quinta-feira, 3 de maio de 2012

SENAR promove curso de tratorista na cidade de Solonópole

O curso de tratorista promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE), oferecido aos agricultores do Município de Solonópole esta sendo realizado na Secretaria de Desenvolvimento Rural.

A finalidade do curso e o enfoque da segurança no trabalho e a técnica do equipamento. A prioridade e alertar, orientar e conscientizar o agricultor a trabalhar na legalidade.

Na prática eles aprendem à estrutura do trator, a lubrificação e manutenção do trator, além das regulagens, implementos e acoplamentos, além das operações de campo, como preparo do solo, arado, etc.

Todos os operadores de máquinas têm que ter um certificado, e para isso é necessário ter técnica e o manejo do maquinário para trabalhar com segurança. E ter a preocupação de não agredir o meio ambiente.

Nossa equipe de reportagem conversou com o instrutor do Curso de tratorista Italo Batista da Administração Regional do Ceará e ele falou com exclusividade o portal www.solonopole.blogspot.com

“Este curso é uma demanda feita pela Federação das Associações aqui no município em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural. Solicitaram ao SENAR-CE esse treinamento e nós viemos aqui realizar a formação de tratorista como operador de tratores agrícolas. O curso tem o objetivo de ensinar os treinando a operar qualquer trator como qualquer implementos sempre respeitando os padrões dos tratores e dos implementos além da saúde e segurança no trabalho bem como a conservação do solo. Nós sabemos que o nosso Estado já tem em torno de 20%, o processo de desertificação. E um dos fatores é o mal uso das maquinas, dos tratores de uma maneira em geral. Então agente vem com esse objetivo de qualificá-los, de formá-los tratoristas agrícolas para eles operarem ai com toda saúde. Nenhum custo para os cursistas. Más para o município ou para os solicitadores vai depender de querer fazer as parcerias, quer entrar com alimentação ou com óleo diesel ou com a hospedagem do instrutor, enfim as parcerias estão em abertas. Na verdade para os treinandos é custo zero e tem o total de 15 pessoas participando. Na verdade os recursos que movimentam o SENAR são recursos que foram gerados aqui no campo e esta voltando em forma de treinamento . O SENAR é uma das instituições que não cobra custo para os treinandos. O período de duração é de oito dias, ou seja, 64 horas aulas. Quero agradecer a acolhida no município. O curso promete ser bem intensivo. A turma se mostra bastante interessada e os parceiros envolvidos ai com o processo. Muito obrigado”.
Confira as fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário