sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Lançamento do Livro Solonópole será 11 de Dezembro

Lançamento do Livro Solonópole cujo autor Francisco Dantas Pinheiro, será no dia 11 de dezembro de 2009.

Programação:
09:00 hs – Sessão Solene na Câmara Municipal de Solonópole;
13:30hs – Programa de Rádio na Sol Fm (transmissão via internet);
16:00 hs – Palestra com estudantes e sessão simbólica de autógrafos na Bibioteca Pública Municipal Professora Stela Machado.

19:30 hs – Solenidade de Lançamento Oficial do Livro SOLONÓPOLE
Local: Quadra Poliesportiva José Atualpa Pinheiro Landim

Obs: Momento da solenidade, haverá venda do livro no referido local.

Sua presença é muito importante para o reconhecimento de um acervo de arquivos com farta documentação de grande importância para o reconhecimento de todos que fazem Solonópole. O livro trás a história do município na cronologia das ações de seu povo com inicio em 1827 até 2009. São 1016 páginas de dedicação de um filho a sua terra mãe.

Apoio:
Prefeitura Municipal de Solonópole, Adm.: Nossa Terra, Nossa Vida;
Câmara Municipal de Solonopole;
Pe. José Ricardo Pompeu da Paróquia do Bom Jesus Aparecido;
Familia Dantas e Amigos.


SOLONÓPOLE O LIVRO

























A família Pinheiro em especial e toda família solonopolense está de parabéns. Foi lançado o livro Solonópole, do escritor cearense e filho de Solonópole, Francisco Dantas Pinheiro. A obra documenta a história sócial, econômica e política do município.
Como diz o autor o livro é uma exposição de um acervo de arquivos com farta documentação de ingente importância para o conhecimento de todos que fazem Solonópole. O livro trás a história do município na cronologia das ações do seu povo com início em 1827 até 2007. São 1016 páginas, isso mesmo, 1016 páginas de dedicação de um filho a sua terra mãe. Por ocasião da convensão realizada na Praia das Fontes pela ASPID, associação dos pinheiros e descendentes, foi marcada a data de lançamento do livro e do Hino Apoteótico de Solonópole, com letra de Francisco Dantas Pinheiro, Música de Acauã e Aranjo do maestro Adelson Viana.



















O Hino Apotéotico é a mais representativa forma que os filhos e descendentes de toda região do Riacho do Sangue

É uma declaração de amor que retrata de forma poética e extremamente real a geografia, a economia, a fé, a história e o povo com sua corágem e força para lavrar a terra árida.

Considero um momento ímpar na cultura cearense. Estamos testemunhando a primeira obra documentária em quase 200 anos.

É importante e não poderia deixar de registrar que a publicação deste documento que é de interesse não só municipal, mas estadual, não teve o menor apoio ou insentivo por parte de nenhuma autoridade pública ou mesmo privada. Apesar do esforços junto a prefeitura de Solonópole, com o ex-prefeito Atualpa Junior e a vice governadoria do estado que prometeu, mas até agora, 4 meses depois, não obtivemos resposta, apesar o vice-governador ser também da região do riacho do sangue. Todo o custo da publicação de 1000 volumes com 1016 páginas cada, foi totalmente custeado pelo próprio autor. Cultura não dá oba-oba, apesar de ser o alicerce de qualquer sociedade!
Mais informações acesseo site de Dantas Pinheiro : Solonópole o livro.

3 comentários:

  1. o livro traz uma abordagem de decohecimento historico ,no qual é de grande importancia para as geraçoes futuras. eu amo HISTORIA .,


    parabens!!!.

    ResponderExcluir
  2. Prezado,

    Gostaria de saber como adquirir um exemplar, moro no rio de janeiro. Posso encomendar pela interné?
    Atte, Fco. Pinheiro
    fco.pinheiro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de adquirir um exemplar, poderia enviar informações para o meu imail. pinheirovaqueiro@hotmail.com

    ResponderExcluir