quarta-feira, 29 de abril de 2009

Peteca

Programa capacita profissionais da educação para ações conjuntas de prevenção e erradicação do trabalho infantil

É assim que, inspirados pelo recorte poético do grande Casimiro, abrimos nossos informes no que se refere à luta frente ao trabalho infantil que assola a infância de milhares de crianças e adolescentes do nosso país e, especificamente do nosso Ceará, deixando-os órfãos de uma fase da vida tão efêmera e, que pode formar pessoas sem as devidas lembranças de uma infância bem vivida de aproveitada.

O município de Solonópole, com o total apoio do Sr. Prefeito Dr. Valterno Pinheiro, da Secretária da Educação, Profª. Alboina Pinheiro e do COMDICA - Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, realizou no período de 06 á 08 de abril, a Formação de Profissionais da Educação no Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente - PETECA, com representantes das 11 escolas e 2 centros de educação infantil da rede muncipal de ensino, como também, membros das Comissões de Maus-Tratos dos órgãos municipais: hospital, escolas, posto de saúde, PSF's e outros.
O Peteca, implementado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação, em outubro de 2008, treinaram coordenadores pedagógicos municipais em curso realizado no final do ano passado na capital do sol - Fortaleza, do qual esteve representando o município de Solonópole, a técnica Joselita Silva, professora e coordenadora do setor de pessoal da Secretaria Municipal da Educação.

Além de Joselita, participaram como palestrantes Erivaldo Pinheiro, dando informes sobre ações já implementadas pela nova administração e motivação pessoal, Daniele de Morais, assistente social do município, viabililizando ações de combate e prevenção ao trabalho infantil com as crianças e adolescentes assistidas pelos programas da Secretaria da Ação Social e, ainda, a infermeira e mais nova diretora do Hospital e Maternidade Maria Suelly Nogueira Pinheiro, Norma Marques Lima que, assessorada pela nutricionista do município Cecília Lobo, arbodaram aspectos inerentes à causa em pauta priorizando revitalizações das Comissões de Maus-Tratos da área da saúde, entre outros.
Em caso de suspeita de maus-tratos contra crianças e adolescentes, procure o CT- Conselho Tutelar mais próximo e DENUNCIE. O CT fará os procedimentos cabíveis em conjunto com o Ministério Público.

Colaboração: Kênis Pinheiro http://educasolonopole.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário