segunda-feira, 12 de março de 2012

Polícia ataques a bancos Inteligência investiga a origem de explosivos usados por quadrilhas

Clique para Ampliar
Policiais do Batalhão de Choque são treinados para desarmar artefatos
FOTO: MIGUEL PORTELA
Clique para Ampliar
Dois helicópteros da Ciopaer agora fazem o patrulhamento diário no Interior do Estado e participam das operações de caça aos assaltantes
FOTO: RODRIGO CARVALHO
Clique para Ampliar
José Roberto da Silva Duarte ainda está sendo caçado pela Polícia na Região de Acopiara
FOTO: REPRODUÇÃO
Artefatos vêm sendo utilizados por bandidos para explodir caixas e cofres nas agências bancárias do Interior

Setores de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e das polícias Civil e Militar trabalham em investigações conjuntas com o objetivo de descobrir a origem dos artefatos que estão nas mãos de bandidos. O uso de explosivos tornou-se comum nas ações de quadrilhas que vêm atacando bancos e sitiando cidades do Interior do Estado do Ceará.

Somente neste ano, três assaltos a bancos, com o uso de explosivos, foram registrados no Ceará. O primeiro, no dia 4 de janeiro, quando uma quadrilha atacou a agência do Banco do Brasil da cidade de Solonópole (275Km de Fortaleza). Depois, no dia 7 de fevereiro, o ´alvo´ dos ladrões usando artefatos foi a agência do BB da cidade de Madalena (186Km da Capital).

Destruição

Por último, ocorreu o assalto ao Banco do Brasil de Banabuiú (214Km de Fortaleza), na tarde do dia 1º de março, quando os ladrões usaram uma carga de explosivos tão intensa que a detonação dos artefatos causou a completa destruição da agência bancária, e ainda, atingiu uma escola vizinha.

"Praticamente, todo o prédio foi demolido, e por, ironia do destino, só ficaram de pé os caixas eletrônicos que os bandidos queriam explodir", disse um policial civil da região, destacado para dar início às primeiras investigações em torno do fato.

No ano passado, a SSPDS fez o registro de 37 ataques a bancos em todo o Estado, incluindo aqueles considerados ´clássicos´ (em que bandidos armados invadem a agência, fazem reféns e levam o dinheiro, sem usar dinamite), os arrombamentos de caixas (com o uso de maçarico ou outros apetrechos) e, ainda, aqueles em que as quadrilhas explodem os caixas eletrônicos ou mesmo o cofre-forte.

Em 15 dos 37 assaltos do ano passado, os criminosos usaram artefatos explosivos para violar os equipamentos onde estava acondicionado o dinheiro. Estes episódios ocorreram nas cidades de Cariús (03/03), Pires Ferreira (02/06), Groaíras (07/06), Parambu (14/6), Apuiarés (22/06), Caridade (06/07), Quiterianópolis (15/07), Hidrolândia (03/08), Ibicuitinga (02/09), Ocara (28/09), Fortaleza (06/10), Jaguaretama (13/10), Palmácia (26/10), São Gonçalo do Amarante (01/12), e, por último, na cidade São João do Jaguaribe (03/12).

Especialistas em explosivos ouvidos pela Reportagem explicam que, apesar de o acesso aos artefatos estar sendo fácil, o mesmo não ocorre em relação ao manuseio do material destrutivo. "Estamos vendo nestas ocorrências que eles não sabem quantificar a carga necessária para a abertura dos equipamentos. Usam carga em demasia, destoem os prédios e, em vários casos, destroem também o equipamento e dinheiro que pretendiam levar", disse um perito.

Escola

Na última ação criminosa, na cidade de Banabuiú, a explosão foi tão forte que causou destruição em diversas dependências de uma escola pública localizada vizinha à agência do Banco do Brasil.

Por sorte, na hora do assalto, não havia mais ninguém no prédio. "Os alunos tinham saído de lá pouco mais de meia hora antes. Se ainda estivessem lá, muitos ficariam feridos ou morreriam", disse um policial.

Para a Polícia, a principal vertente das investigações diz respeito ao desvio ou furtos de explosivos que são utilizados em pedreiras na Região Metropolitana de Fortaleza ou no Interior do Estado.

Mas, a Inteligência não descarta a hipótese de que os explosivos que vêm sendo usados no Ceará sejam oriundos de outros Estados brasileiros. A Polícia já tem a prova de que muitas das quadrilhas que agiram neste Estado têm ligações com bandos de fora.

Prova disso foi a recente desarticulação da quadrilha responsável pelo ataque na cidade de Catarina, na Região dos Inhamuns, onde parte do grupo era formado por criminosos do estado de Sergipe . Há também um dos ladrões natural de Pernambuco ou de Goiás. Ele não foi ainda capturado.

Encontrada

Em algumas ocorrências registradas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), artefatos explosivos são encontrados abandonados em via pública.

Em situações desta natureza, a Ciops aciona, imediatamente, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), unidade de elite da PM pertencente ao Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque).

O grupo possui homens especializados no desarme de artefatos. São homens treinados que passaram por cursos voltados ao conhecimento de explosivos, alguns com formação em outros Estados. Os explosivos recolhidos nas ruas ou em poder de bandidos são detonados.

NÚMERO

37 bancos foram assaltados, no ano passado, no Ceará. Em 15 deles, os bandidos explodiram os caixas eletrônicos. A procedência dos artefatos não foi identificada

3 agências assaltadas neste ano tiveram parte de sua estrutura física comprometida depois que os criminosos usaram dinamite para abrir os caixas ou o cofre-forte

Reforço no Interior mostra resultados

Mais de 60 pessoas presas e diversas quadrilhas desarticuladas. Este foi o saldo positivo que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) contabilizou em 2011 nas investigações conjuntas das polícias Civil e Militar e Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin) no combate aos assaltos a bancos.

Além disso, segundo dados da SSPDS, os números revelam que os assaltos contra estabelecimentos bancários se mantiveram estabilizados em comparação a 2010, isto é, 37 ataques. Apesar das ações violentas no Interior, na Capital e sua Região Metropolitana os índices de assaltos a banco caíram.

Apoio

E foi exatamente por conta dessa constatação, que o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, coronel Francisco José Bezerra, decidiu junto com seus assessores redimensionar o policiamento no Interior, com o incremento de maior efetivo e o deslocamento de forças especiais da Capital para as regiões consideradas de maior vulnerabilidade e onde aconteceram mais assaltos no ano passado, como no Sertão Central, Inhamuns e na Zona Norte.

Uma dessas medidas foi deslocar para o Interior do estado duas das três aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Agora, apenas um helicóptero fica em Fortaleza. Os outros dois foram deslocados para as regiões do Sertão Central e Sul.

Também foi criada uma nova unidade dentro do organograma do Batalhão de Policia de Choque (BpChoque).

Cotar

Trata-se do Comando Tático Rural, o Cotar, efetivo que foi treinado e já está atuando em apoio aos batalhões e companhias interioranas na prevenção e repressão aos assaltos.

E foi exatamente o emprego destas duas unidades (Ciopaer e Cotar) que resultou na desarticulação e prisão da quadrilha que no dia 27 de fevereiro assaltou o BB de Catarina, na Região dos Inhamuns (398Km da Capital).

Depois do assalto, os bandidos se refugiram em um matagal e através dele - depois de percorrerem dezenas de quilômetros - chegaram ao distrito de Ebron, no Município de Acopiara. Foi lá, na manhã do dia 2 último, que ocorreu o confronto com a Polícia Militar. Descobertos depois do levantamento de pistas, os criminosos se envolveram em um intenso tiroteio com policiais da Ciopaer e do Cotar. Neste embate, quatro dos ladrões acabaram mortos.

Na mesma operação, a Polícia deteve um grupo que havia saído de Fortaleza, em uma topique, em direção a Acopiara, com o objetivo de resgatar os comparsas. No mesmo dia, o efetivo, sob a coordenação do Comando do Policiamento do Interior (CPI), localizou o armamento do grupo. Entre as armas apreendidas, estavam fuzis, metralhadoras, escopetas e pistolas.

Dois dos fuzis havia sido roubado pela quadrilha quando esta invadiu a sede do Destacamento da PM e matou um policial.

NÚMERO

17 armas de fogo foram localizadas pela Polícia Militar em poder da quadrilha que, no dia 27 último, assaltou o banco de Catarina e assassinou um policial militar

Chefe de bando é fugitivo da Decap

Das dez pessoas que participaram ativamente do ataque à agência do Banco do Brasil da cidade de Catarina, na Região dos Inhamuns, apenas uma está foragida, segundo a Polícia. Trata-se de um dos chefes do bando. José Roberto da Silva Duarte é foragido da Justiça. Em 2010, ele escapou da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), em Fortaleza exatamente na madrugada do dia 25 de julho daquele ano, juntamente com outros seis detentos.

´Zé Roberto´ é natural de Icó, assim como a maioria dos integrantes da quadrilha. Na semana passada, o bandido teve mais uma, a sexta, prisão preventiva decretada pela Justiça. O juiz da Comarca de Acopiara e que está respondendo também pela Comarca de Catarina, Antônio Cristiano de Carvalho Magalhães, decretou a preventiva do assaltante e de outros integrantes da quadrilha.

Presos

Segundo a Polícia, já estão presos cinco acusados, entre eles, Francisco Jânio Pereira Mota, Pedro Luís de Negreiros, o ´Nando´; e José Walter Correia de Lima.

Já no tiroteio ocorrido no último dia 3, na zona rural de Acopiara, morreram os assaltantes identificados como João Pires Soares (sergipano), Juvenal Vítor Lucas (de Icó), Jorge Luís de Lima Silva (de Sergipe) e Jonas Sombra Rodrigues (de Cascavel). Em poder deles havia armas de grosso calibre, como fuzis, metralhadoras, pistolas e escopetas (calibre 12).

Investiga

Em outra investigação paralela, a Polícia trabalha para desarticular outra quadrilha. O bando investigado foi o responsável pelo ataque ao Banco do Brasil da cidade de Banabuiú (214Km de Fortaleza), ocorrido na tarde do dia 1º de março.

A quadrilha agiu com bastante violência e dinamitou a agência na tentativa de roubar o dinheiro depositado nos caixas eletrônicos, além de fazer disparos de fuzil e fugir com reféns.

FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA do DN.

Outras Noticias

  1. Ex-prefeito de Solonópole denunciado pela promotoria estadual


    direitoce - 7 mar. 2012
    “O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça da comarca de Solonópole Déric Funck Leite, ofereceu denúncia contra o ex-prefeito ...
    crime de responsabilidadeO POVO Online
    todos os 3 artigos de notícias »
  2. MPE combate propaganda eleitoral antecipada em Solonópole


    direitoce - 28 fev. 2012
    ... nesta terça-feira, uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e ainda Representação Eleitoral contra o pré-candidato a prefeito de Solonópole, ...
    MP-CE pede inelegibilidade de pré- candidato por campanha antecipadaG1.com.br
    MP questiona propaganda eleitoral antecipadaO POVO Online
    todos os 5 artigos de notícias »
  3. Donos de posto de combustíveis são denunciados por sonegação ...


    Diário do Nordeste - 23 fev. 2012
    Donos de um posto de combustíveis no município de Solonópole foram denunciados por sonegação fiscal pelo Ministério Público do Estado Ceará.
    MP denuncia sonegadores fiscais em Solonópoledireitoce
    todos os 2 artigos de notícias »
  4. Inteligência investiga a origem de explosivos usados por quadrilhas


    Diário do Nordeste - 2 dias atrás
    O primeiro, no dia 4 de janeiro, quando uma quadrilha atacou a agência do Banco do Brasil da cidade de Solonópole (275Km de Fortaleza).
  5. Quadrilha ataca BB de Banabuiú


    Diário do Nordeste - 1 mar. 2012
    ... ataques a bancos em nove cidades do Interior; Banabuiú, Catarina, Madalena, Novo Oriente, Pedra Branca, Senador Sá, Irauçuba, Capistrano e Solonópole.
  6. Homens armados passam trote para a polícia e assaltam agência dos ...


    Diário do Nordeste - 2 mar. 2012
    A suspeita é que os criminosos sejam da cidade vizinha, Solonópole. Não é a primeira vez que agência dos Correios de Milhã é assaltada.
  7. População de Ibaretama recebe nova Unidade Básica de Saúde


    Ceará - 24 fev. 2012
    São: Banabuiú, Choró, Milhã, Quixerampobim, Senador Pompeu e Solonópole e Ibicuitinga. Antes da solenidade de inauguração, o secretário Arruda Bastos visita ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário