segunda-feira, 15 de março de 2010

Educação continuada dos agentes comunitários de saúde - Solonópole socializando o conhecimento como ferramenta de trabalho na saúde pública

A Secretaria de Saúde de Solonópole, dando seguimento ao processo de EDUCAÇÃO CONTINUADA dos AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, realizou no dia 15 de março de 2010, um curso sobre SAÚDE DA MULHER com palestras da Dra. Katilene e Dra. Gressiely (enfermeiras), e Dra. Cecília (nutricionista) abordando os temas da PREVENÇÃO DO CÂNCER GINECOLÓGICO e da IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL. As apresentações tiveram recursos audiovisuais e discussão dos temas. O processo de capacitação abrange os ACS da sede municipal e os recém-contratados. O próximo treinamento será sobre HIPERTENSÃO ARTERIAL e DIABETES MELLITUS no dia 30 de março de 2010.

A participação da nutricionista Cecília Moreia Lobo na capacitação dos AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE foram três temas:

  1. Alimentos, atividade física e câncer - onde foi apresentado o resumo de vários estudos do INCA (Instituto Nacional do Câncer) e outras entidades similares no mundo, relacionando o uso de alimentos, hábitos de vida e a ocorrência de câncer em diversos sítios anatômicos; em momento anterior Dra. Katilene explorou sobre o tema Câncer de Colo Uterino e Mama.
  2. Aleitamento materno onde foram ressaltadas a grande importância e impacto na melhoria da saúde da criança e da mãe nutriz e ainda o papel do profissional de saúde no aconselhamento para amamentação que deve acontecer, principalmente, no pré-natal e nos primeiros dias pós-parto, oferecendo apoio e tirando as dúvidas da mãe sem julgamento ou críticas.
  3. Alimentação complementar - aquela apresentada a criança após os primeiros seis meses de vida, se mama no peito; ou antes, se não recebeu leite materno.
agentes comunitários de saúde
Dra. Katilene Pinheiro Dra. Katilene Pinheiro e Dra. Cecília Lôbo Dra. Gressiely Cavalcante e Dra. Katilene Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário