sexta-feira, 4 de maio de 2012

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa neste sábado

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa neste sábado (5), Dia de Mobilização Nacional, e vai até o dia 25 de maio em todo o Estado do Ceará. A campanha visa imunizar o mínimo de 80% das crianças menores de dois anos, gestantes, indígenas, presos e idosos.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações por infecções pelo vírus da influenza. A população será imunizada com a vacina trivalente, que protege contra influenza B (gripe sazonal), influenza A (H3N2) e influenza A (H1N1).

Somente no sábado (5), dia D, irão funcionar em todo o estado 1.693 postos fixos de vacinação e mais 7.320 postos volantes. Em Fortaleza, serão disponibilizados 176 locais de vacinação, e após o Dia D, 92 postos continuarão realizando a vacinação na capital.

O lançamento oficial da campanha foi feito nesta sexta-feira (4) pela Secretaria da Saúde do Estado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Em 2011 foram vacinadas 254.795 pessoas em Fortaleza. No Brasil, ano passado, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. A campanha imunizou em todo país 25,134 milhões de pessoas.

Leia mais no diário no nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário