sábado, 21 de maio de 2011

CENTRO-SUL Cheia do Rio Trussu causa transtornos

Clique para Ampliar

No acesso à comunidade de Santa Clara, a passagem molhada está encoberta pela água do rio
FOTOS: ANTÔNIO CARLOS ALVES

O nível da água do Rio Trussu permanece três metros acima do leito. Centenas de famílias ficaram isoladas

Iguatu O Rio Trussu, nesta cidade, localizada na região Centro-Sul, está com a maior cheia registrada nos últimos sete anos. O nível da água permanece três metros acima do leito. Nas localidades de Varzinha, que dá acesso ao Sítio Santa Clara, e Gameleira, que dá acesso à Barra, as passagens ficaram encobertas, impedindo o tráfego de veículos e, também, de pessoas. Centenas de famílias ficaram isoladas.

O Açude Trussu, que fica no Distrito de Suassurana, zona rural de Iguatu, ontem pela manhã, transbordava com uma lâmina de 70 centímetros. Nos últimos dias, a vazão da água e a ocorrência de intensas chuvas elevaram o nível do rio. Passagens molhadas ficaram encobertas. Para quem mora no Sítio Barra, o acesso a esta cidade é feito por Quixelô, aumentando o percurso em mais de 20km.

Dificuldades

Produtores de leite enfrentam dificuldades para o escoamento da produção, que é diária. Donos de barcos preferiram suspender o serviço de transportes de pessoas, temendo risco de acidente em decorrência da elevada cheia do Rio Trussu.

No Sítio Japão, zona rural do Município de Iguatu, onde há um assentamento de reforma agrária, 20 famílias foram retiradas, anteontem, pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e estão em abrigo provisório na comunidade. Riachos dificultam o acesso à vila e os moradores temem risco de arrombamento de um açude da localidade. Técnicos da Defesa Civil e dos Bombeiros monitoram a situação da barragem.

Mombaça

No Centro da sede de Mombaça, foi registrada, ontem pela manhã, chuva de 125 milímetros. No escritório da Ematerce, a precipitação foi de 88mm. De acordo com o gerente da instituição, Antônio Pereira, não houve dano. A água escorreu sem invadir casas e lojas. No Município, o Açude Serafim Dias sangra com lâmina de 90cm e o Açude Recreio, localizado na área urbana, sangra com 60cm.

No Centro-Sul, o transbordamento dos açudes Orós, Trussu e Lima Campos permanece atraindo milhares de pessoas, principalmente nos fins de semana. A movimentação tem sido intensa nos balneários.

O comandante da Seção do Corpo de Bombeiros, nesta cidade, major Freitas, orienta para que os banhistas evitem as áreas de risco. Ontem, morreu uma pessoa afogada em Solonópole e na semana passada, uma no sangradouro do Açude Trussu.

Segundo a Cogerh, ontem, até o fechamento desta edição, 60 açudes estavam sangrando no Ceará e 14 permaneciam com volume acima de 90% da capacidade.

Honório Barbosa
Repórter

MAIS INFORMAÇÕES
Seção do Corpo de Bombeiros em Iguatu: (88) 3581. 9130
Escritório da Ematerce em Mombaça
Telefone: (88) 3583. 3436

Nenhum comentário:

Postar um comentário