Falta pouco para que o mapa do Ceará alcance por completo o nível desejável de alfabetização. Dos 184 municípios, 177 alcançaram essa meta. Sobram apenas sete. Cerca de 81% dos estudantes cearenses encontram-se alfabetizados ao término do segundo ano. É o dobro, se comparado com o início do Programa de Alfabetização na Idade certa (Paic), em 2007, quado eram apenas 40%.
Houve também redução no número de alunos com baixo índice de aprendizado. Caiu de 47,4% em 2007, para 8,8%, em 2011. Os dados fazem parte do Sistema Permanente de avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa) de 2011, divulgado ontem pelo Governo do Estado.
Para o governador Cid Gomes, os números representam o esforço cotidiano de professores e alunos. “Os resultados demoram a acontecer na educação. Estamos vivendo uma revolução”, classifica. O desafio agora, segundo a secretária da Educação do Estado, Izolda Cela, é a igualdade dos resultados. “Nossa meta agora é elevar a média”, destaca. Em 2011, as turmas do 2º ano alcançaram 177,1 pontos. Em 2010, foram 162,6.
Nova Olinda lidera o ranking de municípios com melhor desempenho na avaliação do 2º ano, com 282,4 pontos. Para a secretária municipal da Educação de Nova Olinda, Vanda Lúcia Sampaio Oliveira, é preciso vontade política. “Tem que ter investimento e compromisso”, diz. O município figura entre os primeiro colocados desde 2010. O mesmo ocorreu com Jijoca, Solonópole, Mucambo e Deputado Irapuan Pinheiro.
Entre os alunos do 5° ano, também houve avanço no nível de aprendizado de português e matemática. Em 2010, apenas um município estava no nível adequado. Em 2011, são 12. Na disciplina de português, 22,2% das crianças estão em nível adequado. Em matemática, 18,5%.
“Estamos em processo contínuo de construção do currículo e capacitação dos professores”, pontua Izolda Cela. Ao todo, 244.785 alunos do 2º e 5 º ano de 4.519 escolas públicas participaram da avaliação da Seduc.
Na escala da alfabetização, os municípios são classificados por cinco níveis. Abaixo de 75 pontos – alunos não alfabetizados; de 75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário; de 125 a 150 – suficiente; acima de 150 –desejável. Já no resultado do 5º ano, os municípios são identificados por quatro níveis em relação à Língua Portuguesa e Matemática.
Escola nota 10
As escolas com os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar, foram premiadas com o título de Escola Nota 10. A premiação é destinada as 150 escolas com melhor média, que recebem R$ 2 mil por cada aluno avaliado pelo Spaece.
A titular da Seduc lembra que no ano de implantação do prêmio ão foi possível alcançar a cota estipulada, apenas 148 escolas atingiram o perfil. Em 2011, mais de 850 estavam elegíveis.
ENTENDA A NOTÍCIA
Os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica - Spaece Alfa-2º ano e do Spaece Alfa 5ºano foram apresentados com festa ontem pelo Governo do Estado. Cerca de 81% dos estudantes da rede pública sabem ler e escrever.
Saiba mais
A solenidade de apresentação do Spaece-Alfa 2011 estava marcada para iniciar às 8h30min. Mas a comitiva com o governador Cid Gomes e o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, chegou cerca de uma hora e meia depois.
Logo na entrada, os dois foram abordados por representantes do Sindicato Apeoc que entregaram uma carta ao ministro, pedindo a federalização da carreira de professor.
Cid e Mercadante foram ovacionados pelos representantes do Município.
No fim do evento, o governador Cid Gomes não falou com a imprensa. Disse apenas que estava acompanhando o ministro.
O clima na solenidade era de festa. Durante a manhã, água, picolé e pipoca foram distribuídos para a multidão.
Viviane Gonçalves vivi@opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário