sexta-feira, 29 de maio de 2009

Vitória do povo nordestino


Não é ilusão é realidade. Voltaram atrás da trágica decisão global. A notícia que a TV Diário retornará ao satélite, e será novamente alcançado pela imensidão do Brasil é uma vitória da democracia. É um dia para ser comemorado não apenas pelos os cearenses ou nordestinos, mas todo o mundo dos meios de comunicações do Brasil.

O retorno desejado por milhares ou milhões de brasileiros significa um avanço fundamental nas mídias tradicionais. O Brasil deve no mínimo ter uma emissora de TV em cada região do Brasil que transmita via satélite para todo o país. A Rede Globo do Rio tinha calado a única voz fora do eixo Rio-São Paulo capaz de atrair um público tão grande quanto o registrado pelas suas emissoras.

A TV Diário volta fortalecida. As manifestações (abafadas pelos meios de comunicações tradicionais) por todo o Brasil mostraram o seu real potencial, a sua importância para os brasileiros. Surpreendeu todo mundo, até mesmo os seus proprietários. O ato da Rede Globo foi um tiro na cabeça, jamais iria ser sustentado pela nação nordestina. Mais um erro irreparável para biografia podre da Rede Globo.

Outro fato interessante do caso da TV Diário foi medir a importância da Internet. Foi através deste veículo que os telespectadores mostraram todo seu repúdio e pediram a volta da TV do Nordeste. No começo do ocorrido (na quarta-feira de cinzas – dia em que o sinal foi cortado das parabólicas) a imprensa cearense se omitiu covardemente a falar da notícia que teria atingido milhares de brasileiros. Se não fosse os Blogs e a manifestação voluntária de milhares de Internautas o caso da TV Diário teria passado batido na imprensa. Se não fosse a organização dos telespectadores fazendo comunidades no Orkut, salas de pate-papo sobre o caso, e indo atrás da notícia sobre o caso da TV Diário talvez está notícia de hoje do retorno monumental da TV cearense não podesse jamais ser publicada. As diversas manifestações de certa forma sensibilizaram as pessoas envolvidas diretamente no caso da TV Diário (funcionários, proprietários, e até mesmo os ditadores que deram a ordem para silenciar a TV cearense).


Ganha o Brasil, ganha o povo do Nordeste, ganha os anunciantes, ganha os funcionários da TV, ganha os donos da TV, ganha a democracia brasileira, perde a ditadora Rede Globo em várias facetas já que além de ter ficado com sua imagem arranhada no Nordeste ainda vai ter que engolir a perda de sua audiência para a TV Diário. Ache bom ou ache ruim, vencemos a toda poderosa, é isto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário