quarta-feira, 2 de maio de 2012

Movimentação no Dia do Trabalho

Clique para Ampliar
Centenas de pessoas participaram de passeio ciclístico alusivo à data
Lazer e exercícios
FOTO: KID JÚNIOR
Passeio ciclístico, serviços, shows e reivindicações marcaram a data em Fortaleza

O 1º de Maio, em Fortaleza, foi celebrado com lazer, reivindicações trabalhistas e estímulo à prática de exercício físico. As atividades se espalharam pelas adjacências da orla do Meireles, pela Praça do Ferreira e no bairro Messejana. Só nas proximidades da praia quase 3.000 pessoas que tiveram o dia de folga aproveitaram a ocasião para comemorar o Dia do Trabalho pedalando.

Pela manhã, as ruas e avenidas Humberto Castelo Branco, Historiador Raimundo Girão, Beira-Mar, Abolição, Rui Barbosa, Tenente Benévolo, Dom Manuel e Duque de Caxias ficaram lotadas de ciclistas por conta da 17ª edição do CicloSesc. O evento, organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), estimula a prática de atividades físicas e já virou tradição na cidade.

O percurso teve em torno de 20 quilômetros. Muitas famílias aproveitaram o dia de folga para se reunir e também se divertir no evento. Os ciclistas tiveram a oportunidade de passar tranquilamente por alguns locais onde normalmente eles têm grandes dificuldades, devido à falta de ciclovias ou ciclofaixas.

Em Quixeramobim, Crateús, Ibiapina, São Gonçalo e Aracati, cidades sedes do SESC Ler, e as cidades parceiras Meruoca, Cariré, Acopiara, Icó, Orós, Groaíras, Brejo Santo, Jardim, Solonópole, Campos Sales, Milagres, Quixelô, Nova Olinda, Araripe, Altaneira, Antonina do Norte, Jucás, Cariús, Barbalha, e Assaré também foi realizado o passeio. O percurso em cada uma dessas cidades foi de 10 quilômetros.

Segundo o gerente do programa lazer do Sesc, Claudio Almeida, o intuito do CicloSesc é comemorar o Dia do Trabalho promovendo diversão e atividades físicas: "O evento é importante pois mobiliza a população e também conscientiza sobre a importância da atividade física. Acreditamos que participaram 2.800 ciclistas". Almeida destacou que o evento pretende também estimular políticas públicas para o trânsito em geral, mas especialmente para ciclistas e pedestres.

Diversão

O comerciante Mário Antunes disse que aproveitou a folga para se divertir e se exercitar ao mesmo tempo. "É muito bom ver que o fortalezense faz questão de sair de casa para participar de um passeio ciclístico", ressalta. Ele acredita que o ciclismo está se tornando a mais nova mania dos cearenses. "Comecei a pedalar devido ao incentivo de amigos", conclui. Para a estudante Amanda Peixoto, de 11 anos, essa é uma grande oportunidade de se divertir junto com a sua família, algo que durante a semana é bastante complicado.

Comemoração

Ontem, o Dia do Trabalho também foi comemorado com um grande evento de serviços para os cearenses no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (Cits) de Messejana. Na programação, que ocorreu das 9 às 13 horas, a população pode participar de exposição dos programas e projetos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS) na área de Promoção do Trabalho e Renda, inscrições para cursos de qualificação profissional nos Cits, corte de cabelo, pintura e decoração de unhas e massoterapia.

Na ocasião, também foram realizadas oficina de bijuterias, de lanches rápidos, de corte e costura, retirada da Carteira de Trabalho, ginástica, medição de pressão arterial e orientações sobre o microempreendedor individual, dengue, LGBTT, bem como palestras sobre Mercado do Trabalho e Assédio Moral e Esporte para o Trabalhador, com realização de um campeonato de Futebol de Salão, além de apresentações musicais.

CUT

A Praça do Ferreira também foi palco de comemorações pelo 1º de Maio. A Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT) realizou ato com entidades filiadas para reivindicar melhores condições de trabalho e para discutir um modelo de desenvolvimento centrado na soberania popular, igualdade e valorização do trabalho. Teve show de Chico Pessoa, grupo Feito em Casa, Pingo de Fortaleza e Sávio Leão.

THIAGO ROCHA
ESPECIAL PARA CIDADE
Leia mais no diário do nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário