terça-feira, 3 de maio de 2011

Câmara Municipal de Solonópole decide apoiar Quixeramobim para sediar Hospital

Câmara Municipal de Solonópole decide apoiar Quixeramobim para sediar Hospital

Os vereadores da Câmara Municipal da cidade de Solonópole realizaram ontem, dia 02, uma votação para saber em qual município eles votarão para sediar o Hospital Regional do Sertão Central no próximo dia 09, no centro de convenções.

A sessão foi marcada por polêmica, várias pessoas do município se fizeram presente ao plenário daquela casa legislativa, e torciam para que os edis pudessem votar no município de Quixadá.

Ao final da votação apenas quatro vereadores foram a favor do município de Quixadá, enquanto cinco votaram para Quixeramobim sediar o empreendimento.

Dentre os vereadores que votaram em Quixadá está o presidente da câmara, José Lenilton Cleíson Pinheiro.

O vereador Chagas Bezerra disse que estavam votando em Quixadá atendendo o anseio da população daquele município, pois o fato de ser mais próximo de Solonópole viabilizava o seu voto.

O governo do estado inaugurou, há pouco mais de um mês, a CE 153 com isso aproximou os municípios de Quixadá e Solonópole.

O trecho da CE-153, que liga Banabuiú a Solonópole, recebeu investimentos de R$ 26 milhões do Governo mediante o Programa Rodoviário Ceará III, celebrado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Com a nova estrada a cidade de Quixadá fica cerca de trinta quilômetros mais próxima de Solonópole do que o município de Quixeramobim.

Os vereadores Cesar Bastos, Raimundo Arilo Cavalcante Pinheiro, Jean Nedson Pinheiro, Manoel Tomaz Neto Bezerra e Maria Costa de Carvalho votaram em Quixeramobim para sediar o Hospital Regional.

Com isso o município de Quixeramobim fica, ainda mais, fortalecido na disputa para conquistar o sonhado Hospital Regional do Sertão Central.

O novo hospital atenderá os 20 municípios que compõem a nova macrorregião da saúde do Estado. A votação para a definição do município acontecerá no próximo dia 9 de maio, no Centro de Convenções em Fortaleza.

Para o Governador, que assumiu o compromisso da construção do hospital durante a última campanha eleitoral, a implantação do HRSC faz parte de uma estratégia em curso no Estado de interiorizar as ações de Saúde.

Cid Gomes destaca que a unidade terá entre 200 e 250 leitos e será “muito semelhante” ao Hospital Regional do Cariri, entregue a população na última sexta-feira, dia 8. “Em cada microrregião estão sendo implantadas Policlínicas. São no total 21 e 17 Centros de Especialidades Odontológicas”, cita. Através da parceria com o Governo Federal, serão instalados 32 Unidades de Pronto Atendimento (Upas), que funcionarão 24 horas, além da universalização do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

Os municípios que apresentaram disponibilidade e se candidataram a receber a nova unidade de saúde foram Boa Viagem, Canindé, Quixadá e Quixeramobim, já que o município de Tauá saiu da disputa.

No entanto, os municípios que o HRSC deverá atender são Boa Viagem, canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

Foto: Chico Javali Fonte: monolitospost.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário