terça-feira, 3 de maio de 2011

HRSC: Polêmica e protesto na Câmara de Solonópole durante votação


Jackson Perigoso
E-mail Imprimir PDF

Populares foram vestidos com camisetas defendendo Quixadá e ficaram decepcionadas.

Uma votação marcada por muitos protestos e coincidências foi realizada no plenário vereador Manoel Alfredo Pinheiro Sobrinho da Câmara Municipal de Solonópole, no Sertão Central cearense. A sessão extraordinária dos vereadores para decidir a cidade que deve sediar o Hospital Regional do Sertão Central foi tumultuada por populares que estavam torcendo para que os legisladores municipais escolhessem Quixadá, entretanto, a maioria decidiu apoiar Quixeramobim para as vaias da plateia.

Três vereadores da oposição e o presidente da Câmara decidiram votar em Quixadá e foram muitos aplaudidos por cerca de 100 pessoas que estavam dentro do plenário e outras que não poderam entrar devido ao pequeno espaço do auditório. A comissão de Quixadá, guiada pelo prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro, o presidente da Câmara, José Kleber Bezerra Carneiro Júnior, juntamente com os vereadores Cí, César Augusto, Zé Maria, Pedro Baquit e Ivan Benício, bem como o secretário de agricultura Audênio Morais foram fazer a defesa de Quixadá, mostrando a importância dos vereadores escolherem a Terra dos Monólitos, destacando que Quixadá fica cerca de 30 km mais próximo de Solonópole, do que Quixeramobim e a possível implantação do curso de medicina da Faculdade Católica.

Em defesa de Quixadá saiu o vereador Francisco Chagas Bezerra, “eu andei em todos os distritos deste município e as pessoas pedem para que seja escolhido Quixadá, porque está mais próximo de Solonópole e quem tem amor pela vida do nosso povo vai acompanhar meu voto”, destacou o opositor. Na mesma linha seguiu João Batista, “seria irresponsável deixar de votar em Quixadá, aqui neste plenário é o sentimento da população, de 100 pessoas não tenho dúvida 95 preferem Quixadá”, defendeu. O terceiro voto para Quixadá foi do vereador Paulo Josino que recebeu muitos aplausos de populares, “Quixadá é sem dúvida a melhor opção, veja, são 30 km mais perto, vocês sabem o que significa isso? É suficiente para salvar uma vida”. O presidente da Câmara, José Lenilton Cleison Pinheiro também apoiou Quixadá, destacando a distância como fator favorável.

Contrariando os demais colegas que discursaram e defenderam a quilometragem e a estrutura de Quixadá, o vereador César Basto que tem forte ligação com o médico de Quixeramobim, Dr. Rômulo Coêlho, preferiu não fazer a disfeita com o seu amigo e votou em Quixeramobim, o que motivou o protesto de várias pessoas que estavam no local e iniciaram muitas vaias ao vereador, na saída ele teve que ouvir muitas criticas, “o senhor ainda vai na minha casa, agente sabe os motivos que o você votou em Quixeramobim”, disse Maria da Conceição, 52 anos. Além de César Basto que preferiu votar para satisfazer o colega de Quixeramobim, foram os vereadores Raimundo Arilo Cavalcante Pinheiro, Jean Nedson Pinheiro, Manoel Tomaz Neto Bezerra, ambos subordinados ao prefeito Antônio Valterno Nogueira Pinheiro, cujo seu irmão é o Deputado Estadual Leonardo Pinheiro que teve quase 2 mil votos em Quixadá, porém, votaram em Quixeramobim, além deles a vereadora Maria Costa de Carvalho votou também em Quixeramobim supostamente a mando do deputado Mauro Filho.

Os vereadores destacaram que a cidade que tem a melhor estrutura é Quixadá, curiosamente votaram em Quixeramobim.

Denúncia

É certo que o critério de votação está servindo para políticos fazeram os seus caixas-dois para as suas campanhas política de 2012. De acordo com o prefeito de Boa Viagem, Fernando Assef, denúnciou que há informação dando conta que deputados estão oferecendo emenda até milionárias para conseguir votos.

Mais informações aqui.

Jackson Perigoso
Reportagem
Chico Javali
Foto

Fonte: Revistacentral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário