segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Solonopole atuando na Semana Mundial dos DIABETES

A Semana Mundial do Diabetes, com programação de 14 a 21 de novembro, será marcada no Ceará por ações educativas sobre nutrição, atividade física, verificação de pressão arterial, aplicação do escore de findrisk (avalia o risco de adoecer nos 10 anos seguintes), aplicação de vacinas e orientações sobre a prevenção do tabagismo. O tema do Dia Mundial do Diabetes para o período de 2009-2013 é ¨Diabetes: educar para prevenir¨.

Em Solonópole, a programação envolve atividades ambulatoriais, de educação em saúde (voltada para sensibilizar a população), educação continuada (atualização dos profissionais de saúde) e procedimentos ambulatoriais. Na segunda-feira, dia 16, será apresentado no Jornal do Meio Dia, apresentado por J. Silva na Rádio FM Sol, algumas considerações sobre a diabetes pelo enfermeiro e coordenador da Atenção Básica de Saúde Dr. Wellington Vidal. No dia 17, terça-feira, está prevista palestras nas escolas municipais, na quarta-feira dia 18, a ESF SEDE IV vai realizar, juntamente com o INCRA, palestras no ASSENTAMENTO DO ENCANTO, na quinta-feira, dia 19, será realizado as ações de educação e verificação da glicemia capilar através das visitas domiciliares realizadas no SAÚDE NO QUARTEIRÃO no Bairro da Santa Teresa. Na sexta-feira, dia 20, será realizado palestra na Radio FM Sol, desta feita, no Programa do Joel Morais. No dia 21, haverá um seminário no Centro de Saúde Dr. Francisco Ozanan Campos Monteiro, com a participação de profissionais da saúde e pacientes em tratamento através da REDE TELESSAÚDE DO CEARÁ.

É importante acrescentar que no dia 18 de novembro tem inicio no Centro de Convenções de Fortaleza o XVII Congresso Brasileiro de Diabetes, que acontece até o dia 21 e que a Secretaria da Saúde de Solonópole está enviando a enfermeira Dra. Anathianne Uchoa para participar deste evento com o compromisso de multiplicadora das informações.

O diabetes é uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas. Estima-se que metade das pessoas com diabetes desconheça a própria condição. O diabetes tipo 1 ainda não pode ser prevenido. Acredita-se que sejam fatores ambientais os desencadeantes do processo que pode resultar na destruição das células produtoras de insulina. Isso ainda está sendo estudado cientificamente.

O diabetes tipo 2 pode ser prevenido em muitos casos, bastando manter um peso saudável e um corpo fisicamente ativo. Além de garantir o bem estar dos pacientes, a prevenção do diabetes também evitará uma sobrecarga nos sistemas de saúde. Pessoas com diabetes tipo 2 têm o dobro de chances de sofrer um ataque cardíaco. Pacientes de alto risco podem ser facilmente identificados através de um simples questionário. Há evidências concretas que manter um peso saudável e praticar atividade física moderadamente pode ajudar a prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Houve um grande crescimento no número de casos de diabetes tipo 2 em todo o mundo. Em 1985, era estimado haver 30 milhões de pessoas com diabetes. Em 1995, esse número já ultrapassava os 150 milhões. De acordo com as estatísticas da IDF (International Diabetes Federation), atualmente o número já supera os 250 milhões.

No Brasil, a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde trabalhando com o número de 11 milhões de pessoas com diabetes, a partir de estudo de rastreamento de diabetes e hipertensão realizado em 2001. O MS usa uma prevalência de 11% para pessoas acima de 40 anos. De acordo com o Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Vigitel 2007), a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa 6.399.187 de pessoas que confirmaram ser portadoras da doença. A prevalência aumenta com a idade. Segundo o Ministério da Saúde, o diabetes atinge 18, 6% da população com idade superior a 65 anos.

(Este artigo contém trechos publicados no site da SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário