL
Clique para Ampliar
Jovens de Quixadá, a maioria filhos maçons, passaram a integrar uma das organizações mais místicas do mundo
FOTO: ALEX PIMENTEL

No movimento Leo Clube, por exemplo, jovens recebem formação de liderança e serviço à comunidade

Quixadá Eles são jovens, têm muitos planos, sonhos e ideais. Também adoram se divertir, mas nada de rebeldia, irresponsabilidades e drogas. Quando se reúnem com os amigos, estão sempre planejando alguma ação de amparo aos mais necessitados. São os membros do Leo Clube de Quixadá, uma organização ramificada do Lions Clube, instituição social conhecida internacionalmente.

No último fim de semana, em solenidade realizada no Balneário Cedro Clube, eles fundaram o Leo AL. Após juramento, 23 rapazes e moças receberam seus títulos de sócios e integraram uma das mais tradicionais entidades mundiais.

Eles começaram a ganhar força em Quixadá há mais de seis meses. Incentivados por uma sócia muito especial, a diretora vogal Samilla Queiroz, promoveram várias atividades solidárias.

Hoje, esses "leões" e "leoas" da solidariedade planejam mais uma atividade social. Eles pretendem reunir mães carentes em um café da manhã ou almoço especial. No encontro, não vai faltar troca de experiências e muita afetividade. No planejamento, uma das etapas da ação solidária, os leoninos juvenis fortalecem um dos princípios básicos do Leo, a formação de lideranças, sempre aprendendo a amar e servir à comunidade, sem qualquer interesse.

"Não somos ricos e nem bancamos as atividades que planejamos. Nessas horas, o nosso desafio é conquistar parceiros. Quando não participam com produtos, fornecem dinheiro, toda a renda é revertida em prol da comunidade que nos dispomos a assistir", explica o vice-presidente do Leo Quixadá, João Paulo Alencar, que cursa o primeiro semestre de Fisioterapia.

Outro universitário, Jailton Pereira, cursando o sexto semestre de Enfermagem, também ficou muito feliz ao receber o título de sócio do Leo. Ele, assim como João Paulo, nasceu em Mombaça, onde o movimento do Lions é muito forte. Mas, confessa ter encontrado na amiga Samilla Queiroz o incentivo e a oportunidade para tornar a sua juventude mais atuante.

Atualmente, Samilla, é comerciária em Quixadá, cidade onde nasceu. Dentre seus objetivos pessoais está passar no vestibular para Relações Humanas. No convite de um amigo de Fortaleza, percebeu mais uma forma de desenvolver o dom de ajudar as pessoas. Acabou encontrando muito mais. Resolveu voltar para Quixadá e despertar nos jovens o espírito comunitário, o desenvolvimento das qualidades individuais de liderança, experiência e oportunidade.

A presidente do Leo Clube Quixadá, Fabrícia Teodoro, cursa Turismo no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Quixadá. Também foi recrutada por Samilla a ser sócia do Leo. Agora, ela tem a obrigação de comandar outros 22 jovens, a maioria de Quixadá, mas também de Mombaça e Solonópole.

A cada encontro, realizado semanalmente, cabe a ela consolidar entre os sócios a adoção dos princípios de ética, desenvolver qualidades de liderança, a experiência de serviço comunitário e promover a compreensão.

O grupo reconhece haver desafios, como convencer empresários da cidade a colaborar com campanhas solidárias. A solenidade de fundação do Leo Quixadá teve como padrinho o Lions de Mombaça. Representantes de Fortaleza, Caucaia e Várzea Alegre prestigiaram o evento.

Jovens zelam por ética e respeito

Quixadá
A ética e o respeito são alguns valores morais essenciais para a formação de qualquer cidadão. Pensando nesses e outros princípios sociais seguidos à regra, um grupo de jovens, a maioria filhos de maçons, começa a dar os primeiros passos para ingressarem em uma das organizações mais místicas do mundo, a Ordem DeMolay, segmento da milenar Maçonaria.

Mais de uma dezena deles participou de uma misteriosa iniciação na Loja Maçônica nº 8, em Quixadá. As portas do Templo se abriram para o público. Acompanhados dos pais e irmãos, assistiram o ritual das sete virtudes cardeais, celebrado pelos membros do Capítulo de Mineirolândia, um distrito do Município de Pedra Branca, no Sertão Central do Ceará.

Para os futuros membros do DeMolay, a decisão não está apenas em seguir os passos dos pais, mas de pertencerem a um grupo seleto prestes a completar 100 anos de existência e trilharem o caminho do bem. Embora muito jovens, alguns com apenas 12 anos, idade mínima para ingressarem na Ordem, pretendem dedicar um pouco do seu tempo aos ensinamentos doutrinários e prestarem auxílio a outras pessoas, principalmente as mais necessitadas.

Mas, para conquistarem esse nobre direito, devem seguir as orientações dos mais experientes e as regras da irmandade. Precisam do apadrinhamento de um Venerável Mestre da Maçonaria para fundarem um segmento da Ordem na cidade.

Os jovens de Quixadá ainda deverão convencer mais amigos a ingressarem no grupo. O número mínimo é de 15 irmãos, como são tratados entre eles, para fundar o Capítulo na cidade. Eles recebem incentivos da maçonaria local. O atual Venerável Mestre, Antônio Albuquerque, conta com o apoio de outros 50 irmãos para auxiliarem os jovens na iniciação. No total, são aproximadamente 200 maçons. Se orgulham de terem fundado uma das mais antigas maçonarias do Ceará, em 1933. Para eles, os DeMolay estarão dando um importante passo. Será um exemplo de protagonismo juvenil.

Mais informações

Leo Clube de Quixadá
Reuniões no Centro Cultural Rachel de Queiroz
Telefone: (88) 9630.8424
leoclubequixada@hotmail.com

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

Leia matéria completa no Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário