sábado, 20 de agosto de 2011

MINISTÉRIO DA SAÚDE Pastoral da Criança cobra realização de protocolo

Entidade sugere que as crianças recebam antibiótico assim que sejam diagnosticadas com pneumonia

Desde 2003, o Ministério da Saúde determina que crianças com diagnóstico clínico de pneumonia recebam a primeira dose do antibiótico ainda nos postos de saúde. O problema é que apenas 27 municípios cearenses cumprem este protocolo. O dado foi divulgado pela Pastoral da Criança no Ceará, resultado de uma pesquisa nos 155 municípios em que a entidade atua.

O tema foi discutido, ontem pela manhã, durante XXIII Reunião Ampliada dos Secretários Municipais de Saúde do Ceará, em Fortaleza. As cidades que cumprem o protocolo são: Arneiroz, Assaré, Baturité, Boa Viagem, Caucaia, Chorozinho, Ererê, Fortaleza, Ibiapina, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Milagres, Mombaça, Morada Nova, Ocara, Orós, Paracuru, Pereiro, Piquet Carneiro, Salitre, Santana do Cariri, Santa Quitéria, Solonópole, Tabuleiro do Norte.

"A nossa ideia é sensibilizar os secretários municipais de Saúde para adotar o protocolo, porque são eles que gerenciam as ações. Hoje, a pneumonia é a segunda causa de morte de crianças menores de cinco anos no Brasil", pontua a coordenadora estadual da pastoral da Criança, Marister Guimarães.

Dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) de 2009 apontam que, de cada mil nascidos vivos, 61crianças menores de um ano morreram de pneumonia. Para a coordenadora da Pastoral, o tratamento feito assim que a doença é diagnosticada garante que a mãe recebeu a orientação adequada.

Seguir à risca as doses e horários da medicação evita que o quadro da pneumonia se agrave, levando à internação. Além disso, diminui o risco de o paciente morrer. A partir desta constatação, a Pastoral vai iniciar uma campanha em sua área para conscientizar os profissionais de saúde e usuários para a importância do protocolo.

DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário