sábado, 20 de março de 2010

Fiéis reverenciam São José e fazem preces por chuvas

DEVOÇÃO E FÉClique para Ampliar

Na vila baú, comunidade da zona rural do município de Iguatu, a tradição de celebrar São José é mantida há 114 anos. Faz parte da memória dos moradores. Ontem, eles participaram de uma missa realizada na Capela do Baú
HONÓRIO BARBOSA

Clique para Ampliar

Cerca de 150 homens carregaram o pau da bandeira, hasteado por um guindaste no início das festividades
CLÁUDIA VIDAL

Clique para Ampliar

A COMUNIDADE DE CUSTÓDIO, em Quixadá, homenageou seu padroeiro com procissão e missa ao amanhecer
ALEX PIMENTEL

20/3/2010

Mesmo diante das poucas chuvas, os cearenses, ontem, esperançosos, louvaram ao padroeiro do Estado

Iguatu. Há 114 anos, a tradição de celebrar São José é mantida na Vila Baú, zona rural deste município. É uma celebração que faz parte da memória dos moradores da comunidade. A devoção centenária se renova a cada ano. Os mais jovens acompanham pais e avós e recebem deles os ensinamentos cristãos, a fé no pai adotivo de Jesus Cristo. São José é padroeiro do Ceará e é um dos santos mais festejados, em dezenas de paróquias e centenas de capelas. Há dez anos foi instituído pelo então bispo, dom José Doth, padroeiro da Diocese de Iguatu. Há uma mística popular entre o sertanejo e o santo. Para o agricultor, a data assinala a última esperança de boas colheitas, quando as chuvas estão raras e tardias. O costume manda esperar até o dia de ontem, para se saber se haverá ou não "inverno" no sertão cearense.

Ontem, pela manhã, não choveu no Centro-Sul, mas, na noite anterior, ocorreu uma precipitação que, de um certo modo, renovou as esperanças dos agricultores. Este ano, o quadro de seca se desenha e ameaça o sertanejo. O dia dedicado a São José foi de muitas orações e súplicas para chover no sertão. A lavoura de milho e feijão está se perdendo, muitos sequer plantaram porque a terra permanece seca e já há ameaça de escassez de água para o abastecimento humano e dos animais.

Na comunidade de Baú, durante todo o mês de março, são celebradas novenas sempre a partir das 19 horas, para homenagear o santo. Os homens puxam os cânticos, orações e ofícios, que são acompanhados por mulheres e crianças, desde cedo levando adiante a devoção mantida pelos pais.

Construção

A Capela do Baú foi construída no fim do século XIX, em 1896, pelo agricultor José Alves de Oliveira, como forma de pagamento de uma promessa a São José. A mulher dele, Clara Alves de Oliveira, enfrentava enormes dificuldades na hora do parto de um dos filhos. "Corria risco de morte", lembra a neta e coordenadora do novenário, Zenalda Nogueira. As preces ao santo, pai adotivo de Jesus, foram intensas e o parto foi bem sucedido. "Era uma época em que muitas mulheres morriam em consequência de parto", lembra Zenalda Nogueira. "Não havia condições de realizar cirurgia e nem na cidade de Iguatu existia hospital. O parto estava mesmo nas mãos de Deus e das parteiras".

Em sinal de graças, José Alves de Oliveira mandou erguer a capela e iniciou, no mesmo ano, um mês de celebrações, novenas e missas, cuja tradição é mantida hoje. A construção da capela foi sinal da fé e devoção, de um homem simples do sertão, em São José, um dos santos mais populares da Igreja. "São exemplos que precisam ser preservados porque fazem parte da nossa história cristã e da família", observa o veterinário e bisneto do construtor da capela, Mauro Nogueira. Quem conhece a história do lugar e participa dos festejos sabe que há forte sentimento religioso popular.

O padre Lázaro Augusto, pároco da Matriz de Senhora Sant´Ana, celebrou a missa na comunidade, ontem pela manhã. A liturgia no dia de São José atrai moradores não só do Baú, mas de comunidades e sítios vizinhos que participam para louvar o santo. "É um dia de festa para agradecer e renovar os pedidos a Deus e a São José", disse o sacerdote. Neste ano, mais pedidos do que agradecimento, pois as chuvas estão escassas.

Para os moradores do Baú, após 114 anos, não há como deixar o Dia de São José passar em branco. "É uma tradição das nossas famílias", disse o agricultor José de Souza. Na comunidade, muitos foram batizados com o nome de José e há, na celebração, momento dedicado aos xarás do padroeiro, com uma bênção especial.

Na Catedral de São José, em Iguatu, o novenário, celebrado há dez anos, lotou o templo de fiéis. Ontem, houve missa solene de encerramento, celebrada pelo bispo da Diocese, dom João Costa, e procissão com o andor do santo pelas ruas da cidade. Na Diocese de Iguatu, a paróquia de Catarina também celebra São José. O mesmo ocorre em dezenas de comunidades rurais que têm o santo como padroeiro por todo o Ceará.

Em Iguatu, ocorreu celebração dedicada ao padroeiro do Ceará nas comunidades de Gadelha, Barreira dos Pinheiros, Serrote e Baú. Outra festa tradicional aconteceu no distrito de São José, em Solonópole, que pertence à Diocese de Iguatu. Neste ano, comemorou-se 100 de fundação da igreja e devoção ao santo. A missa solene foi presidida pelo bispo emérito, dom José Mauro, com participação do padre Ricardo Ferreira.

Tradição

"Celebrar São José é manter viva nossa tradição, fé e esperança do nosso povo"
Zenalda Nogueira, Neta do fundador da Capela do Baú

"A festa faz parte da história das nossas famílias e desde criança que eu participava"
José de Souza, Agricultor

MAIS INFORMAÇÕES
Fazenda Baú
(88) 3582. 2018
Cúria Diocesana de Iguatu
(88) 3581.0263

Honório Barbosa
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário