terça-feira, 8 de maio de 2012

Ceará já tem 11 cidades em emergência devido às secas

Em algumas localidades as perdas na lavoura já chegaram a 80%. Foto: Omar Jacob/Especial para Terra

Em algumas localidades as perdas na lavoura já chegaram a 80%
Foto: Omar Jacob/Especial para Terra

Omar Jacob
Direto de Fortaleza

Onze municípios no interior do Ceará já decretaram situação de emergência em consequência da estiagem, que em 2012 começou antes mesmo do término do período chuvoso, normalmente no fim de maio. No sertão central, as prefeituras de Aurora, Boa Viagem, Choró, Iracema, Ibaretama, Solonopole, Tauá, Milhã, Miraíma, Quiterianópolis e Senador Pompeu já oficializaram o pedido de ajuda ao governo do Estado, que anunciou medidas em conjunto com o Ministério da Integração Nacional para combater a seca.

De acordo com a Defesa Civil, a principal dificuldade é repassar às administrações municipais qual o procedimento para decretar emergência. "Cerca de 20 municípios já nos procuraram solicitando as informações necessárias" conta Beth Gazielly, do Grupo de Apoio a Desastres da Defesa Civil Nacional.

Em algumas localidades as perdas na lavoura já chegaram a 80% e o governo faz um levantamento dos agricultores que não estão inclusos no programa Garantia Safra, que oferece benefício a agricultores atingidos pela estiagem, para estender ajuda no Bolsa Estiagem. O secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Nelson Martins, informou também que vai executar 1.5 mil projetos de abastecimento de água em parceria com o Ministério da Integração Nacional. "É necessário que as prefeituras apresentem projetos para as comunidades que serão beneficiadas com esses projetos de abastecimento d'água", argumentou.

Um comitê integrado de combate à seca, coordenado pela SDA realizou sua primeira reunião nesta semana e deliberou por um levantamento aprofundado das equipes da Defesa Civil no semiárido cearense, bem como a disponibilização de 30 mil t de milho para os agricultores do Estado. "Atualmente 15 mil toneladas de milho já estão sendo destinadas para o Ceará e mais 39 mil toneladas estão em processo de licitação para serem disponibilizadas aqui" garantiu o gerente da Companhia Nacional de Abastecimento Afonso Cavalcante.

A Fundação Cearense de Meteorologia afirmou no final de Abril que a chuva nas regiões mais afetadas pela estiagem já estava 42% abaixo da média histórica. Dos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado, apenas dez chegaram ao limite máximo com as chuvas. Ao todo, os reservatórios estão com 69,86% da capacidade.

Leia mais no terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário