quinta-feira, 5 de maio de 2011

Programa de inseminação artificial já colhe primeiros frutos

SÉC. DESENVOLVIMENTO RURAL

É PLANTANDO QUE SE COLHE

A Prefeitura Municipal de Solonópole, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com o Estado, Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Implantou o Programa de Melhoramento Genético de Gado de Leite por “Inseminação Artificial”, tendo como público alvo, pequenos e médios criadores. O lançamento do Programa foi realizado pelo Sr. Prefeito Antônio Valterno Nogueira Pinheiro, no dia 05/05/2010. Quando na ocasião se fizeram presentes: Criadores, Ematerce, STTR, Federação, Acriasole, etc.

O Programa funciona da seguinte forma: a SDA contemplou o município com um Kit de Inseminação com 100 doses de sêmen, por ter atingido 100% de cobertura vacinal contra a Febre Aftosa na 1ª etapa de 2009. A Prefeitura custeou a Capacitação de um Técnico em Agropecuária do quadro efetivo da SDR na Fundação Bradesco Garanhuns-PE.

Reabastece o nitrogênio líquido, comprou uma moto CG 150 exclusiva para esse fim e disponibiliza o funcionário já mencionado. As 100 doses doadas pela SDA foram repassadas sem custo aos 47 produtores inscritos no Programa, ficando os produtores responsáveis pela compra das demais. Já são 36 vacas inseminadas até o momento, sendo que duas já pariram de fêmeas. Fotos em anexo.


Documento Inseminao (1) elanio sdr.doc



Confira as fotos


Blog de Solonópole-Ceará.

Contato: 88-9661-3403 E-mail: elaniosol@hotmail.com

Acesse: www.solonopole.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário