sábado, 12 de novembro de 2011

Cronistas esportivos se reúnem em Aracati

JORNALISTAS E RADIALISTAS.
Clique para Ampliar

A escolha de Aracati foi estratégica, em função dos atrativos turísticos e por deter equipamentos de infraestrutura
FOTO: DIVULGAÇÃO

A Copa do Mundo de 2014 é um dos temas que norteiam o evento da imprensa da área esportiva do Ceará

Aracati. Cronistas esportivos de todo Ceará estão reunidos neste Município para mais um congresso da categoria. É o 21º da categoria, mas o primeiro vai tratar dos assuntos da Copa do Mundo de 2014. A escolha de Aracati foi estratégica: além do maior aporte turístico proporcionado pelo evento internacional para essa área do litoral, o novo aeroporto de Aracati deverá ser base para o desembarque das delegações que participarão da Copa. Nos debates estarão as principais autoridades no turismo e no esporte do Estado.

Os profissionais de imprensa, sejam jornalistas ou radialistas, que atuam na área esportiva, notadamente o futebol, compõem a categoria de cronista esportivo. Devidamente registrados, eles compõem a Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec). Atuam no Estado aproximadamente 600 cronistas profissionais. Pelo menos 150 deles, da Capital e do Interior, participam do congresso.

A primeira palestra ("O protagonismo cearense na Copa"), ocorrida ontem à noite, ficou ao cargo do secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa. A importância do evento, bem como a capacitação dos profissionais de mídia que nela devem trabalhar é uma das tônicas para esse congresso. "Aracati tem uma grande importância para o Ceará na Copa de 2014, pois além de ser o maior destino turístico litorâneo estará condicionado a receber os profissionais das delegações dos países que vão participar dos jogos em Fortaleza", afirmou Tácito Forte, vereador em Aracati e coordenador local do Congresso.

Profissionalismo

Hoje pela manhã, às 8h, o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, falará sobre o profissionalismo esportivo no auditório do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE); em seguida, o secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia, vai colocar a importância dos polos turísticos cearenses no ensejo da Copa do Mundo. O secretário estadual de Desenvolvimento Social e Trabalho, Evandro Leitão, discorrerá sobre o trabalho e a renda que pode ser gerada em torno do evento internacional. O secretario-adjunto da Secretaria Estadual de Esportes, Márcio Lopes, vai colocar, na palestra da tarde, os principais benefícios, para o segmento esportivo, que devem ficar durante e após a copa. "Estaremos apresentando o nosso plano de ações para a copa de 2014, e a importância do profissionalismo esportivo na movimentação desse evento", a firma Alano Maia, vice-presidente da Apcdec. A associação, sem fins lucrativos, tem receita advinda do 1% da receita de ingressos do campeonato cearense de futebol.

MAIS INFORMAÇÕES

Associação dos Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec)

Telefone: (85) 3283.4848

MELQUÍADES JÚNIOR
Repórter
DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário