terça-feira, 30 de março de 2010

Aula Inaugural

A Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA, em parceria com a Secretaria de Cultura de Solonópole, promoveu no último sábado, dia 27, seminário de literatura com os alunos do curso de Pós-Graduação em Português, Língua e Literatura – seminário que, dentre outras coisas, serviu como conclusão da disciplina “literatura e formação de leitores”, ministrada pela professora Socorro Pinheiro.

Houve cinco apresentações de obras literárias. O primeiro grupo fez um teatro de rua com a obra “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto; o segundo convidou o artesão e poeta Irís Pinheiro para falar sobre sua produção artística e literária, o grupo tratou sobre a obra do poeta Patativa do Assaré; o terceiro grupo estudou a obra Lucíola de José de Alencar, com uma exposição sobre a temática central do livro, “a prostituta Lúcia”.

O quarto grupo apresentou “Vidas Secas” do escritor modernista Graciliano Ramos, uma análise da obra estudada por capítulos. O quinto e último grupo estudou “O Sertanejo”, de José de Alencar, por meio de um painel com gravuras que teciam o enredo da obra. A professora Socorro Pinheiro fez o encerramento da disciplina na Biblioteca Municipal. Os alunos desenvolveram atividades de leitura e em seguida recitaram poemas sob a orientação da professora.

O secretário Roneudo Pinheiro, ressaltou que a Secretaria de Cultura de Solonópole, seguindo o que preceitua o prefeito Valterno Nogueira, estará sempre de portas abertas para apoiar todos os projetos que visem fortalecer a cultura do município e de seu povo.

Confira as fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário