terça-feira, 1 de março de 2011

IDT e Associação dos Pescadores habilitam os pescadores ao seguro desemprego em Solonópole

Na tarde desta terça-feira, dia 01/03/2011, com inicio as 14h20 até as 19h00 estiveram na Casa do Cidadão de Solonópole, Márcio Greick da Silveira Presidente da Associação dos Pescadores do Município pertencente à Colônia Z-46, ladeado de Eloy Pinheiro Servidor da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará juntamente com José Pereira de Oliveira Neto popularmente Neto Oliveira Analista de Desenvolvimento do Mercado de Trabalho do IDT, para habilitar junto a associação os pescadores para o seguro desemprego no termo de cooperação técnica.

Inclusive a promotoria Dr. Déric Funck Leite, no dia 08/02 ele faz uma recepção dos pescadores em que eles (os pescadores) assinaram uma declaração declarando atividade de pesca ao ano anterior de defeso em efetivamente 2010. Sendo que os pescadores de Solonópole disseram que vivem e se mantem exclusivamente da pesca, segundo Neto Oliveira salientando que no Estado do Ceará para ter o seguro desemprego nós temos que respeitar o defeso já que é firmado pelo IBAMA em pescar estas sete espécies que são chamadas de Piracema, pela portaria Nº. 4, hoje temos a curimatã, piaba, pial comum e o verdadeiro, sardinha, tambaqui.

Para isso o pescador tem que parar de pescar nos meses de fevereiro, março e abril além de transportar, estocar e de beneficiar atividades ligadas à pesca como estas extremamente proibidas. Para ter direito ao seguro pesca tem que ter a atividade paralisada.

Hoje foram habilitados 63 pescadores, sendo deste total 41 pescadores de Solonópole e 22 pescadores da cidade de Deputado Irapuan Pinheiro.

Já passamos por General Sampaio, Senador Pompeu, Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro e aqui Solonópole finalizando e amanhã estaremos em Banabuiú, e dando seqüência na quinta-feira estaremos em Varjota fazendo cumprir este termo trabalhando em nível do Estado do Ceará.

Segundo Neto Oliveira, nós estivemos hoje recepcionando os pescadores de Solonópole e nós vimos aqui uma queda brusca em termo de requerente, ou seja, pessoas que requereram o seguro desemprego ano passado, e esse ano por não ter cumprido todo aquele período de pesca dentro do açude, ele realmente tiveram a consciência e não requereram o seguro desemprego. Claro que ai nós tivemos uma mão amiga que é a Colônia dos Pescadores hoje tem um trabalho muito serio que agente tem que bater palmas para o Sr. Marcio Greick que hoje faz um trabalho exemplar em nível de Estado. É tanto que onde nós passamos sempre citamos Solonópole como exemplo de administração e exemplo de responsabilidade com o erário público.

José Pereira de Oliveira Neto “Neto Oliveira

Site: www.idt.org.br E-mail: netooliveira@idt.org.br

Fone: 0xx85-3101-5500 - Coordenação do Seguro Desemprego

Avenida da Universidade, 2596, Bairro: Benfica, Fortaleza-Ceará.

Confira a entrevista na íntegra Baixar aqui.


Confira as fotos

Blog de Solonópole-Ceará.

Contato: 88-9661-3403 E-mail: elaniosol@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário