terça-feira, 9 de março de 2010

Pronunciamentos das autoridades no Território da Cidadania em Solonópole

Foi realizado na última sexta-feira, dia 05 de março, no auditório do Centro de Referência da Assistência Social – Cras, uma Oficina de Formação do Comitê Setorial da Juventude, etapa municipal, através dos Territórios da Cidadania do Sertão Central.
1 - Antonio Guedes de Souza - Secretário de Desenvolvimento Rural de Solonópole “Gostaria de dizer que Jose Holanda que é o secretário de governo, ligou, devido outra atividade não pode esta presente, e o prefeito sente-se feliz em esta proporcionando através da secretaria de desenvolvimento rural, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Ação Social essa oportunidade em fazer com que a juventude de Solonópole passe a integrar as ações não só municipal, mas territorial e fazer parte do sertão central através do comitê da cidadania que nós fazemos parte do sertão central. E dizer a todos que vinheram aqui que é uma satisfação os tê-los, e colocar sempre o município a disposição para as parcerias de interesse do desenvolvimento de Solonópole, meu muito obrigado”.

2 - Francisco Elisiario Nogueira - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Solonópole “E que tem deixado muito a desejar no aspecto que nós tivemos aqui em Solonópole, sete (07) jovens concursados, com 100 horas aulas praticas, infelizmente quando nós vimos aqui nos municípios vizinhos, como Milhã, Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu, Pedra Branca, Piquet Carneiro, jovens tem a oportunidade de conquistarem seus pronaf jovem e desenvolverem, Solonópole não se teve. È culpa do sindicato, é culpa do município? Não. Culpa de uma estratégia de trabalho que dá poder as agências bancarias de cada região decidir se faz ou não faz esse projeto. Isso dói, porque na época o sindicato investiu muito com os jovens que desse essa oportunidade, esbarrou na burocracia dos setores do governo do estado, no caso ematerce e banco do nordeste de Jaguaribe, quando diria que não tinha conhecimento da lei do pronaf jovem. E ai passamos com sete jovens despercebidos sem condições de fazer isso. Acreditamos que hoje através do território da cidadania, o qual esta aqui o nosso amigo Arimateia e demais pessoas, a Valdenia não é de hoje que eu também a conheço. Eu fui um que ajudei a eleger essa pessoa pra comandar a aqui base do nosso território nas organizações dos jovens, certo. Espero que isto tenha uma qualidade dê melhoria e não fique só o sindicato brigando e lutando pelos direitos e que as outras, sociedades civil, órgãos governamentais, sentem junto ao sindicato e discutam com ematerce, banco do nordeste. Porque quando a lei diz que o jovem que tenha 100 horas aula pratica ou que já tenha construído um grupo familiar passa a ter direito, teria que ser respeitado,..., a Secretaría da Ação Social, a Andréia esta reforçando nesta situação e a todos a todas que estão aqui presentes”.

3 - Dra Andréia Adriana Holanda – Assistente Social de Solonópole “Uma boa-vindas a todo mundo que estão aqui. Parabenizar as pessoas que estão aqui, porque não é fácil, não é todo mundo como Elisiario estava dizendo, que se compromete com o município e vem, porque aqui ninguém não esta recebendo nada, não é? Então vocês estão aqui porque vocês se preocupam com os jovens que se preocupam e querem que o município cresce. Então parabéns para os jovens que estão aqui”.

4 – Arimateia – Articulador dos Territórios da Cidadania “Mais eu queria dizer pra vocês que hoje é um dia especial pra vocês. Primeiro porque é só uma ação do Programa Território da Cidadania aqui no município de Solonópole. E essa aço que visa envolver Cinqüenta (50) jovens em cada município, não foi pensado por nós do ministério, nós apenas estamos apoiando. Foi constituída uma comissão e agente tinha um recurso previsto para realizar duas oficinas territoriais envolvendo ai 13 municípios com o intuito de construir o comitê setorial da juventude. E elas pensaram as metodologias. Quais os parceiros iam envolver nessas atividades. E acharam por bem dar a proposta pro ministério e pra gente que esta no colegiado,... é interessante agente fazer só dois eventos territoriais e envolver ai dois ou três jovens de cada município. É muito melhor agente fazer 13 eventos em cada território, um evento em cada município. Poder envolver em cada município 50 jovens da zona rural e da zona urbana. Essa é a nossa meta e o que agente vem fazendo, e finalizando essas 13 a realizar as duas oficinas territoriais de constituição do comitê setorial da juventude. O Território da Cidadania desde 2003 agente vem trabalhando nessa perspectiva, e por lá permeia e passa todos os programas e recursos do Governo Federal. Então é um programa macro, grande e envolve em torno de 22 ministérios mais as secretarias especiais da presidência da republica. Por lá passam muitos recursos. Os sindicatos dos trabalhadores rurais tem assento, a prefeitura tem assento, vários secretários já conhece essa dinâmica. Então, é um momento muito oportuno que agente já tem conseguido implementar vários projetos aqui mesmo no município de Solonópole agente já tem alguns recursos empenhados que vai beneficiar a população de solonópole. Mais dizer também que, muita gente também trata com os presentes(preceitos) a juventude, porque os jovens eles não gostam de muita conversa, menos conversas,menos discursos bonitos e mais um coisa concreta. Os jovens gosta disso, porque ela é mais proativo, ela é muito ativo nas suas atividades. Vocês vão ter a oportunidade de conhecer o que é o Programa Território da Cidadania? De saber como vai participar desse programa? Quais são as ações que esta prevista pra vocês? Quais são as oportunidades? Mais o que agente que despertar em vocês é a importância de vocês se organizar através deste comitê Territorial da Juventude. Porque? Porque é por lá que vai passar todas as políticas e programas pra juventude. Então nada melhor de que vocês, de decidir, de priorizar, de apresentar as demandas das próprias comunidades. Agradecer o município daqui de Solonópole, agradecer a parceria do sindicato. Agente não poderia deixar de fazer essa ação aqui sem antes, ser a porta de entrada, a principal porta de entrada a prefeitura municipal e o sindicato de trabalhadores rurais que já conhece e que já vem participando dessa ação do Programa Território da Cidadania”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário