quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cid e bancada federal discutem estratégia para evitar cortes

Politica
Prioridades foram reafirmadas aos parlamentares pelo governo. Discutiu-se, ontem, uma ação política junto à Casa Civil e o Ministério do Planejamento para assegurar recursos previstos em emendas para obras consideradas mais importantes.
Membros da bancada federal pelo Ceará estão se articulando para centralizar as pressões políticas sobre a Casa Civil e o Ministério do Planejamento com o objetivo de agilizar a liberação de recursos para obras do Estado. Foi o que informou o senador Inácio Arruda (PCdoB), que participou ontem de reunião com o governador Cid Gomes (PSB). Cid se reuniu, à tarde, no Palácio Iracema, com 13 membros – aliados – da bancada cearense, para discutir as prioridades para o Ceará e traçar estratégias para garantir recursos. O deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) disse que a preocupação do Governo e da bancada é em função de cortes anunciados no Orçamento 2009.

Na próxima terça-feira, a bancada federal realizará uma reunião própria, em Brasília, para definir detalhes sobre os encontros que devem ser agendados com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

Inácio Arruda destacou que a bancada cearense precisa obter uma resposta, por parte do Governo Federal, sobre o volume de recursos do Orçamento da União que realmente poderão ser usados nas emendas de bancada. “Nós temos um problema objetivo, que é o problema financeiro. Se a gente não tiver uma decisão da Casa Civil e do Planejamento sobre o dinheiro que vai ser liberado (através das emendas de bancada) então não podemos fazer nada”, disse Inácio.

Segundo o senador, mais de R$ 100 milhões dos orçamentos de 2008 e 2009 ainda está para ser liberado para o Ceará. O líder da bancada, deputado federal José Nobre Guimarães (PT), disse que está havendo uma preocupação efetiva do Governo Federal com os reflexos no Brasil da crise financeira internacional – o que, segundo ele, explicaria a dificuldade na liberação dessas emendas.

Prioridades
Entre os projetos discutidos como prioridade pelo Governo junto com a bancada está a reforma do estádio Presidente Vargas (PV). Ontem, Cid colocou para os parlamentares a demanda de R$ 20 milhões em emendas para a reforma do estádio.

O projeto Cinturão Digital - que promete levar internet banda larga gratuita a 82% da população urbana do Ceará - também foi destacado como prioridade. Outras projetos prioritários são: a aquisição de equipamentos médicos para os hospitais regionais de Sobral e Juazeiro do Norte, a requalificação de trecho da rodovia BR 122 - entre os municípios de Solonópole e Quixelô - e a construção de uma vila olímpica.

Guimarães destacou que o entendimento entre o Governo e a bancada está sendo o melhor possível. “Essa reunião foi muito proveitosa para o Ceará e para a bancada”.

Até julho, diz ele, a prioridade dos parlamentares cearenses será cuidar das prioridades definidas para este ano - que foram discutidas com Cid Gomes. Apartir de agosto, a prioridade da bancada serão as discussões sobre as emendas para o Orçamento do ano que vem, em função do ano eleitoral.

Cid Gomes não falou à imprensa sobre a reunião.

E-Mais

PARLAMENTARES QUE PARTICIPARAM DO ENCONTRO

> José Nobre Guimarães (PT, coordenador da bancada); Flávio Bezerra (PMDB); Eunício Oliveira (PMDB); Mauro Benevides (PMDB); Ariosto Holanda (PSB); José Linhares (PP); José Gerardo Arruda (PMDB); Marcelo Teixeira (PR); Eugênio Rabelo (PP); Vicente Arruda (PR); Gorete Pereira (PR); Paulo Henrique Lustosa (PMDB). Além do senador Inácio Arruda (PCdoB)

> Guimarães, Eunício e Inácio foram os últimos a sair. Guimarães confirmou que a pauta política foi inevitável, mas evitou comentar mais sobre o assunto.

Pedro Alves Especial para O POVO
pedroalves@opovo.com.br em 25-Abril-2009 - 01h45min

Nenhum comentário:

Postar um comentário