domingo, 14 de agosto de 2011

RADIALISTA DA REGIÃO CENTRO, CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL EM QUIXADÁ

" Radialista e aquele que se ocupa da radiodifusão, organizando programas ou deles participando"
Fonte: Dicionário Michaelis

Radialista é o profissional que trabalha com meios de comunicação, principalmente com o rádio, podendo atuar também com televisão. O radialista assume inúmeras funções dentro do setor, como por exemplo, direção, roteiro, projetos, criação, e muitos outros, sendo o mais comum a locução. Para isso, deve ter habilidade de prender a atenção do ouvinte, para escutar um programa de entretenimento, a narração de um jogo esportivo, a chamada para uma música, para as notícias do dia ou ainda, informações do trânsito. É preciso lembrar que o ouvinte não pode ver o radialista em uma transmissão, por isso, ele deve saber, através de sua voz, passar a seriedade de uma notícia ou emoção sobre algum fato.

Para ser um bom radialista é muito importante ter uma boa voz, falar bem e saber se expressar corretamente, de maneira que o ouvinte entenda claramente a sua mensagem

Todos os profissionais da área devem ter o registro profissional de radialistas, emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para desempenharem suas funções. Para os rádio-jornalistas, aqueles que exercem atividades jornalísticas, de produção e divulgação de notícias, é necessário o diploma de ensino superior em jornalismo, com duração de 4 anos. Para os radialistas de programas musicais, narração esportiva e outros tipos de entretenimento, é requisitado apenas o diploma de conclusão do ensino médio, mas é sempre importante cursos de especialização, para aprimorar-se na profissão.

Há ainda uma outra área do radialismo, em que o profissional pode desempenhar funções técnicas, como a sonoplastia e edição, preparando a matéria antes de ir para o ar, neste caso o profissional pode ser formado no curso superior de Rádio e TV, que tem duração de 4 anos.

O radialista pode atuar em empresas de rádio e televisão, trabalhando com produção, edição e locução de programas. Também encontra espaço em empresas de web-rádio, que transmitem programas radiofônicos por meio da internet.

O mercado de trabalho vem se ampliando, o radialista, com o desenvolvimento da internet, pode encontrar mercado de trabalho nas crescentes empresas de web-rádio, que surgiram há pouco tempo, elas veiculam conteúdo através dos chamados pod-casts, que são formas de publicação de conteúdo de áudio, vídeo ou fotos pela internet. Diversas emissoras de rádio, já têm pod-casts de alguns de seus programas em sites de internet, e outras, apenas apresentam conteúdo on-line, as chamadas web-rádios. Esta é uma opção bastante atraente para os jovens profissionais que se identificam com a utilização de internet para manter-se informado e também como forma de lazer.

Ainda há a opção do profissional encontrar trabalho nas tradicionais emissoras de rádio e televisão, que estão sempre abertas à capacitação de profissionais de qualidade para ampliar seu quadro de funcionários.

A profissão de radialista só foi regulamentada no ano de 1978, pela lei 6.615 . A partir de então, todos os profissionais da área devem ter o registro profissional de radialistas, emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para desempenharem suas funções.

Apesar de ter sido regulamentada somente há quase 30 anos, a primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil ocorreu em 1922, no Rio de Janeiro. Foi o discurso do Presidente Epitácio Pessoa, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, daquele ano. O discurso foi feito numa exposição, na Praia Vermelha e o transmissor foi instalado no alto do Corcovado pela Westinghouse Electric Co.

Você na região centro, que trabalha em rádio, encontra-se aberta a pré inscrição para o curso do Sindicato dos Radialista do Ceará. Procure em sua emissora de rádio as informações. No ultimo Sábado(13) no Auditório da CDL de Quixadá uma equipe de Radialistas reuniram-se mais uma vez e ficou determinado que no dia 27 de Agostos encerram-se as pré-inscrições do Curso de Radialista, onde você profissional da comunicação terá a oportunidade de se habilitar e ser um profissional do rádio.

Uma equipe de radialistas estarão visitando varias cidades da região centro onde divulgarão todas as informações necessárias para participar do curso. O Radialista Wanderley Barbosa organizador deste evento em Quixadá, chama aos colegas de microfone que não percam esta grande oportunidade de se regularizar como profissional do rádio.


FONTE: BRASIL PROFISSÕES também postado no PINTONEWS, e no Ibicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário