quarta-feira, 31 de março de 2010

Seguro Desemprego para Pescadores

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Solonópole realizou na última segunda-feira, 29 de março, atendimento aos pescadores profissionais artesanais do município, para encaminhamento do Seguro Desemprego relacionado ao período de defeso da pesca (período em que a pesca está veementemente proibida), que vai do dia 2 de fevereiro a 30 de abril.

Ao todo, foram atendidos 52 pescadores do município, e mais 20 pescadores de Deputado Irapuan Pinheiro, que fazem parte da Colônia de Pescadores de Solonópole. Cada pescador receberá o valor de três (3) salários mínimos. O montante estará disponível após 30 dias de requerido o seguro, na Caixa Econômica Federal.

Maiores informações procurar o Sr. Carlos Jair Pinheiro, na Casa do Cidadão, em Solonópole.
Fonte: PMS

Escola Fenelon comemora 53 anos com desfile e apresentações em Solonopole

A EEFM Fenelon Rodrigues Pinheiro da cidade de Solonópole, dentro do calendário de sua programação, realizou na tarde desta quarta-feira, 31 de Março de 2010, uma apresentação de todos seus diretores que ja passaram e os que ainda permanecem, além de secretarios escolares e administrativo, bem como o surgimento de vice-diretor na mencionada escola mostrado pela ex-diretora Simone Maria Saraiva Leite.

Participaram das comemorações a Banda da Associação Recreativa de Solonópole - ARS, e na oportunidade ainda aconteceu o desfile para Rainha e Rei da escola.

Confira as fotos

Continua o Cronograma da Programação Semana Santa

Dia 31/03 – Quarta-feira Santa
08h00 – Visita aos enfermos no Bairro Barra Nova;
19h00 – Reunião de Liturgia (Preparar a Vigília Pascal e o Domingo de Páscoa).

Dia 01/04 – Quinta-feira Santa
08h00 – Missa dos Santos Óleos na cidade de Iguatú-CE, com todos os padres da Diocese e o Bispo D. João José Costa;
19h00 – Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés na Igreja Matriz de Solonópole.

Adoração ao Santíssimo Sacramento
Onde acontecerá o translado do santíssimo para o salão da catequese aonde será preparado o santuário, capela do santíssimo até meia noite.

Horário dos Bairros:
20h00 às 21h00 – Barra Nova e Alto Vistoso;
21h00 às 22h00 – Santa Tereza, Conjunto Cohab, Conjunto Nossa Senhora das Graças;
22h00 às 23h00 – Simeão Machado e Domingos Sávio;
23h00 às 00h00 – Centro e Monte Castelo;

Dia 02/04 – Sexta-feira Santa
08h00 às 11h00 – Confissões na Igreja Matriz com o Pe. José Ricardo Pompeu;
15h00 – Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na Igreja Matriz;
16h00 – Via-Sacra, encenado pela professora Aglaê Pinheiro com a equipe de jovens da paróquia onde irá fazer quadros vivos pelas ruas da cidade com encerramento próximo ao cemitério;
19h00 – Confissões na Igreja Matriz.

Dia 03/04 – Sábado Santo
20h00 – Vigília Pascal (Missa e Benção: do fogo, da vela, do círio e água);
Liturgia Eucarística.
Lembrando que cada pessoa que for participar, tem que conduzir uma vela. Porque temos três momentos dentro da celebração da vigília de Páscoa, que é a Benção do fogo (lembrando que Jesus ilumina as trevas da nossa vida), temos a Benção do Círio que (representa a luz do ressuscitado entre nós), Benção da Água (lembrando nosso batismo, nesse dia se tiver pessoas preparadas, faremos até o batismo igual no ano passado, em 2009), Liturgia Eucarística que é (a liturgia da presença do ressuscitado entre nós).

Dia 04/04 – Domingo de Páscoa
08h00 – Missa das Crianças;
10h00 – Missa no Distrito São José;
19h00 – Missa Igreja Matriz de Solonópole.

Telefone da casa Paroquial: (0xx88) 3518-1318.

www.solonopole.blogspot.com

terça-feira, 30 de março de 2010

Aula Inaugural

A Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA, em parceria com a Secretaria de Cultura de Solonópole, promoveu no último sábado, dia 27, seminário de literatura com os alunos do curso de Pós-Graduação em Português, Língua e Literatura – seminário que, dentre outras coisas, serviu como conclusão da disciplina “literatura e formação de leitores”, ministrada pela professora Socorro Pinheiro.

Houve cinco apresentações de obras literárias. O primeiro grupo fez um teatro de rua com a obra “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto; o segundo convidou o artesão e poeta Irís Pinheiro para falar sobre sua produção artística e literária, o grupo tratou sobre a obra do poeta Patativa do Assaré; o terceiro grupo estudou a obra Lucíola de José de Alencar, com uma exposição sobre a temática central do livro, “a prostituta Lúcia”.

O quarto grupo apresentou “Vidas Secas” do escritor modernista Graciliano Ramos, uma análise da obra estudada por capítulos. O quinto e último grupo estudou “O Sertanejo”, de José de Alencar, por meio de um painel com gravuras que teciam o enredo da obra. A professora Socorro Pinheiro fez o encerramento da disciplina na Biblioteca Municipal. Os alunos desenvolveram atividades de leitura e em seguida recitaram poemas sob a orientação da professora.

O secretário Roneudo Pinheiro, ressaltou que a Secretaria de Cultura de Solonópole, seguindo o que preceitua o prefeito Valterno Nogueira, estará sempre de portas abertas para apoiar todos os projetos que visem fortalecer a cultura do município e de seu povo.

Confira as fotos

Mais seis municípios implantarão o Programa de Regularização Fundiária

Campos Sales, Salitre, Tejuçuoca, Umirim e Solonópole serão os próximos municípios a debaterem e implantarem o Programa de Cadastro Georreferenciado e Regularização Fundiária, a partir da realização das audiências púbicas, que serão realizadas nas sedes daqueles municípios. O objetivo é divulgar o programa com a comunidade local, mostrando sua importância e tirando as dúvidas.
O cronograma é o seguinte: dia 30/03, Campos Sales e Salitre; dia 01/04, Tejuçuoca; dia 07/04, Umirim; e dia 08/04, Solonópole.

As audiências serão realizadas nas Câmaras de Vereadores das respectivas cidades, às 9 horas. Em Salitre será às 16 horas. Neste ano já foram realizadas 12 audiências públicas em igual número de municípios. O investimento do é de R$ 40 milhões, sendo 50% do Governo do Ceará e 50% do Governo Federal, e beneficiará 182 municípios.

Campos Sales tem uma área de 122.680 hectares, com previsão de cadastrar 2.378 imoveis, emitir 1.427 títulos, beneficiando 1.641 famílias. A área de Salitre é de 116.192 hectares, com expectativa de cadastrar 2.336 imóveis, emitir 1.401 títulos e beneficiar 1.611 famílias. Tejuçuoca tem uma área de 70.942 hectares, com projeção de cadastrar 524 imóveis, emitir 315 títulos e beneficiar 362 famílias. Umirim tem uma área de 32.450 hectares, com previsão de cadastrar 357 imóveis, emitir 215 títulos e beneficiar 247 famílias. Solonópole tem uma área de tem uma área de 153.840 hectares, podendo cadastrar 2.708 imóveis, emitir 1.625 títulos e beneficiar 1.868 famílias.

As audiências têm as presenças de representações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Idace, Incra, Prefeituras, Câmaras de Vereadores, sindicatos rural e patronal, donos de cartórios, e demais segmentos e lideranças dos municípios.
O programa é desenvolvido pelo Idace, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Incra. O programa abrangerá uma área de 12.816.704 hectares, com previsão de cadastrar 220 mil imóveis rurais, emitir 135 mil títulos de posse (propriedade) e beneficiar 253 mil famílias. No ano passado o Idace realizou o cadastro georreferenciado de 34.746 imóveis rurais, a concessão de 21.047 títulos de propriedade, beneficiando 24.204 famílias, em 18 municípios.

Assessoria de Imprensa do Idace
Augusto Brandão ( augustob@idace.ce.gov.br 3101.2473)

segunda-feira, 29 de março de 2010

Recuperação de passagem molhada

Passagem molhada do distrito de Pasta.
A Prefeitura Municipal de Solonópole, através de sua Secretaria de Infra-estrutura, está realizando a recuperação de passagem molhada no distrito de Pasta.

A obra faz parte do programa de reestruturação desenvolvido por esta secretaria, e que prevê ainda a realização de outras importantes obras, como a recuperação da quadra esportiva do mesmo distrito (já em andamento).

Confira as fotos

Campeonato Municipal de Futsal 2010 – 3ª rodada

O Campeonato Municipal de Futebol de Salão – Edição 2010 realizou neste final de semana mais quatro partidas, válidas pela terceira rodada da competição.

Na sexta-feira, 26, em jogo válido pelo grupo A, o Chelsea conquistou a sua primeira vitória ao derrotar o time do Cangati por 5 x 3. Pelo grupo B, o VASP chegou a sua segunda vitória na competição: 8x6 sobre o Vitória.

No sábado, 27, em partida válida pelo grupo A, o Plejusc venceu o time da Serraria São Francisco (6 x 4), e assumiu a liderança – 7 pontos em 3 jogos. Pelo grupo B, São José venceu a terceira seguida: 8 x5 contra o Força Jovem, e agora é o líder isolado com 9 pontos em 3 partidas.

Até aqui foram realizadas 16 partidas e marcados 142 gols – média de 8,87 gols por partida.

O melhor ataque é do Plejusc – 19 gols

A pior defesa: Vitória (21 gols sofridos)

Confira a classificação dos grupos atualizada Confira as fotos

Fonte: PMS

Torneio do Vinho

Acontecerá na próxima quinta-feira santa, dia 02 de abril de 2010, A partir das 17:00 horas o Torneio do Vinho no Estádio Municipal Padre Agenor Tabosa Pinto. Com a participação de 08 equipes:

* São José;
* Assunção;
* Cangati;
* Pasta (Pasta e Prefeita Suely);
* Bairro Alto Vistoso;
* Bairro Monte Castelo;
* Bairro Barra Nova;
* Bairro Centro (Centro, Maria Francelina e Planalto Santa Tereza).
Premiação: 08 caixas de vinho.
Campeão: 05 caixas
Vice-Campeão: 03 Caixas
Realização: Secretaria de Desporto

Homenagem à dona Madalena

Deus quis ter necessidade de ti. Aquilo que tem previsto para tu fazeres ninguém fará por ti, tu atendestes ao chamado do senhor e ele estará sempre ao teu lado. Guiando-te pela eternidade, pois o que é belo não morre, transforma-se em outra beleza. Eternas saudades deixou em nossos corações.

Mensagem do blog de Solonópole.

domingo, 28 de março de 2010

Programação Semana Santa

Dia 28/03 – Domingo de Ramos
09h30 – Procissão de Ramos na capela do Distrito Pasta;
17h30 – Procissão de Ramos saindo defronte à Casa do Cidadão para Igreja Matriz de Solonópole.

Dia 29/03 – Segunda-feira Santa
08h00 – Visita aos enfermos no Bairro Domingos Sávio;
15h00 - Visita aos enfermos no Bairro Santa Tereza;
19h00 – Reunião de Liturgia (Preparar a Missa da Ceia e Celebração da Paixão).

Dia 30/03 – Terça-feira Santa
08h00 – Visita aos enfermos no Bairro Monte Castelo;
16h00 – Missa na comunidade do Sitio Lagoa do Mato Grosso na Região de São José;
19h00 – Celebração Penitencial na Igreja Matriz de Solonópole.

Dia 31/03 – Quarta-feira Santa
08h00 – Visita aos enfermos no Bairro Barra Nova;
19h00 – Reunião de Liturgia (Preparar a Vigília Pascal e o Domingo de Páscoa)

Dia 01/04 – Quinta-feira Santa
08h00 – Missa dos Santos Óleos na cidade de Iguatú-CE, com todos os padres da Diocese e o Bispo Dom João José Costa;
19h00 – Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés na Igreja Matriz de Solonópole.

Adoração ao Santíssimo Sacramento
Onde acontecerá o translado do santíssimo para o salão da catequese aonde será preparado o santuário, capela do santíssimo até meia noite.

Horário dos Bairros:
20h00 às 21h00 – Barra Nova e Alto Vistoso;
21h00 às 22h00 – Santa Tereza, Conjunto Cohab, Conjunto Nossa Senhora das Graças;
22h00 às 23h00 – Simeão Machado e Domingos Sávio;
23h00 às 00h00 – Centro e Monte Castelo;

Dia 02/04 – Sexta-feira Santa
08h00 às 11h00 – Confissões na Igreja Matriz com o Pe. José Ricardo Pompeu;
15h00 – Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na Igreja Matriz;
16h00 – Via-Sacra, encenado pela professora Aglaê Pinheiro com a equipe de jovens da paróquia onde irá fazer quadros vivos pelas ruas da cidade com encerramento próximo ao cemitério;
19h00 – Confissões na Igreja Matriz.
Dia 03/04 – Sábado Santo
20h00 – Vigília Pascal (Missa e Benção: do fogo, da vela, do círio e água);
Liturgia Eucarística.
Lembrando que cada pessoa que for participar, tem que conduzir uma vela. Porque temos três momentos dentro da celebração da vigília de Páscoa, que é a Benção do fogo (lembrando que Jesus ilumina as trevas da nossa vida), temos a Benção do Círio que (representa a luz do ressuscitado entre nós), Benção da Água (lembrando nosso batismo, nesse dia se tiver pessoas preparadas, faremos até o batismo igual no ano passado, em 2009), Liturgia Eucarística que é (a liturgia da presença do ressuscitado entre nós).

Dia 04/04 – Domingo de Páscoa
08h00 – Missa das Crianças;
10h00 – Missa no Distrito São José;
19h00 – Missa Igreja Matriz de Solonópole.

Telefone da Casa Paroquial: (0xx88) 3518-1318.

www.solonopole.blogspot.com

Polícia prende um dos acusados de assassinato em Senador Pompeu


policiaPoliciais militares do município de Senador Pompeu, no Sertão Central, realizaram a prisão de um dos homens acusados de assassinar Talita Alves na manhã desde sábado. O crime aconteceu na rua Carlos Jereissati, quando os dois homens, em motocicletas, efetuaram vários disparos contra a vítima. Talita, que era natural de Quixeramobim, foi socorrida por populares, mas ao chegar no hospital local não resistiu às perfurações.

A Polícia fez diligências à procura dos suspeitos e conseguiu prender Anchieta Genuíno da Silva, de 25 anos, natural e residente no município. Com ele foi apreendido um revólver Taurus, com dois cartuchos intactos. Anchieta informou que se separou do parceiro, identificado apenas por Fábio, quando o pneu dele furou. Outras diligências são feitas para capturar o segundo envolvido.

Ainda não há informações sobre as causas do crime, que tem características de execução. O Sertão Central, conhecido também como Sertões Cearenses, é uma região vítima constante da ação de criminosos.

Com informações do site Ceará Agora.


Mande a sua sugestão, elogio e critica para contatos@revistacentral.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

sábado, 27 de março de 2010

João Bosco e Melquíades no ProjetoBNB Clube de Cultura - Sábado, 27.03.2010, a partir das 21h00min

O Projeto BNB Clube de Cultura traz à Fortaleza o cantor e compositor João Bosco. O primeiro show da noite será do talentoso artista cearense Melquíades. Contamos com a presença de todos na sede Aldeota do BNB Clube, neste sábado, a partir das 21h00min. Os ingressos serão limitados.

http://www.bnbclube.com.br/images/CARTAZ%20JOÃO%20BOSCO.jpg

/cgi-bin/openwebmail/openwebmail-viewatt.pl/image001.jpg?action=viewattfile&sessionid=nelson@nelsons.com.br*webmail.fortalnet.com.br-session-0.547199691270606&attfile=nelson%40nelsons.com.br%2Awebmail.fortalnet.com.br-session-0.547199691270606-att1269619292&

Projeto BNB Clube de Cultura

/cgi-bin/openwebmail/openwebmail-viewatt.pl/image002.gif?action=viewattfile&sessionid=nelson@nelsons.com.br*webmail.fortalnet.com.br-session-0.547199691270606&attfile=nelson%40nelsons.com.br%2Awebmail.fortalnet.com.br-session-0.547199691270606-att1269619293&

João Bosco no projeto BNB Clube de Cultura

No dia 27 de março, o Projeto BNB Clube de Cultura apresenta João Bosco, em seu mais recente trabalho, intitulado “Não vou pro céu, mas já não vivo no chão”. Noite que também terá a participação do cearense Melquíades.

No disco, o cantor, compositor e instrumentista traz o recente debate sobre a morte da canção, e retoma trabalhos em parceria com o grande poeta Aldir Blanc.As letras de "Não Vou Pro Céu, Mas Já Não Vivo No Chão" - primeiro disco de músicas inéditas do artista em sete anos - também estão a altura do instrumental de João Bosco, que canta ainda melhor.

Produzido por Francisco Bosco e pelo guitarrista Ricardo Silveira, o álbum já pode ser considerado um dos melhores da (sólida) discografia de João Bosco. No álbum, João Bosco repete a dose de parceria com o seu filho, o ótimo letrista Francisco Bosco e, ao mesmo tempo marca, em quatro faixas, o retorno da célebre parceria João Bosco / Aldir Blanc - a dupla mais gravada pela magnífica Elis Regina. A balançante "Sonho de Caramujo" é uma dessas faixas. Nela é possível matar saudades de grandes canções como "Nação" ou "O Mestre Sala dos Mares".

O músico preserva o estilo de um dos mais rebuscados violonistas da MPB, com arranjos complexos e execuções magistrais, mesmo quando parecem mais simples. Foi assim que encantou o Brasil e nos proporciona, desde a década de 1970, os melhores relatos de nossa cultura urbana através da música, como em Rosa-dos-ventos, Samba do Pouso e O mergulhador, O bêbado e a equilibrista, Bala com bala, Kid cavaquinho, Caça à raposa, Falso brilhante, O rancho da goiabada, De frente pro crime, Fantasia, Bodas de prata, Latin Lover, O ronco da cuíca, Corsário, dentre muitas outras.

A abertura da noite fica por conta do cantor e compositor Melquíades. O artista é natural da região do Cariri, mais precisamente de Juazeiro do Norte, os primeiros contatos com a música se deram de maneira intuitiva até que se concretizasse sua entrada no Conservatório Pernambucano de Música, bem como no Centro de Educação Musical de Olinda, concomitantemente, nas cidades de Recife e Olinda, onde teve contato com bases teóricas para então formatar de maneira mais sólida sua música.

Melquíades é nome conhecido no rol de músicos que primam por qualidade musical, seja essa demonstrada através do instrumento, seja pela qualidade do repertório que despeja para os que vão lhe ouvir ou ainda, na sua maneira leve de cantar suas músicas e de interpretar clássicos da MPB.

Certamente uma noite pra ficar no imaginário dos presentes!

Serviço:

Projeto BNB Clube de Cultura
Show – João Bosco e apresentação do cantor cearense Melquíades
Local – BNB Clube de Fortaleza – Avenida Santos Dumont, 3646, Aldeota
Data - 27 de março de 2010 - Sábado
Horário - 21 horas
Ingressos Limitados: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia/sócio)
Antecipados até 25 de março de 2010: R$ 40 e R$ 20
Informações: 4006.7200 e 4006.7203

/cgi-bin/openwebmail/openwebmail-viewatt.pl/image003.gif?action=viewattfile&sessionid=nelson@nelsons.com.br*webmail.fortalnet.com.br-session-0.547199691270606&attfile=nelson%40nelsons.com.br%2Awebmail.fortalnet.com.br-session-0.547199691270606-att1269619294&

Sede Aldeota - Av. Santos Dumont, 3846 - Aldeota - Fortaleza-CE
CEP 60.150.162 • Fortaleza/CE • Fone: (85) 4006-7200

Sede Praia - Av. Zezé Diogo, 7333 - Praia do Futuro - Fortaleza-CE
CEP 60.180-000• Fortaleza/CE • Fone: (85) 3433-7235

bnbclube@bnbclube.com.br | www.bnbclube.com.br

Este é um informativo do BNB Clube de Fortaleza e tem o intuito de manter os sócios e amigos do clube atualizados sobre suas atividades. Se, entretanto, você não quiser receber as mensagens informativas do BNB Clube, responda este correio com a palavra "descredenciar".

Show de João Bosco no Projeto BNB Clube de Cultura
Cantor mineiro lançará novo CD “Não vou pro céu mas já não vivo no chão” e o primeiro DVD João Bosco ao Vivo - Obrigado, Gente! neste sábado dia 27 de março de 2010, numa edição que também terá apresentação do cearense Melquíades

Assessoria de Imprensa BNB Clube - bnbclube@bnbclube.com.br


O cantor, compositor e violonista mineiro João Bosco é a grande atração do Projeto BNB Clube de Cultura neste sábado dia 27 de março de 2010 em edição que também terá a participação do intérprete e músico cearense Melquíades.

Na oportunidade, acompanhado de seu inseparável violão, o artista nascido na cidade de Ponte Nova em Minas Gerais, lançará o seu novo CD “Não vou pro céu mas já não vivo no chão” e o primeiro DVD, João Bosco ao Vivo - Obrigado, Gente!

O cantor, compositor e músico cearense Melquíades fará um passeio nos grandes clássicos da música popular brasileira e também interpretará suas criações e parcerias com autores alencarinos.


A vida no fio da navalha

Eucanaã Ferraz

O novo trabalho de João Bosco faz o recente debate sobre a morte da canção parecer algo desde já superado, como uma discussão que serviu de incremento à crítica musical no Brasil, mas que já não serve como paradigma para se pensar o futuro.

É o álbum de um grande cantor, com domínio total da técnica, emoção na medida certa, um timbre pleno de brilho, áspero e cortante em sua doçura, cuja suavidade é mais uma de suas experimentações. É o disco de um grande instrumentista, ele mesmo uma escola do violão brasileiro, como, cada um a seu modo, João Gilberto, Baden Powell e Gilberto Gil. É o disco de um grande compositor, dono de uma linguagem própria, na qual as invenções melódicas e harmônicas soam simultaneamente espontâneas e requintadíssimas. A soma dos três criou sua história própria no vasto quadro da canção brasileira, e ganha agora, com “Não vou pro céu mas já não vivo no chão”, um acréscimo entusiasmador.

Só uma das parecerias com Aldir Blanc, “Navalha”, vale todas as comemorações possíveis pelo esperado retorno da dupla. O tema amoroso deságua na imagem de um Cristo crucificado, remetendo aos sofrimentos físico e espiritual, aos dramas e dilacerações do desejo que marcaram sobretudo o imaginário barroco. E, assim, a “paixão” de Cristo fala também da paixão do homem, reunindo numa única palavra-cravo o humano e o divino, a dor e o prazer, a luz e a escuridão, a vida e a morte. Não é por acaso que uma das parcerias com Francisco Bosco fale em primeira pessoa de uma “Alma barroca”. Barroca e mineira, poder-se-ia acrescentar. E, mais que isso, seria preciso notar o quanto a estética barroca de João Bosco, nesse novo álbum, dá-se como o barroco das igrejas das Minas Gerais: menos ornamental, austero, sutil nos seus jogos de claro-escuro, mais clássico portanto. A tortuosidade das linhas, a tensão entre massas e volumes, os dramas de luz e sombra e o culto formal surgem, então, sob o controle de uma economia voltada para o mínimo. Daí, ainda na canção “Navalha”, a voz, o violão de João Bosco e o contracanto do violão de Ricardo Silveira, criarem um ambiente de tensões sob controle e uma atmosfera mística, plena de sugestões.

Esse barroco suavemente erótico, melancólico, saudoso e a um só tempo intenso e mortal como uma lâmina pode ser visto ainda em outras imagens, como a do “teto de igreja” na suavíssima canção de abertura, “Perfeição”, ou na pulsão de morte – ou melhor, de elevação, pela via do apagamento no vazio – da pungente “Desnortes”, na qual surge, outra vez, o Cristo – na paisagem do Rio – “levitando/ contra o céu”, e a dualidade dilacerante em afirmações como “sou atraído pelo infinito” e “tudo é febril, tudo quer ser, tudo lateja”. A letra de “Alma barroca” afirma: “Eu tenho o pé no chão/e o coração no ar”. A de “Plural singular” fala do “não-ser virando ser”. E o título do álbum, retirado de “Sonho de caramujo”, funciona quase como uma palavra de ordem, declaração de princípios estéticos e existenciais: “Não vou pro céu mas já não vivo no chão”. Mesmo a paisagem é retratada na clave do paradoxo: “o sol/ o mar acende, prateado, quase glacial”. É na contradição e nas atrações paradoxais que se movem cuidadosamente os elementos constitutivos desse álbum. Sua alma barroca está aí, e não na ornamentação.

Tudo isso é apenas um dos modos possíveis de aproximação da complexidade e da beleza de Não vou pro céu mas já não vivo no chão. Aproximação que exige extremos ouvidos e atenção, já que estamos diante da vibração, da dor, da emoção, da alegria, de uma série de afetos, enfim, mas também do absoluto virtuosismo, num conjunto em que tudo é matematicamente preciso, em que a respiração se confunde com a voz, a voz com a pele, o corpo com o instrumento, o significado com o som. E se parece contraditório o vigor emotivo caber no rigor, na economia do mínimo, a audição reconhece facilmente uma unidade excepcional, que tende à concisão. É o que soa inequívoco em cada faixa.

O canto não perde sequer uma fração das sílabas. As canções, assim, brilham intensamente como fala, ou ainda, as letras materializam-se arquitetonicamente e seus sentidos emergem em absoluto equilíbrio com a música. Tudo soa exato como uma navalha. Poderia ser esse o título do álbum: “Navalha”. Porque tudo nele é, como uma lâmina, cortante: as canções, as cordas, o canto, os arranjos. Como na célebre imagem de João Cabral de Melo Neto, temos “uma faca só lâmina”: não há aproximar-se dela sem se ferir, não existe uma área segura, um mínimo lugar fora da intensidade e da beleza. Basta ouvir “Tanto faz”, parceria de João com o filho, Francisco Bosco.

A elegância do canto, preciso, reto, soa como o depoimento de uma vida em que não cabe mais qualquer ilusão. Um desabafo, que soaria sentimental decerto, não fosse a sua extrema força cética, seu senso de liberdade: “Eu vou partir/ Saio do jeito que eu vim/Sem pedir nada a ninguém/ Sem nada pedir”. Só que, mais uma vez, a contradição traz seu brilho de adaga quando, ao final, o vocalize lancinante – queixume, gemido, quase um grito – parece desmentir as palavras que diziam apenas das certezas, da lucidez e da ética imperturbável. Explosão e contenção, portanto, confundem-se numa dinâmica musical que em tudo lembra os grandes clássicos do samba carioca. Mas “Tanto faz” é mais que alusão ou homenagem, pois não seria difícil dizer que ele próprio é, desde já, um clássico.

Há mesmo em muitos momentos do álbum uma espécie de veio histórico a sustentar as canções, e que, ao mesmo tempo, é sustentado por elas. Refiro-me, por exemplo, a uma história do samba – dos anos 30 a João Gilberto – que parece soar nas harmonias de “Navalha”. Do mesmo modo, “Pronto pra próxima”, inspirada parceria com Carlos Rennó, afigura-se como uma homenagem sutil a Orlando Silva, Gershwin e Tom Jobim. E é assim que outra parceria com Rennó, “Pintura”, tem uma leveza e um ritmo que remetem a Caetano e João Donato. “Desnortes” é uma espécie de canção praieira carioca, contemporânea, com algo de Chico Buarque e Antonio Cícero, que faz um tocante retorno às serestas, ao mesmo tempo em que cita Caymmi num dos mais belos momentos do álbum. “Mentiras de verdade”, da dupla Bosco-Blanc, é, por sua vez, um samba-canção de corte tradicional que parece apontar para Tito Madi, com seus sambas de harmonização moderna que tanto influenciaram a bossa nova. Também a letra de Aldir Blanc tem a elegância densa e a desilusão melancólica de “Chove lá fora” ou “Cansei de ilusões”. Mas a atmosfera não estaria completa sem o baixo de Jorge Helder, a guitarra de Ricardo Silveira, a bateria de Jurim Moreira e o violão de João Bosco.

Citação mais explícita talvez, tem lugar em “Jimbo no jazz”, espetacular parceria com Ney Lopes. O homenageado, Ray Charles, é lembrado nos vocais que abrem a canção, mas também no violão rítmico e na harmonia jazzística. Se a referência parece surpreendente, faz-se necessário ouvir, entre outras, “Bate um balaio ou Rockson do Pandeiro”, de Gagabirô (1984) ou Cabeça de nego (1986). Este último, sem dúvida, um dos discos mais experimentais da música brasileira, no qual emerge uma África inventada pela colagem de funk, samba, jazz, blue, umbanda, choro e rock and roll, com especiais referências a Bill Haley e seu “Rock around the clock”. Aqui, em “Jimbo no jazz”, soam clássicos de Ray Charles como “I got a woman”, “Don’t set me free” ou “What’d I say”. A lição – a mesma das canções de Cabeça de nego – é ainda mais clara que a homenagem: “o jazz o samba e a milonga e o tango e candombe/ E a rumba e o mambo, tudo é lá do Congo”. O tributo maior é prestado, nessa declaração de universalidade da música negra, traduzida, digamos assim, na própria letra percussiva dessa canção que é praticamente um trava-língua, cheia de humor e balanço: “então, o samango, mondrongo, mubungo, piongo/ largou da rezinga e caiu no fandango”. Na historieta narrada pela canção, o personagem síntese de tudo só poderia ser um músico, Jimbo, o trombonista a quem cabe mostrar com a própria música que o jongo é um jazz, ou ainda, que tudo é África. A presença africana é mais marcante porém, na deliciosa “Tanajura”, pelo ritmo, mas também pela guitarrada afro, miúda e dançante dos violões de João e Ricardo Silveira em feliz aliança com a percussão sutil mas expressiva de Robertinho Silva e Armando Marçal.

A conversa jazzística prossegue com a balada “Plural singular”, intimista, coltraneana, quando, mais uma vez, o quarteto formado por Jurim Moreira, Jorge Helder, Ricardo Silveira e João Bosco alcançam uma sonoridade sofisticada e quente, destacando-se um belíssimo improviso jazzístico. O belo samba de Serafim Adriano, “Ingenuidade”, não deixa de ser uma sutil homenagem a Clementina de Jesus, referência absoluta de João Bosco, já que a canção foi gravada por ela no disco Clementina de Jesus (1976), com participação de Carlos Cachaça, onde ela também canta “Incompatibilidade de gênios”, de Bosco e Blanc. Na gravação de Não vou pro céu... canto e violão, aqui, sublinham o lirismo, o colorido suave e a simplicidade sofisticada do samba de Serafim Adriano (uma leitura oposta, portanto, à de Caetano em Zie e Zii, tão cerebral quanto sinuosa e áspera).

O despojamento de “Ingenuidade” tem seu contraponto imediato em “Alma barroca”, trabalhada, densa, espinhosa, com canto e violão excitados e bem desenhados em curvas ascendentes. Ao encerrar o álbum, “Sonho de caramujo”, parceria com Aldir Blanc, funciona como uma espécie de profissão de fé: um rito que sinaliza claramente uma orientação, que atesta um desejo e um compromisso. A brevidade da letra contraria o que se espera do formato samba-enredo, assim como a afirmação de uma intimidade, de quase um fechamento – “eu moro dentro da casca do meu violão” –, contradiz a tendência coletivista do gênero. A extroversão do canto, num registro altíssimo, parece levar ao paroxismo a interpretação dos cantores de escolas-de-samba, enquanto a escolha do acompanhamento – dois violões apenas – outra vez quebra a expectativa da óbvia presença de uma percussão, aqui reduzida a poucas batidas na madeira do violão, gesto com o qual o instrumentista “caramujo” assevera o valor e a totalidade de sua casa-casca. Mas se a letra, invertendo os sinais do samba-enredo tradicional, narra uma história pessoal, em primeira pessoa, lá está, no entanto, a paisagem exótica, bem ao gosto dos carnavalescos: “E eu andando de elefante em Bombaim”.

Paisagem inventada, fruto da imaginação, pode-se dizer, portanto, que este samba é uma exaltação do livro e da leitura, que dialoga em registro popular com um clássico de Castro Alves, “O livro e a América” (“Bendito o que semeia/ Livros... livros à mão cheia.../ E manda o povo pensar!/ O livro caindo n’alma/ É germe — que faz a palma,/É chuva — que faz o mar (…)”. Livro e violão se equivalem, são moradas essenciais, intestinas, sim, mas que abastecem a fantasia e alargam horizontes de tempo e espaço. Assim, na concha do violão de João Bosco parece ecoar a história do samba, da música brasileira, da música negra norte-americana, caribenha, as músicas anônimas das velhas Gerais e da Cidade do Salvador, mas também os Beatles e, por fim, toda a obra musical do próprio Bosco com seus parceiros, cabendo destacar, sem dúvida, este magnífico Aldir Blanc, e a certeza de um novo grande letrista: Francisco Bosco. Tudo se dobra e se confunde numa espiral – outra vez, o barroco – com voltas e giros onde sombra e luz dão corpo e alma a canções que reafirmam a vida e expulsam a morte para muito longe.

DVD João Bosco Ao Vivo - Obrigado, gente!

No ano de 2006, João Bosco completou 60 anos. São mais de trinta anos de carreira, desde o início orientada por um imperativo estritamente artístico, passando ao largo de oportunismos, modismos e afins. A ética musical de João Bosco sempre teve uma única lei, parágrafo único: a invenção. Seu compromisso com a canção popular é marcado pela firmeza de uma obra que atravessa décadas preocupando-se fundamentalmente com o próprio fazer da canção: melodia, ritmo, harmonia, letra, canto - a grande tradição da canção popular brasileira.

A importância histórica da data foi comemorada de forma inédita: com a gravação do primeiro DVD de João Bosco. O repertório de João Bosco Ao Vivo – Obrigado, gente!, é composto por alguns de seus memoráveis clássicos (os sambas da década de 70, a incontornável parceria com Aldir Blanc, os sucessos românticos dos anos 80/90, como “Memória da Pele”, “Desenho de Giz”, “Papel Maché”, etc.), todos em arranjos depurados através dos muitos anos de intimidade com as canções.

O público de João Bosco sabe que sua mineirice é restrita ao âmbito particular, pois ele é, definitivamente, um artista de palco, um artista cuja obra cresce no palco. Assim, João devia esse DVD àqueles que o têm acompanhado ao longo de sua carreira, bem como aos novos admiradores, para que todos tenham registrada a excelência de sua performance. Com participações especiais de Djavan, Guinga, Hamilton de Hollanda e Yamandu Costa, o DVD (uma co-produção do selo MP,B, da gravadora Universal e do Canal Brasil) foi gravado nos dias 15 e 16 de fevereiro no novo teatro do Ibirapuera, em São Paulo. Simultaneamente ao DVD, o projeto também chega às lojas no formato CD, contendo 16 faixas.

A formação com naipe de metais (além do quinteto de base formado por baixo, bateria, guitarra, percussão e o violão de João Bosco) revela-se uma escolha acertada, tanto nos sambas sincopados, como “Incompatibilidade de Gênios”, “Linha de Passe” e “Coisa Feita”, quanto nas baladas, como “Jade”, “Quando o Amor Acontece” e “Papel Maché”. Perpassa quase todos os arranjos um equilíbrio entre a forma canção e uma inventiva elaboração instrumental cujos caminhos surpreendentes nunca põem em risco a simplicidade essencial da canção. Ouça-se, a
este respeito, faixas como “O Ronco da Cuíca”, “Odilê, Odilá”, ou o pot-pourri “Quilombo / Tiro de Misericórdia”. A propósito desse último, o arranjo, marcado por uma guitarra que procede por estocadas e a bateria explosiva de Kiko Freitas, revela com ainda maior expressividade a violência urbana brasileira em sua encruzilhada de raças, religiões e processos históricos.

São ainda notáveis as participações, especialíssimas, dos artistas convidados. Tocando publicamente com João Bosco pela primeira vez, Guinga comenta ao violão, elegantemente, a bela canção “Saída de Emergência”. Yamandu Costa traz seu virtuosismo impetuoso para o samba-choro “Benzetacil”, combinando humor, malícia e invenção num samba buliçoso daqueles em que se pode ler a alma brasileira. O também virtuose Hamilton de Hollanda empresta seu bandolim para o clássico “Linha de Passe”, num jogo de cordas que mais parece um Fla-Flu dos áureos tempos: jogo aberto, placar elástico, artilheiros se consagrando. Finalmente, Djavan canta, com a maestria habitual, “Corsário”, em encontro emocionante com João Bosco.

Pelo ineditismo dos arranjos, pela excelência das canções, pela performance dos músicos e do compositor, pela abrangência de seu universo musical, pelo retrato da cultura brasileira, este trabalho deve ser considerado uma obra de referência, para os amigos novos e antigos de seu cancioneiro, na trajetória musical de João Bosco.


Trajetória de Melquíades

Natural da região do Cariri, mais precisamente de Juazeiro do Norte, os primeiros contatos com a música se deram de maneira intuitiva até que se concretizasse sua entrada no Conservatório Pernambucano de Música, bem como no Centro de Educação Musical de Olinda, concomitantemente, nas cidades de Recife e Olinda, onde teve contato com bases teóricas para então formatar de maneira mais sólida sua música.

Melquíades é nome conhecido no rol de músicos que primam por qualidade musical, seja essa demonstrada através do instrumento, seja pela qualidade do repertório que despeja para os que vão lhe ouvir ou ainda, na sua maneira leve de cantar suas músicas e de interpretar clássicos da MPB.

Na cidade de Fortaleza participou de vários projetos musicais percorrendo os mais variados pólos de cultura, e centros culturais. Dentre estes, de grande efeito e suporte, vale salientar: um dos mais antigos o Aerocanta realizado a alguns anos atrás com as participações dos mais variados músicos do cenário de Fortaleza, tais como: Isaac Cândido, Paulo Façanha, Aparecida Silvino entre outros.

Suas mais recentes participações em projetos musicais vinculados à administração do município foram no Mercado dos Pinhões na “Quinta Cultural”, antes disso no projeto “Retratos do Vento” por advento do lançamento do CD do arquiteto e compositor Silvio Barreiras, com participações de Siriba Soares, Lúcio Ricardo, Isaac Cândido, Chico Pio, entre outros. E, ainda na edição desse mesmo projeto, em Outubro de 2007, com o show “Ares de Novo” interpretando canções próprias.

No Centro Cultural Banco do Nordeste prestou tributo a Chico Buarque, e fez outras duas apresentações dos seus CD’s: “Um olhar sobre tudo” e “Ares de Novo”. O seu baú de canções vem sendo disponibilizado na internet através dos meios disponíveis (blogs, you tube... etc) para maior divulgação.

Melquíades traz em seu baú de canções um apanhado de tudo que sua alma de curioso lhe causa necessidade, e com isso, formata, à seu modo, a música que apresenta para seus ouvintes.


Serviço: Projeto BNB Clube de Cultura

Show – João Bosco e apresentação do cantor cearense Melquíades

Local – BNB Clube de Fortaleza – Avenida Santos Dumont, 3646, Aldeota

Data - 27 de março de 2010 - Sábado

Horário - 21 horas

Ingressos Limitados: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia/sócio)

Antecipados até 25 de março de 2010: R$ 40 e R$ 20

Informações: 4006.7200 e 4006.7203



Parabéns à Associação Recreativa de Solonópole

Isabel Cristina Lima Viera - Email.

"Parabéns Solonópole! Parabéns à Associação Recreativa de Solonópole (ARS) que nesse dia 24 de março de 2010 representada pelo seu Presidente Carlos Ivan Pinheiro, a Coordenadora Maria da Conceição S. Dantas e Ana Clébia estiveram em Brasília recebendo das mãos do presidente Lula na 3ª Edição do Prêmio ODM o troféu que premia iniciativas aceitas como desafios na sociedade.
Acesse o Portal ODM, para saber mais e procure conhecer o trabalho dessa ONG que muito tem feito pela comunidade mais carente de Solonópole.

Coordenação do Prêmio ODM Brasil, composta pela Secretaria-geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, divulgou as 20 práticas de prefeituras e organizações da sociedade civil reconhecidas pela 3.ª edição do Prêmio ODM Brasil.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Pe. Fábio de Melo Bate Roberto Carlos na Vendagem de CDs em 2009

Postado em 26 de março de 2010 por Vanderlúcio Souza

Sacerdote Católico foi o que mais vendeu CDs em 2009

Pe. Fábio de Melo foi o artista que mais vendeu CDs no ano de 2009. Bateu outros cantores como Zezé di Camargo e Luciano, Roberto Carlos e a estrela internaiconal Beyoncê. No Top20 dos mais vendidos apresentado pela ABPD o sacerdote tem nada menos que 4 álbuns na lista.
Confira a lista:
1 – Padre Fábio de Melo – “Iluminar”
2 –Zezé Di Camargo e Luciano – “Zezé Di Camargo e Luciano”
3 – Beyoncé – “I am… Sasha Fierce”
4 – Roberto Carlos – “Elas cantam Roberto Carlos”
5 –Vários – “Promessas”
6 – Padre Fábio de Melo – “Eu e o tempo ao vivo”
7 – Victor & Léo – “Borboletas”
8 – Padre Fábio de Melo – “Vida”
9 – Victor & Léo – “Victor & Léo ao vivo em Uberlândia”
10 – Victor & Léo – “Victor & Léo ao vive em cores”
11 – Bruno & Marrone – “De volta aos bares”
12 – Vários – “Paraíso – Trilha sonora nacional”
13 – Aline Barros – “Deus do impossível”
14 – Padre Fábio de Melo – “Padre Fábio de Melo”
15 – Zezé Di Camargo e Luciano – “Duas horas de sucesso – Ao vivo”
16 – Simply Red – “Collection”
17 – U2 – “No line on the horizon”
18 – Vários – “Pop it, rock it”
19 – Michael Jackson – “Thriller”
20 – Victor & Léo – “Victor & Léo ao vivo”
A música católica tomou um novo impulso nos últimos anos graças a efervência de compositores e cantores ligados à RCC (Renovação Carismática Católica) e Novas Comunidades dos quais Pe. Fábio interpreta diversas canções.
A cantora protestante Aline Barros figura em décimo terceiro lugar na lista entre os álbus Paraíso (coletânea de músicas nacionais) e Pe. Fábio de Melo.
Assista ao vídeo de Pe. Fábio de Melo interpretando a canção Abraço eterno, de autoria de Nicodemos Costa da Comunidade Católica Shalom.


Professores do BR-ALFA são capacitados

Aconteceu entre os dias 23 e 25 deste, nas dependências do Laboratório de Informática da Escola Anibal R. Pinheiro, a primeira formação de 2010 com as professoras do Programa Brasil Alfabetizado - PBF, contando com a presença 21 professores que formarão turmas de alfabetizandos atingindo diversas comunidades e cerca de 220 cidadãos solonopolenses.

A equipe que foi responsável pela formação, Gorette Pinto, Ana Paula Silva, Aila Maria e as coordenadoras do PBA-Solonópole Maria Bonfim e Glícia Ferreira, avaliaram como "muito bom" o resultado destes três dias de estudo e oficinas onde cada professor-alfabetizador usou de seu expediente de aprediz passando a ser multiplicador do conhecimento.


Confira FOTOS, em breve.


Fonte: Secretaria da Educação
Colaboração: Kênis Silva
Imagens: Antônio Elânio

Contate-nos: Fone/fax: (88) 31518 - 1438
E-mail: sec.sol.ce@hotmail.com kenispsilva@gmail.com

quinta-feira, 25 de março de 2010

Representantes da ARS de Solonópole estiveram em Brasília recebendo das mãos do presidente Lula na 3ª Edição do Prêmio ODM o troféu

No dia 24 de março de 2010 representantes da Associação Recreativa de Solonópole - ARS representada pelo seu Presidente Carlos Ivan Pinheiro, a Coordenadora Maria da Conceição Souza Dantas e Ana Clébia estiveram em Brasília recebendo das mãos do presidente Lula na 3ª Edição do Prêmio ODM o troféu que premia iniciativas aceitas como desafios na sociedade.

Acesse o Portal ODM, para saber mais e procure conhecer o trabalho dessa ONG que muito tem feito pela comunidade mais carente de Solonópole.

Coordenação do Prêmio ODM Brasil, composta pela Secretaria-geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, divulgou as 20 práticas de prefeituras e organizações da sociedade civil reconhecidas pela 3.ª edição do Prêmio ODM Brasil.

Site: http://www.portalodm.com.br

O Blog Solonopole com exclusividade teve acesso as fotos da solenidade.

Maiores informações: ARS 0xx88-3518-1178.





























































































4ª Conferência Estadual das Cidades teve o lema

“Cidades para todos e todas com gestão democrática e controle social”.












Foram aprovadas oito propostas:

1 • Criar e constituir os Conselhos Municipais e os Estaduais das Cidades, com caráter formulativo, propositivo, deliberativo, consultivo e fiscalizador, envolvendo os diversos segmentos da sociedade, com composição similar ao do Conselho Nacional das Cidades. Estabelecendo prazo de 120 dias para criação e implementação dos mesmos, a partir da IV Conferência Nacional.

2 • Promover a capacitação, de forma contínua, dos Gestores, Técnicos e Conselheiros Municipais e Estaduais das Cidades, através de parcerias entre os 03 níveis de governo.

3 • Rever a delimitação Urbano X Rural, reconhecendo particularidades das áreas rurais e reconhecer as áreas agricultáveis, inseridas na Zona Urbana, tratando-as de forma específica, garantindo o seu uso para a agricultura urbana.

4 • Elaborar e garantir no Plano Municipal de Regularização Fundiária, com destaque para a definição de ZEIS, com disponibilização de terrenos para fins de moradias destinadas às famílias de baixa renda.

5 • Criar o Plano Integrado Participativo de Mobilidade e Acessibilidade das Regiões Metropolitanas e interioranas, assegurando o direito à acessibilidade como parte fundamental do direito constitucional de ir e vir e dos demais direitos de todas as pessoas, inclusive as com deficiência e/ou mobilidade reduzida, bem como elemento a ser considerado e atendido em todos os setores e políticas (transporte, educação, saúde...). E ainda, garantir mecanismos de financiamento da política urbana de mobilidade e acessibilidade, conforme legislação vigente e normas que tratem do tema, com destinação e rubricas claras nas peças orçamentárias nas esferas públicas, bem como a criação de fundos relativos a essas políticas.

6 • Garantir a destinação de recursos federais e estaduais para melhoria e ampliação do saneamento ambiental dos municípios com menos de 40 mil habitantes, com elaboração do Plano de Saneamento Municipal.

7 • Estender o PAC, o MCMV e demais programas pertinentes, à zona rural visando alavancar o desenvolvimento de áreas em desvantagem, substituindo casas de taipas por casas de alvenaria, financiando a construção e/ou reforma de sedes de associações e/ou salões comunitários que tenham terrenos próprios, e que tenham no mínimo 05 anos de funcionamento e comprovada atuação junto à comunidade.

8 • Desenvolver políticas públicas de planejamento permanente que atendam as necessidades de comunidades rurais e do interior, visando alavancar o desenvolvimento dessas regiões, focando o fortalecimento da agricultura familiar em detrimento do êxodo rural e crescimento desordenado dos núcleos urbanos.












Os participantes da 4ª Conferência Estadual das Cidades elegeram, na plenária final do evento, os 68 nomes que representarão o Ceará na Conferência Nacional, que acontece em Brasília, de 19 a 22 de junho. Entre eles foi eleito representante a Federação das Entidades Comunitárias de Solonópole Sr. Leonardo Pinheiro.

Representante de Solonópole é convidado a participar do lançamento da candidatura de José Serra do PSDB

O ex-vereador do Município de Solonópole, no Sertão Central do Estado do Ceará, José Valrinete Pinheiro foi convidado a participar do evento em Brasilia no lançamento da candidatura da coligação do PSDB, DEMOCRATAS e PPS a Presidência da Republica que contará com mais de dois mil representantes dos respectivos partidos.

Ao final do evento será divulgado um documento conjunto onde será colocado a diretriz dos partidos.

Data: 10 de abril de 2010, Sábado
Horário: 09h às 13h
Local: Centro de Eventos Brasil 21, Brasilia-DF.
Endereço: SHS Quadra 06, lote 01, Conjunto A Bloco B.
Telefone: (61) 3424-0575 ou encontronacional@psdb.org.br

PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira
Av. L2 Sul, Quadra 607, Ed. Metrópolis, Cob. 02, Brasília, DF 70.200-670
Telefone (61) 3424-0545
tucano@psdb.org.br

Atividades de educação em alimentação e nutrição em março de 2010

Professora Elaine e Dra. Cecília
Alunos da Escola Fenelon
Professora Marta e Dra. Cecília

No dia 31 de março comemora-se o Dia Nacional da Nutrição, em celebração desta data foram feitas algumas palestras e oficinas com atividades lúdicas na Escola de Ensino Fundamental Jose Oster Machado as turmas das Professoras Elaine (8ª B e C tarde) no dia 16, no Auditório da Escola a palestra teve como tema Sistema Digestório, estavam presentes cinqüenta e um (51) alunos. Foi apresentada a importância de uma alimentação saudável para o bom funcionamento do nosso Sistema Digestório e como agir em problemas comuns como má digestão, intestino preso, etc. As turmas foram muito participativas com dúvidas e perguntas e ao final foram distribuídas tarefas sobre o tema em forma de palavras cruzadas e caça-palavras; Marta Rosélia (8ª manhã) no dia 18, no Auditório da Escola a palestra teve como tema os alimentos e nutrientes e foi feita uma apresentação em powerpoint sobre alimentos, atividade física e câncer, estavam presentes trinta e dois (32) alunos e duas estagiárias. Ao final foram distribuídas atividades com o tema alimentação saudável, para colorir e preencher; E Escola Estadual de Ensino Médio Fenelon Rodrigues Pinheiro a turma da Professora Elaine (1º ano manhã) no dia 22, no Laboratório de Informática da escola a palestra teve como tema o Índice de Massa Corporal (IMC) e sua implicação para saúde, foram feitos alguns exemplos práticos com os próprios alunos, avaliando e classificando o IMC de acordo com a idade; ainda foi discutido sobre gravidez na adolescência e suas conseqüências para saúde da jovem e do bebê, o uso de bebidas alcoólicas por jovens e seus efeitos deletérios para o organismo. Estavam presentes trinta (30) alunos. Por Dra. Cecília Moreira Lobo - Nutricionista de Solonópole


quarta-feira, 24 de março de 2010

Mais cinco municípios implantarão o Programa de Regularização Fundiária

Mucambo, Campos Sales, Salitre, Tejuçuoca e Solonópole serão os próximos municípios a debaterem e implantarem o Programa de Cadastro Georreferenciado e Regularização Fundiária, a partir da realização das audiências púbicas, que serão realizadas nas sedes daqueles municípios. O objetivo é divulgar o programa com a comunidade local, mostrando sua importância e tirando as dúvidas.

O cronograma é o seguinte: dia 25/03, Mucambo; dia 30/03, Campo Sales e Salitre; dia 01/04, Tejuçuoca; e dia 06/04, Solonópole. As audiências serão realizadas nas Câmaras de Vereadores das respectivas cidades, às 9 horas. Em Salitre será às 16 horas.

Este ano já foram realizadas 12 audiências públicas em igual número de municípios. O investimento do é de R$ 40 milhões, sendo 50% do Governo do Ceará e 50% do Governo Federal, e beneficiará 182 municípios.

Mucambo tem uma área de 19.050 hectares, com estimativa de cadastrar 875 imóveis rurais, emitir 525 títulos de posse e beneficiar 603 famílias. Campos Sales tem uma área de 122.680 hectares, com previsão de cadastrar 2.378 imoveis, emitir 1.427 títulos, beneficiando 1.641 famílias. A área de Salitre é de 116.192 hectares, com expectativa de cadastrar 2.336 imóveis, emitir 1.401 títulos e beneficiar 1.6111 famílias. Tejuçuoca tem uma área de 70.942 hectares, com projeção de cadastrar 524 imóveis, emitir 315 títulos e beneficiar 362 famílias. Solonópole tem uma área de tem uma área de 153.840 hectares, podendo cadastrar 2.708 imóveis, emitir 1.625 títulos e beneficiar 1.868 famílias.

As audiências têm as presenças de representações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Idace, Incra, Prefeituras, Câmaras de Vereadores, sindicatos rural e patronal, donos de cartórios, e demais segmentos e lideranças dos municípios.

O programa é desenvolvido pelo Idace, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Incra. O programa abrangerá uma área de 12.816.704 hectares, com previsão de cadastrar 220 mil imóveis rurais, emitir 135 mil títulos de posse (propriedade) e beneficiar 253 mil famílias. No ano passado o Idace realizou o cadastro georreferenciado de 34.746 imóveis rurais, a concessão de 21.047 títulos de propriedade, beneficiando 24.204 famílias, em 18 municípios.

Assessoria de Imprensa do Idace:

Augusto Brandão – 85 3101.2473

Fonte: Governo do Ceará.

terça-feira, 23 de março de 2010

Ações da Secretaria de Saúde de Solonópole no 1º trimestre de 2010

Seminários dos Consórcios Públicos realizado pelo Governo do
Estado do Ceará em 8 e 9 de março de 2010, em Fortaleza,
para o fortalecimento da saúde pública e garantir o acesso
da população as consultas e exames especializados
No Seminário de Consórcios Públicos participaram a secretária
de saúde Margarete Pinheiro e o coordenador da atenção básica
de saúde Wellington Vidal
Reunião dos Agentes Comunitários de Saúde dia 04 de março
com participação da marçonaria de Solonópole abordando
o assunto da doação de sangue através do FUJISAN
Webster e Dr. Guedes relatam o planejamento das ações de doação de sangue humano na cidade em 04 de março de 2010 Os agentes comunitários de saúde também foram orientados quanto a vacinação contra a influenza do H1N1 a se realizar em Solonópole no decorrer do período de março a maio Dra. Greciely apresenta sobre as doenças sexualmente transmissíveis aos agentes comunitários de saúde recém-contratados
O PROJETO SAÚDE NO QUARTEIRÃO teve continuidade
com a conclusão da etapa do bairro da SANTA TEREZA.
A SECRETARIA DE SAÚDE DE SOLONÓPOLE tem trabalhado com afinco e dedicação à causa da saúde pública de qualidade, dando continuidade as estratégias e ações iniciadas no ano anterior, e com implementação neste primeiro trimestre de 2010.
Além da reforma de unidade básicas de saúde e do hospital municipal, há a aquisição de equipamentos, a manutenção, a contratação de pessoal para complementar as equipes de saúde da família, a elaboração do Plano de Ação da Vigilância à Saúde - PAVS, do Pacto Pela Saúde - SISPACTO e do Termo de Compromisso de Gestão.
Outro importante fator a destacar é o processo de educação continuada realizado com os agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias, garantindo o maior conhecimento dos temas de interesse da saúde coletiva.