A inauguração, no último fim de semana, do primeiro trecho de 50 quilômetros da Rodovia Padre Cícero (CE-153), ligando Banabuiú a Solonópole, dará mais ânimo aos festejos do centenário de emancipação política de Juazeiro do Norte, programado para o meio do ano. O empreendimento, quando concluído, reduzirá em 120 quilômetros o percurso entre Fortaleza e a região do Cariri, impulsionando o turismo religioso, reduzindo os custos dos transportes de carga e de passageiros, intensificando a integração econômica e social do sul com as demais regiões do Ceará.
A obra em construção pelo governo do Estado deverá estar totalmente concluída até dezembro. A rodovia, com extensão de 500 quilômetros, representa um investimento superior a R$ 120 milhões, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte do Programa Rodoviário Ceará III, e pela contrapartida da administração estadual. O custo restante das obras em andamento está orçado em R$ 94,6 milhões.
A CE-153 proporcionará à malha viária do Estado o acesso a diversas regiões sertanejas isoladas dos grandes traçados das rodovias federais e estaduais. Daí seu desenvolvimento se processar em ritmo lento. A falta de infraestrutura de transportes para o escoamento da produção e de acesso a bens e serviços consumidos por seus habitantes tem sido o fator predominante nesse descompasso.
A ligação rodoviária do sul do Ceará com o litoral se faz pela BR-116, cortando o Vale do Jaguaribe, nas divisas do Ceará com a Paraíba e o Rio Grande do Norte, e pela BR-020, interligando a Capital ao Sertão Central e aos Inhamuns. Outra via de acesso é a Rodovia do Algodão, incorporando, no seu trajeto, vários trechos de estradas do Estado e sob a jurisdição do Dnit, seguindo, em parte, o antigo traçado ferroviário.
A Rodovia Padre Cícero vai permitir o intercâmbio comercial de regiões até então esquecidas, como Caririaçu e a Serra de São Pedro, o distrito de Quitaiús, em Lavras da Mangabeira, e os municípios de Cedro, Orós, Nova Floresta, Solonópole e Banabuiú, alcançando Quixadá, no Sertão Central. Seu traçado, bem próximo de uma reta, situa-se exatamente entre a BR-116 e a BR-020 e permite a redução da distância.
A etapa em execução, interligando Caririaçu a Cedro, com 46 quilômetros de extensão, fará um entroncamento com a Rodovia Transamazônica (BR-230). A CE-282, Icó-Lima Campos, com 20 quilômetros, está sendo restaurada para ser incorporada ao caminho Litoral-Cariri. O trecho Solonópole - Nova Floresta - Orós, com 68 quilômetros, está em fase de conclusão. Antes de novembro, deverão estar prontos mais 187 quilômetros dessa estrada marcada para ser uma nova via para o desenvolvimento interiorano.
O governo do Estado estabeleceu, para o próximo quadriênio, a meta de construir 300 quilômetros de rodovias, apoiados em financiamentos externos. Prepara-se Juazeiro do Norte para fazer dessa rodovia um dos marcos de seu centenário, tendo em vista que ela trará benefícios também para as comunidades situadas ao longo de seu percurso.
DN.
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A Rodovia Padre Cícero vai permitir o intercâmbio comercial de regiões até então esquecidas, como Caririaçu e a Serra de São Pedro, o distrito de Quitaiús, em Lavras da Mangabeira, e os municípios de Cedro, Orós, Nova Floresta, Solonópole e Banabuiú, alcançando Quixadá, no Sertão Central. Seu traçado, bem próximo de uma reta, situa-se exatamente entre a BR-116 e a BR-020 e permite a redução da distância.
A etapa em execução, interligando Caririaçu a Cedro, com 46 quilômetros de extensão, fará um entroncamento com a Rodovia Transamazônica (BR-230). A CE-282, Icó-Lima Campos, com 20 quilômetros, está sendo restaurada para ser incorporada ao caminho Litoral-Cariri. O trecho Solonópole - Nova Floresta - Orós, com 68 quilômetros, está em fase de conclusão. Antes de novembro, deverão estar prontos mais 187 quilômetros dessa estrada marcada para ser uma nova via para o desenvolvimento interiorano.
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DN.
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