domingo, 18 de março de 2012

Solonópole campeão do idsus no sertão central

O município de Solonópole obteve a nota 5,83 ficando em 1º lugar da 8ª CRES no Sertão Central; No Estado com 5,14; No Brasil com 5,47. A Cidade de Solonópole, dentre as dez (10) cidades que compõem esta Região, é a que obteve o melhor desempenho na área da Saúde, medido pelo IDSUS do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde lançou, em Brasília, o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. Criado pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infra-estrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.

Além de dar maior transparência ao quadro geral da oferta e da situação dos serviços de saúde, o IDSUS 2012 servir como instrumento de monitoramento e avaliação para que os dirigentes dos três níveis - Federais Estaduais e Municipais - tomem decisões em favor do aprimoramento das ações de saúde pública no país.

O índice avalia com pontuação de 0 a 10 a municípios, regiões, estados e ao país com base em informações de acesso, que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde, e de efetividade, que medem o desempenho do sistema, ou seja, o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados.

O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.

IDSUS - O índice avalia os serviços dos municípios, regiões e estados com pontuação de 0 a 10 e mede o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados. Toda a sociedade pode conferir a avaliação dos municípios pelo endereço www.saude.gov.br. O levantamento de dados para divulgação do IDUS será realizado a cada três anos.

Nota dos municípios no IDSUS

Em seguida estão os municípios, Solonópole 5,83; Pedra Branca 4,69; Choro 5,64; Milha 5, 54; Ibaretama 5,50; Piquet Carneiro 5,47; Senador Pompeu 5,35; Quixadá 5,04; Banabuiú 5,03; Quixeramobim 5,02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário