sexta-feira, 17 de abril de 2009

Comunidade Alto Vistoso recebe Saude do Quarteirão


No dia 07 de abril de 2009, DIA MUNDIAL DA SAÚDE, foi realizado no Bairro do Alto Vistoso, situado na periferia e lá residindo algumas da famílias de baixa renda do Município de Solonópole, o primeiro evento do SAÚDE NO QUARTEIRÃO.
O projeto SAÚDE NO QUARTEIRÃO foi implantado pelo Prefeito Municipal Dr. Valterno Pinheiro com o propósito de implementar as ações de promoção da saúde do Programa Saúde da Família através da participação dos demais profissionais de saúde existentes no Município e intensificando a intervenção dos diversos setores da saúde concomitantes e em uma determinada rua ou quarteirão.
Além do médico, do enfermeiro, do dentista, das auxiliares de enfermagem, das atendentes de consultório dentário - ACD, e do agente comunitário de saúde - que são os profissionais que atuam no PSF e que dentre suas incumbências há a visita domiciliar da famílias residentes na área adscrita levando informações sobre a promoção da saúde, intervenção clínica e procedimentos ambulatorias, agendamento de consultas e exames - o SAÚDE NO QUARTEIRÃO tem a participação de nutricionista, veterinário, fisioterapêuta, fonoaudiólogo, farmacêutica, assistente social, visitador sanitário, agente de controle de endemias e demais funcionários e coordenadores da saúde, além da própria Secretária de Saúde Maria Margarete Pinheiro.
Cada profissional desempenha a sua função afim, e quando necessário agenda atendimento clínico no serviço de saúde. Na oportunidade foram visitadas 40 casas e realizado a vacinação de jovens e adultos; busca-ativa de portadores de hanseníase, tuberculose, hipertensão e diabetes; triagem e vacinação de cães e gatos; orientação da postura corporal adequada; verificação do medicamentos armazenados nos domicílios; orientação sobre alimentação saudável; orientação quanto ao acondicionamento do lixo domiciliar e da coleta pública; levantamento das críticas e sugestões da comunidade sobre a situação do sistema local de saúde; avaliação das condições socio-econômicas; estudos das condições quanto a situação de risco em saúde nas famílias e na comunidade, etc.
O objetivo é manter o projeto com atividades semanais e ampliar para os demais bairros da sede municipal e futuramente extender as aréas urbanas dos distritos. O primeiro resultado observado foi a aproximação dos diversos setores que atuaram em conjunto no evento e desenvolveu uma melhor interação entre os serviços da rede de saúde: Hospital, PSF, Vigilância Sanitária, Endemias e Zoonoses, CEO, Controle e Avaliação, Ação Social, etc.
O Prefeito Dr. Valterno e a Secretária de Saúde Margarete Pinheiro agradecem a todos os profissionais que trabalharam no evento pelo esforço e dedicação, e ao Bairro do Alto Vistoso pela recepção e colaboração com as equipes das saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário