terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ednaldo Lavor representa Distrito de Alencar em “Encontro de Emancipalistas da Região Centro Sul”

Ednaldo Lavor representando o distrito de Alencar no momento de seu discurso

No intuito de diminuir os problemas das diferenças regionais e ficar a par dos assuntos que envolvem os processos de emancipações dos distritos foi realizado neste sábado, 6, no ginásio coberto da Escola de Ensino Médio Josefa Alves Bezerra, no distrito de São Pedro, município de Jucás, o I Encontro de Emancipalistas da Região Centro-Sul, promovido pela Associação Pró Emancipação de São Pedro, Mel e Canafístula – APESPMEC.

O encontro reuniu representantes dos distritos de São Pedro (Jucás), Caipu (Cariús), Lima Campos (Icó), Santa Felícia e Trussu (Acopiara), São José (Solonópole), Mineirolândia (Pedra Branca), Ponta da Serra (Crato) e José de Alencar (Iguatu) representado pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores Ednaldo Lavor, esse que juntamente com CCMDI (Conselho Comunitário de Desenvolvimento Municipal de Iguatu) conquistou no ano passado junto ao Parlamento Estadual um dos decretos que autorizam a realização da consulta popular.

População acompanha o debate no Ginásio da Escola de Ensino Médio Josefa Alves Bezerra

Hoje cerca de 30 distritos cearenses aguardam um posicionamento do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para que sejam marcadas as datas dos plebiscitos para decidir sobre a emancipação.

O vice-governador Domingos Filho, quando presidente da Assembleia, motivou as comunidades de diversos distritos cearenses e, após sensibilizar os demais deputados estaduais conseguiu elaborar uma Lei Complementar definindo as condições para emancipações, mas tudo ficou na dependência da Lei Complementar que continua na dependência do Congresso Nacional.

O encontro contou também com a presença do Deputado Neto Nunes o mesmo é responsável pelo geo referencialismo das regiões envolvidas, no evento o mesmo destacou a audiência pública realizada em Brasília, onde foi discutido o tema com todas as Assembleias Legislativas. “O objetivo do debate foi cobrar a aprovação de lei complementar federal em tramitação na Câmara dos Deputados, que devolve às assembleias estaduais a autonomia para criar, incorporar e desmembrar municípios, prerrogativa essa retirada há 13 anos”. Disse o deputado durante seu discurso.

Já Ednaldo Lavor nos disse em entrevista que o papel de cada emancipalista agora será de maior responsabilidade “Temos que ter a consciência de que não é somente, através de encontros como esses irar ocorrer às emancipações. Temos que partir na frente com a ambiência legal toda articulada junto a Câmara Federal, só assim podemos lutar pela descentralização dos recursos, para garantir a verdadeira cidadania” finalizou, Ednaldo Lavor.

Fonte: Iguatu.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário