quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sesa

O exame que comprova a gripe suína deve ser divulgado na sexta-feira.

Já está em casa a cearense que foi internada com sintomas de gripe ao chegar dos Estados Unidos. A paciente vai continuar sendo monitorada pela vigilância epidemiológica, até que se confirme ou não a suspeita de gripe suína.

O infectologista Roberto da Justa acompanha a paciente desde terça-feira (28) quando ela deu entrada no hospital. O médico disse que a mulher, de 24 anos, chegou com sintomas clássicos de gripe. Segundo os médicos, a paciente ficou internada numa área isolada. Mesmo depois de ter alta, a recomendação médica é que ela não tenha contato com outras pessoas.

O exame que vai comprovar se a paciente tem ou não a gripe suína será feito pelo laboratório Evandro Chagas, em Belém, no Pará. A previsão é que o resultado seja divulgado na próxima sexta-feira.

A mulher com suspeita de gripe suína disse aos médicos que passou cinco dias na Flórida, nos Estados Unidos, e desembarcou em Fortaleza na última segunda-feira (27) quando os funcionários do aeroporto já trabalhavam com máscaras. Mesmo vindo de um País onde há casos confirmados de gripe suína, para o infectologista, a cearense não tem a doença.

A Secretaria de Saúde do Estado reúne nesta quinta (30) à tarde, diretores de unidades de saúde, infectologistas da rede pública e Infraero para discutir ações de controle e prevenção da gripe suína. O Hospital São José é a referência no Estado para atendimento de pessoas com suspeita da doença. Já o Hospital Universitário Walter Cantídio é indicado em caso de internação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário